15ª Questão. A febre maculosa brasileira é uma doença transmitida por um ectoparasita hematófago encontrado em animais de grande porte (bois e cavalos), cães, aves domésticas, roedores e, em especial, na capivara, o maior dos reservatórios naturais. É um problema de saúde pública, por acometer seres humanos e, em diversos casos, levar ao óbito. Seu vetor e o agente causador da doença são, respectivamente:
A) Carrapato-estrela Amblyomma cajennense e Rickettsia rickettsii. B) Carrapato Boophilus microplus e Plasmodium vivax. C) Carrapato Rhipicephalus sanguineus e Rickettsia rickettsii. D) Carrapato Amblyomma cajennense e Plasmodium vivax. E) Carrapato Boophilus microplus e Cryptococcus neoforms
8ª Questão. De acordo com o Ministério da Saúde ao que se refere à Doença de Chagas, assinale a alternativa correta:
A) Todos os casos da doença devem ser notificados ao sistema de saúde pública para que seja realizada investigação epidemiológica. Não devem ser notificados casos de reativação ou casos crônicos. B) A forma de transmissão da doença é exclusivamente pela ingestão de alimentos contaminados com Trypanosoma cruzi apresentando letalidade elevada. C) A forma digestiva da doença é considerada a principal causa de morte visto que ocasiona alterações ao longo do trato gástrico com importantes alterações da morfologia e motilidade do sistema. D) O diagnóstico da doença é basicamente clínico, baseia-se na sintomatologia do doente excluindo a necessidade de exames laboratoriais ou de imagem.
13ª Questão. Quanto à Febre Maculosa Brasileira, é CORRETO afirmar: A) No Brasil, o principal reservatório da Rickettsia rickettsii é o carrapato da espécie Amblyomma cajennense, sendo que, a partir de um carrapato infectado, outros podem tornar-se infectados por transmissão vertical (transovariana) e transmissão estádio-estádio (transestadial). B) A transmissão da febre maculosa pela forma adulta do carrapato é mais comum do que pelas formas de larva e ninfa. C) O diagnóstico laboratorial da febre maculosa pode ser feito apenas por reação de imunofluorescência indireta, por pesquisa direta da Rickettsia através de histopatologia e imunohistoquímica e por reação em cadeia da polimerase (PCR). D) Um caso de febre maculosa pode ser confirmado por imunofluorescência indireta em amostra única de sangue de paciente com qualquer título de IgG. A) No Brasil, o principal reservatório da Rickettsia rickettsii é o carrapato da espécie Amblyomma cajennense, sendo que, a partir de um carrapato infectado, outros podem tornar-se infectados por transmissão vertical (transovariana) e transmissão estádio-estádio (transestadial). B) A transmissão da febre maculosa pela forma adulta do carrapato é mais comum do que pelas formas de larva e ninfa. C) O diagnóstico laboratorial da febre maculosa pode ser feito apenas por reação de imunofluorescência indireta, por pesquisa direta da Rickettsia através de histopatologia e imunohistoquímica e por reação em cadeia da polimerase (PCR). D) Um caso de febre maculosa pode ser confirmado por imunofluorescência indireta em amostra única de sangue de paciente com qualquer título de IgG.