Logo Passei Direto
Buscar

Pergunta 8: Heitor Matallo Jr., em “A problemática do conhecimento” (2000), afirma: Platão foi o primeiro filósofo a desenvolver uma teoria sobre ...

Pergunta 8:

Heitor Matallo Jr., em “A problemática do conhecimento” (2000), afirma:
Platão foi o primeiro filósofo a desenvolver uma teoria sobre o mundo utilizando-se da intuição como forma de pensamento superior. A sua Teoria das Formas é um exemplo disso e revela a tentativa de fundamentar um conhecimento certo e verdadeiro para além do cambiante e fugaz mundo dos fenômenos. Para Platão, o mundo sensível está em constante mudança e, neste caso, se torna impossível conhecê-lo por razões óbvias: não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo.
Com base no trecho proposto e em seus conhecimentos da disciplina, avalie as afirmativas a seguir:
I) A tentativa de fundamentar e se aproximar de um conhecimento certo e verdadeiro constitui uma preocupação científica.
II) Platão nega a possibilidade de se alcançar a certeza a respeito do mundo sensível, ou seja, do mundo percebido pelos nossos sentidos, já que esta realidade está em constante transformação.
III) Para Platão, o conhecimento independe do caráter transitório ou permanente dos objetos da realidade.
É possível afirmar que está correto apenas o que se apresenta em:

a. I e II
b. II e III
c. I e III
d. III
e. I, II e III

a. I e II
b. II e III
c. I e III
d. III
e. I, II e III
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I) A tentativa de fundamentar e se aproximar de um conhecimento certo e verdadeiro constitui uma preocupação científica. Verdadeiro, Platão realmente busca um conhecimento que transcenda a incerteza do mundo sensível, o que se alinha com uma preocupação científica em busca de verdades universais. II) Platão nega a possibilidade de se alcançar a certeza a respeito do mundo sensível, ou seja, do mundo percebido pelos nossos sentidos, já que esta realidade está em constante transformação. Verdadeiro, Platão argumenta que o mundo sensível é mutável e, portanto, não pode ser conhecido com certeza. III) Para Platão, o conhecimento independe do caráter transitório ou permanente dos objetos da realidade. Falso, Platão acredita que o verdadeiro conhecimento está relacionado às Formas, que são permanentes e imutáveis, enquanto o conhecimento do mundo sensível, que é transitório, não é verdadeiro. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I e II. Portanto, a alternativa correta é: a) I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as afirmativas: I) A tentativa de fundamentar e se aproximar de um conhecimento certo e verdadeiro constitui uma preocupação científica. Isso está correto, pois a busca por um conhecimento certo e verdadeiro é uma das preocupações da ciência. II) Platão nega a possibilidade de se alcançar a certeza a respeito do mundo sensível, ou seja, do mundo percebido pelos nossos sentidos, já que esta realidade está em constante transformação. Essa afirmação está correta, pois Platão acreditava que o mundo sensível era mutável e imperfeito, impossibilitando a certeza sobre ele. III) Para Platão, o conhecimento independe do caráter transitório ou permanente dos objetos da realidade. Essa afirmação está incorreta, pois para Platão, o conhecimento verdadeiro está relacionado às Formas eternas e imutáveis, não aos objetos transitórios do mundo sensível. Portanto, a alternativa correta é: b. II e III

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Pergunta 2:

É possível entender ser a pesquisa científica “uma investigação metódica acerca de um assunto determinado, com o objetivo de esclarecer aspectos do objeto de estudo. O que poderia diferenciar a pesquisa de um estudante e de um cientista é basicamente o seu alcance ou grau. A finalidade das pesquisas em nível de graduação é levar o estudante a refazer os caminhos já percorridos, repensando o mundo.” (BASTOS, Cleverson; KELLER, Vicente. “Aprendendo a aprender”. Petrópolis: Editora Vozes, 2000, p. 55).
Com base nisso, considere as afirmativas a seguir:
I) Espera-se do estudante de graduação a mesma competência e a mesma originalidade constituintes do trabalho do cientista.
II) As pesquisas na graduação não são capazes de gerar nada novo, já que o estudante não tem liberdade para criar ou construir novas teorias.
III) O estudante da graduação percorre caminhos já percorridos; esta experiência é somada ao referencial teórico e ao arsenal metodológico oferecidos pelas disciplinas, capacitando-o a produzir conhecimento.
Está correto apenas o que se afirma em:

a. I
b. II
c. III
d. I e III
e. II e III

a. I
b. II
c. III
d. I e III
e. II e III

Pergunta 7:

Considere as afirmativas a seguir a respeito do conhecimento popular e do conhecimento científico:
I) O conhecimento popular, às vezes denominado senso comum, é similar ao conhecimento científico em relação à veracidade que alcança e à natureza do objeto ao qual se refere.
II) O conhecimento popular, às vezes denominado senso comum, distingue-se do conhecimento científico por não pretender alcançar certezas e por dirigir-se a objetos que não necessariamente podem ser investigados à luz da ciência.
III) O conhecimento popular, às vezes denominado senso comum, distingue-se do conhecimento científico pela sua falta de sistematicidade e de compromisso com as evidências empíricas.
Está correto apenas o que se afirma em:

a. I
b. II
c. I e II
d. II e III
e. III

a. I
b. II
c. I e II
d. II e III
e. III

Analise as afirmativas a seguir.

I) Não há consenso na comunidade científica a respeito do aquecimento global, o que nos permite concluir que este não é um tema suscetível de ser estudado pela ciência.

II) Não há consenso na comunidade da divulgação científica sobre a existência ou não do aquecimento global, o que mostra a falta de eficácia da comunidade científica em relação à investigação deste tema.

III) Não há diferença alguma entre o discurso científico e o discurso do senso comum a respeito do aquecimento global.

Sobre as afirmativas, pode-se concluir que:

a. Nenhuma das afirmativas está correta.
b. Apenas a afirmativa III está correta.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Apenas a afirmativa I está incorreta.
e. Apenas a afirmativa III está incorreta.

Com relação à intertextualidade no texto acadêmico, considere as afirmativas a seguir:
I. As citações diretas são trechos escritos por outros autores e que são utilizados integralmente, palavra por palavra, pelo aluno.
II. As citações indiretas são realizadas quando o aluno pretende melhorar o texto de outro autor, introduzindo ideias e palavras novas.
III. As citações indiretas devem sempre fazer uso de aspas, para que fique claro que as ideias ali citadas não são da autoria do aluno.
Está correto apenas o que se afirma em:

a. I
b. I e II
c. II
d. II e III
e. I e III

Considerando as condições do fazer científico, é importante lembrar que:

a. A curiosidade faz parte da pesquisa, pois estimula o olhar crítico sobre a realidade e a elaboração de perguntas sobre o mundo que nos cerca.
b. A pesquisa é diálogo e comunicação, e deve ser realizada apenas por pessoas eruditas que façam parte do ambiente acadêmico.
c. A pesquisa não deve, em hipótese alguma, dialogar com o senso comum.
d. A metodologia de pesquisa serve para impedir que saberes não científicos participem da elaboração de problemas ou de hipóteses de estudo.
e. A pesquisa científica deve ter sempre um propósito político e ideológico, já que esses elementos garantem a objetividade do pesquisador.

Com base no exposto, avalie as assertivas e responda ao solicitado:
I. A pesquisa deve estudar aquilo que já foi investigado anteriormente, já que não é função da ciência pesquisar aquilo que nunca foi objeto de estudos anteriores.
II. A pesquisa científica é uma investigação metódica acerca de um assunto determinado, e é realizada com o objetivo de esclarecer aspectos do objeto em estudo.
III. Toda pesquisa requer método, entendido como procedimento de investigação e controle que se adota para o desenvolvimento rápido e eficiente de uma atividade qualquer.
IV. Estudar como aprender auxilia o estudante universitário a desenvolver com maior precisão sua pesquisa, pois o estudo do aprender permite conhecimento de métodos de aprendizado.
É incorreto apenas o que se afirma em:
a. I e II
b. II e III
c. I
d. II e IV
e. IV

Quanto às normas, avalie as assertivas propostas:
I. A ABNT é o órgão encarregado de estabelecer normas técnicas do país e, nesse sentido, trabalhos acadêmicos devem seguir as normas expedidas por ela.
II. Resumos, resenhas, seminários e apresentações devem seguir normas específicas de execução.
III. As normas devem ser memorizadas, já que esta é condição necessária para os alunos que desejam fazer pesquisa.
É correto apenas o que se afirma em:
a. I e II
b. II
c. III
d. I e III
e. I

Considerando os textos apresentados, analise as afirmativas:
I. A ciência tem pouco a avançar, se levarmos em conta a sua história e sua evolução.
II. Os cientistas só podem fazer a ciência avançar se investigarem algo nunca antes investigado.
III. O trabalho de pesquisa requer conhecimento e domínio técnico: esses são requisitos básicos para que novas perguntas possam ser feitas e para que a ciência possa se desenvolver.
Está correto apenas o que se afirma em:
a. I
b. I e II
c. II e III
d. II
e. III

Mais conteúdos dessa disciplina