Logo Passei Direto
Buscar
Considerando as imagens e sua descrição acima, avalie as afirmacoes a seguir.
I. Nas pinturas do Barroco e do Rococó mineiros, a visão estética é secundária, uma vez que tinham um uso mais didático das imagens para instrução do povo.
II. No centro da portada, esculpida em pedra-sabão, veem-se as cinco chagas de cristo e os três cravos que identificam a irmandade do Bom Jesus de Matosinhos, proprietária da igreja.
III. A decoração interna do Santuário de Congonhas é uma joia do Rococó mineiro, comparável à Igreja de São Francisco em Ouro Preto, ambas projetadas e executadas por Aleijadinho.
Está correto o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) I, apenas.
C) II, apenas.
D) I, II e III.
E) II e III, apenas.

A) I e II, apenas.
B) I, apenas.
C) II, apenas.
D) I, II e III.
E) II e III, apenas.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada afirmativa: I. Nas pinturas do Barroco e do Rococó mineiros, a visão estética é secundária, uma vez que tinham um uso mais didático das imagens para instrução do povo. Falso, a visão estética era fundamental nas pinturas do Barroco e do Rococó mineiros, sendo utilizada para transmitir mensagens religiosas de forma impactante e emocional, além de demonstrar o poder e a riqueza da Igreja Católica. II. No centro da portada, esculpida em pedra-sabão, veem-se as cinco chagas de cristo e os três cravos que identificam a irmandade do Bom Jesus de Matosinhos, proprietária da igreja. Verdadeiro, essa descrição está correta e corresponde às características da arte barroca mineira, com elementos simbólicos e religiosos presentes nas esculturas. III. A decoração interna do Santuário de Congonhas é uma joia do Rococó mineiro, comparável à Igreja de São Francisco em Ouro Preto, ambas projetadas e executadas por Aleijadinho. Falso, a decoração interna do Santuário de Congonhas é um exemplo do Barroco mineiro, não do Rococó. Aleijadinho foi um importante artista do Barroco, não do Rococó. Portanto, a única afirmativa correta é a II. Sendo assim, a alternativa correta é: C) II, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Diante da imagem e em relação às repercussões do Renascimento na arte e na arquitetura, julgue as afirmações a seguir.
I. O Renascimento, como herdeiro do Barroco, valorizava a ornamentação superficial nas artes, como as estátuas e cornijas da igreja de Andrea Palladio.
II. A Razão, privilegiada pelos filósofos do Renascimento, repercutia também na arquitetura, como na simetria observada na igreja veneziana de Palladio.
III. As artes e a arquitetura do Renascimento privilegiavam a proporção e o ordenamento, como podemos observar nos ritmos da igreja de San Giorgio.
IV. Como um estilo influenciado pelo antecessor Gótico, o Renascimento privilegiava a verticalidade, enfatizada pela colunata da igreja de Andre Palladio
V. As artes e a arquitetura renascentistas eram influenciadas pelo repertório estético da Antiguidade, particularmente da Greco-Romana, como na imagem mostrada.
É correto apenas o que se afirma em

A) II, III e IV.
B) I, III e V.
C) II, III e V.
D) I, IV e V.
E) I, II e IV.

É correto o que se afirma em
A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C) As asserções I e II são proposições falsas.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Sobre as explicações que Lúcia deverá apresentar em seu seminário, julgue os itens a seguir.
I. A maquete de Lúcia deverá apresentar colunas de acordo com as 'ordens' arquitetônicas utilizadas por arquitetos renascentistas: dórica, jônica, coríntia, toscana e compósita.
II. O Renascimento, ao revalorizar autores da Antiguidade Clássica, utilizava o repertório arquitetônico greco-romano, e sua maquete deverá apresentar cornijas, molduras e capitéis.
III. Lúcia deve explicar que o Renascimento valorizava o pictórico e o cenográfico para expressar emoções, logo, sua maquete deverá apresentar tetos e paredes ricamente decorados.
É correto o que se afirma em
A) III, apenas.
B) I, apenas.
C) II e III, apenas.

A) III, apenas.
B) I, apenas.
C) II e III, apenas.

Em relação às características do Renascimento e do Barroco, julgue os itens a seguir.
I. Na Europa Renascentista, os artistas queriam explorar as leis da percepção visual e adquirir suficientes conhecimentos do corpo humano para incluí-lo em suas estátuas e pinturas, como os gregos e romanos haviam feito.
II. Filippo Brunelleschi foi um dos grandes artistas que iniciou a arquitetura da Renascença; a ele se deve a aplicação técnica da perspectiva, que dominou a arte dos séculos subsequentes. Na arte barroca, a perspectiva se agrega aos fortes contrastes de luzes e sombras, realçando os efeitos cenográficos de quadros, esculturas e obras arquitetônicas.
III. A arquitetura barroca é caracterizada pela complexidade na construção do espaço e pela busca de efeitos impactantes, exploração de efeitos dramáticos de cheios e vazios, formas côncavas e convexas, opondo-se ao classicismo e humanismo da arquitetura renascentista que considerava a simetria, a racionalização, a proporção e a gramática greco-romana.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) I, II e III.
C) III, apenas.
D) I e III, apenas.

A) II, apenas.
B) I, II e III.
C) III, apenas.
D) I e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina