Logo Passei Direto
Buscar
Leia atentamente as afirmativas a seguir:
I. A EUGENIA pode ser definida como a ciência que trata daquelas agências sociais que influenciam, mental ou fisicamente, as qualidades raciais das futuras gerações.
ASSIM,
II. a eugenia não é condizente com as pretensões galtonianas de desenvolver uma ciência genuína sobre a hereditariedade humana que pudesse, por meio de instrumentação matemática e biológica, identificar os melhores membros – como se faz com cavalos, porcos, cães ou qualquer animal portador das melhores características – para então estimular sua reprodução.
A respeito das afirmativas apresentadas, conclui-se que:
A. I e II são verdadeiras, e a II a complementa a I.
B. I e II são falsas.
C. a I é verdadeira, e a II é falsa.
D. I e II são verdadeiras, mas a II não complementa a I.
E. a I é falsa, e a II verdadeira.
User badge image
PsiEstudando

ano passado

User badge image
PsiEstudando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as afirmativas: I. A EUGENIA pode ser definida como a ciência que trata daquelas agências sociais que influenciam, mental ou fisicamente, as qualidades raciais das futuras gerações. Essa afirmativa é verdadeira, pois a eugenia realmente se refere a práticas e teorias que buscam influenciar a hereditariedade e as características das gerações futuras. II. A eugenia não é condizente com as pretensões galtonianas de desenvolver uma ciência genuína sobre a hereditariedade humana que pudesse, por meio de instrumentação matemática e biológica, identificar os melhores membros – como se faz com cavalos, porcos, cães ou qualquer animal portador das melhores características – para então estimular sua reprodução. Essa afirmativa é falsa, pois a eugenia, de fato, se baseia nas ideias de Francis Galton sobre a hereditariedade e busca aplicar métodos científicos para promover a reprodução de indivíduos considerados "superiores". Agora, vamos às alternativas: A. I e II são verdadeiras, e a II a complementa a I. (FALSA) B. I e II são falsas. (FALSA) C. a I é verdadeira, e a II é falsa. (VERDADEIRA) D. I e II são verdadeiras, mas a II não complementa a I. (FALSA) E. a I é falsa, e a II verdadeira. (FALSA) Portanto, a alternativa correta é: C. a I é verdadeira, e a II é falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vou analisar as afirmativas: I. A eugenia pode ser definida como a ciência que trata das agências sociais que influenciam, mental ou fisicamente, as qualidades raciais das futuras gerações. II. A eugenia não é condizente com as pretensões galtonianas de desenvolver uma ciência genuína sobre a hereditariedade humana que pudesse, por meio de instrumentação matemática e biológica, identificar os melhores membros – como se faz com cavalos, porcos, cães ou qualquer animal portador das melhores características – para então estimular sua reprodução. Com base nas afirmativas apresentadas, concluo que a alternativa correta é: A. I e II são verdadeiras, e a II complementa a I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Pergunta 1
O trabalho de Galton a respeito da herança mental e das diferenças individuais da capacidade humana incorporou efetivamente o espírito da evolução da nova Psicologia. Antes dele, o fenômeno das diferenças individuais quase não era considerado um tema adequado para estudo. (SCHULTZ, D. P.; SCHULTZ, S. E.; História da Psicologia Moderna. São Paulo, Cultrix, 2002).
Sobre os trabalhos de Galton e sua importância para a Psicologia, considere as afirmativas a seguir:
I. Acreditava na herança mental. Para ele, filhos de uma pessoa famosa herdariam não apenas a sua genialidade, mas também sua forma específica, por exemplo: um cientista nasceria em uma família que já houvesse se destacado pela ciência.
II. O seu objetivo era o de testar a inteligência para selecionar homens e mulheres brilhantes com o propósito de incentivar o nascimento de indivíduos mais notáveis e desencorajar o nascimento dos inaptos.
III. Galton era a favor da Eugenia.
IV. A prioridade de seu trabalho foi o estudo dos processos inconscientes do pensamento.
V. Está incorreto somente o afirmado em
A. II e IV.
B. I e II.
C. III e IV.
D. IV.
E. I e III.
Quem se dedicou ao estudo do inconsciente foi Freud)

A. II e IV.
B. I e II.
C. III e IV.
D. IV.
E. I e III.

Pergunta 2
A proposta de Titchener pode ser resumida em afirmativas que assinalam os objetivos visados em seu trabalho.
A esse respeito, é correto afirmar que Titchener tinha a intenção de
I. reduzir os processos conscientes aos seus componentes fundamentais.
II. determinar as leis de associação desses elementos.
III. estudar os processos de síntese criativa ocorridos na associação dos elementos da consciência.
IV. relacionar os elementos da consciência às suas condições fisiológicas.
V. relacionar os processos conscientes aos fatores culturais que os determinam.
Está correto somente o afirmado em
A. I, II e III.
B. I, II e IV.
C. I, III e V.
D. II, III e IV.
E. II, III e V.
Quem relacionava os processos conscientes aos fatores culturais e estudava os processos de síntese criativa ocorridos na associação dos elementos da consciência era Wundt

A. I, II e III.
B. I, II e IV.
C. I, III e V.
D. II, III e IV.
E. II, III e V.

Pergunta 3
Enquanto permaneceu na Alemanha Titchener se manteve um ilustre discípulo de Wundt. Os historiadores da psicologia observam, contudo, que Titchener alterou aspectos importantes do sistema de Wundt, a partir do momento em que passou a desenvolver sua carreira acadêmica nos Estados Unidos.
Sobre as diferenças entre as abordagens desses dois estudiosos da Psicologia, considere as afirmativas a seguir:
I. Titchener se concentrava nos elementos ou conteúdos mentais, e em sua conexão mecânica a partir do processo de associação. Seu enfoque estava nos elementos propriamente ditos desses conteúdos.
II. Wundt, por outro lado, estava interessado no todo da experiência, por meio do conceito de apercepção, que consistia justamente no processo de organização dos elementos mentais.
III. Titchener considerava que a tarefa da psicologia era justamente a descoberta da natureza das experiências conscientes elementares, ou a determinação da estrutura da consciência mediante análise de suas partes componentes.
IV. Titchener estabeleceu apenas medidas quantitativas para o método da introspecção.
Está correto o afirmado em:
A. I, II e III.
B. IV, somente.
C. III e IV.
D. III, somente.
E. I e IV.
Titchener não se limitou apenas a medidas quantitativas. Ele acreditava que a introspecção poderia ser usada para investigar os elementos básicos da experiência consciente, como sensações, sentimentos e imagens mentais. Embora Titchener valorizasse a precisão e a objetividade na introspecção, ele também reconhecia a importância de aspectos qualitativos na análise da mente humana.

A. I, II e III.
B. IV, somente.
C. III e IV.
D. III, somente.
E. I e IV.

Pergunta 4
O evolucionismo de Charles Darwin influenciou as ideias de Francis Galton, autor da teoria da eugenia, e de Herbert Spencer, autor da teoria do darwinismo social.
Os itens a seguir representam ideias desses autores:
I. O seu objetivo era o de incentivar o nascimento de indivíduos mais notáveis ou mais aptos na sociedade.
II. Afirmava que o caráter humano e as instituições sociais se desenvolviam conforme o princípio da sobrevivência do mais apto.
III. Contrapunha-se à interferência do Estado na economia e no bem estar da população, defendendo o individualismo e o sistema econômico laissez-faire.
IV. Criou a medida estatística da correlação, que se tornou a base para a posterior construção de testes mentais por Alfred Binet e James Cattell.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente as ideias acima a seus respectivos autores:
A. Galton, Spencer, Spencer, Galton.
B. Galton, Galton, Spencer, Spencer.
C. Spencer, Galton, Spencer, Galton.
D. Galton, Spencer, Galton, Spencer.
E. Spencer, Spencer, Galton e Galton.

A. Galton, Spencer, Spencer, Galton.
B. Galton, Galton, Spencer, Spencer.
C. Spencer, Galton, Spencer, Galton.
D. Galton, Spencer, Galton, Spencer.
E. Spencer, Spencer, Galton e Galton.

Pergunta 5
Em relação às escolas funcionalistas de Chicago e Colúmbia, leia atentamente as afirmativas a seguir:
I. James Rowland Angell moldou o movimento funcionalista, interessado em estudar o modo pelo qual a mente auxilia o organismo a se adaptar ao ambiente.
II. Para Harvey A. Carr os objetos de estudo da Psicologia eram: memória, percepção, sentimento, imaginação, julgamento e vontade.
III. Os funcionalistas de Columbia passaram a se interessar pelo estudo da motivação e do comportamento. Temos aqui Robert Sessions Woodworth, interessado nas causas e motivações que influenciavam os sentimentos e os comportamentos.
IV. James Mckeen Cattell promoveu uma abordagem prática com a aplicação de testes no estudo dos processos mentais. Sua psicologia concentrava-se no conteúdo da consciência e não nas capacidades dos organismos.
Está incorreto somente o afirmado em
A. I e II.
B. I e III.
C. II e IV.
D. IV.
E. II, III e IV.
Quem concentrava-se no conteúdo da consciência e não nas capacidades dos organismos era Harvey A. Carr
Cattell era um defensor do funcionalismo, uma perspectiva que enfatizava a importância da função adaptativa do comportamento e da mente.
Sua abordagem não se concentrava exclusivamente no conteúdo da consciência. Estava mais voltada para entender como os organismos se adaptam ao ambiente e como suas capacidades mentais influenciam esse processo.
Cattell estava mais interessado nas capacidades mentais do que no conteúdo específico da consciência.

A. I e II.
B. I e III.
C. II e IV.
D. IV.
E. II, III e IV.

Leia atentamente as afirmativas a seguir e identifique quais delas se referem à proposta de Wundt, e quais se referem à proposta de Titchener:
I. A tarefa fundamental da Psicologia é a de analisar a consciência em partes separadas e, assim, determinar sua estrutura.
II. Cabe à Psicologia identificar os elementos da consciência, mas o mais importante é descobrir como esses elementos se compõem na experiência perceptiva.
III. É necessário utilizar os métodos das ciências da cultura para estudar os fenômenos associados à percepção.
De acordo com a perspectiva de Titchener, está correto somente o afirmado em

A. I e II.
B. I e III.
C. III.
D. II.
E. I.

Com base nas datas acima, considera-se que no final do século XIX a Psicologia surgiu como ciência independente. Leia as afirmativas:
I. Somente depois do desenvolvimento do método científico houve condições para o surgimento da Psicologia e o estudo do psiquismo humano.
II. Os projetos da Psicologia como ciência somente puderam ser formulados após o desenvolvimento de uma noção clara de subjetividade privada.
III. A demanda por um “profissional psicólogo” só passou a ter sentido a partir do momento em que as concepções de sujeito vigentes entraram em crise, levando as pessoas a problematizarem a noção de si.
Está correto o afirmado em:

A. II e III.
B. I e II.
C. I e III
D. I, II e III.
E. Todas

Titchener, discípulo de Wundt, leva suas ideias aos EUA, aonde:
A. mantém-se fiel às ideias do mestre, organizando-as em um sistema a que denominou Estruturalismo.
B. contraria as ideias de Wundt, preocupando-se em estudar não apenas os elementos da consciência, tal como o mestre, mas também as sínteses criativas presentes na experiência imediata dos sujeitos.
C. abandona definitivamente o tema “experiência consciente”, passando a investigar apenas os componentes observáveis do comportamento humano.
D. desenvolve a Psicologia Social Americana, realizando, por fim, a proposta da “Psicologia dos Povos” de Wundt.
E. afasta-se da proposta wundtiana, na medida em que abandona a investigação da organização dos elementos da consciência em processos cognitivos superiores.

A. mantém-se fiel às ideias do mestre, organizando-as em um sistema a que denominou Estruturalismo.
B. contraria as ideias de Wundt, preocupando-se em estudar não apenas os elementos da consciência, tal como o mestre, mas também as sínteses criativas presentes na experiência imediata dos sujeitos.
C. abandona definitivamente o tema “experiência consciente”, passando a investigar apenas os componentes observáveis do comportamento humano.
D. desenvolve a Psicologia Social Americana, realizando, por fim, a proposta da “Psicologia dos Povos” de Wundt.
E. afasta-se da proposta wundtiana, na medida em que abandona a investigação da organização dos elementos da consciência em processos cognitivos superiores.

Abaixo estão algumas propostas que poderiam ser feitas tendo por base o “Darwinismo Social” de Herbert Spencer. Analise-as.
I. a criação de uma sociedade sem classes, baseada na propriedade comum dos meios de produção, com a consequente abolição da propriedade privada. Assim, via neste caminho o desdobramento de uma sociedade com Estado mínimo.
II. uma forma de governo em que um indivíduo apto governaria como chefe de Estado, geralmente de maneira vitalícia ou até sua abdicação. Aqueles indivíduos que não se adaptassem, seriam expulsos ou mortos, operando assim a seleção natural do Darwinismo Social.
III. uma forma de governo liberal, em que a organização da vida social se daria sem o constrangimento das instituições, de forma que cada indivíduo pudesse agir livremente em função de seus interesses.
É correto o que se afirma:
A. I e II.
B. I e III.
C. II e III.
D. II.
E. III.

A Psicometria parte do pressuposto de que:
I. O Homem é um ser único, cujas características podem ser conhecidas a partir de um processo de autoexame.
II. Os homens diferem entre si em suas características intelectuais e de personalidade.
III. As características psicológicas podem ser medidas por meio de instrumentos cientificamente desenvolvidos.
Assinale a alternativa correta:
A. as afirmacoes I e II são verdadeiras.
B. as afirmações II e III são verdadeiras.
C. a afirmação I é verdadeira.
D. a afirmação II é verdadeira.
E. a afirmação III é verdadeira.

Os pensamentos a seguir estão relacionados respectivamente a que autores?
( ) A função da consciência é garantir a sobrevivência do organismo e preservação da espécie.
( ) A apercepção é a síntese criativa dos elementos sensoriais captados pela consciência.
( ) A sociedade segue as leis da evolução, razão pela qual sobrevivem sempre os mais aptos
( ) A Psicologia é uma ciência pura, focada na investigação das estruturas da consciência.
A. 3-2-4-1
B. 4-1-3-2
C. 4-3-2-1
D. 3-1-4-2
E. 1-2-3-4

Mais conteúdos dessa disciplina