Logo Passei Direto
Buscar
(Concurso Prefeitura de Sombrio – SC – 2022) A educação da Reforma insere-se no grande movimento humanista do Renascimento – em sua vertente religiosa –, desencadeada a partir do cisma da Igreja Católica, ocorrido no século XVI. Baseadas nas escolas humanistas, a educação da reforma tem como eixo o ensino das línguas – as antigas e as vernáculas – de cada país, com forte acento na educação gramatical; afinal somente seu conhecimento e domínio permitem a leitura dos textos sagrados. As escolas deveriam ser organizadas em quatro áreas, EXCETO:

Jurisprudência e medicina.
Ciências e artes.
Obras literárias (pagãs e cristãs), para o ensino da gramática.
Ciências da Matemática e suas tecnologias.
Línguas (latim, grego, hebraico, alemão), permitindo o acesso às Sagradas Escrituras.
User badge image
EducacaoHistorica

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções apresentadas em relação às áreas de ensino que eram promovidas pela educação da Reforma, que se baseava nas escolas humanistas. 1. Jurisprudência e medicina - Embora essas áreas sejam importantes, não eram o foco principal da educação da Reforma, que priorizava o ensino das línguas e a gramática. 2. Ciências e artes - Essas áreas estão alinhadas com o movimento humanista e eram parte do currículo. 3. Obras literárias (pagãs e cristãs), para o ensino da gramática - Essa opção está diretamente relacionada ao ensino promovido pela Reforma. 4. Ciências da Matemática e suas tecnologias - Embora a matemática seja importante, não era uma das áreas centrais do ensino da Reforma. 5. Línguas (latim, grego, hebraico, alemão), permitindo o acesso às Sagradas Escrituras - Essa é uma das áreas principais da educação da Reforma. Dessa forma, a opção que não se encaixa nas quatro áreas organizadas pela educação da Reforma é: Ciências da Matemática e suas tecnologias. Portanto, a resposta correta é a quarta opção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as opções fornecidas, a alternativa que não se encaixa nas áreas de organização das escolas na educação da Reforma é: Ciências da Matemática e suas tecnologias.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

(IDECAN) A história da humanidade está interligada à história da educação. Considerando a história da educação escolar, entende-se que a escola surgiu a partir de uma necessidade social. Dessa maneira, afirma-se que a história da educação não está desvinculada da história do mundo. Acerca dessa assertiva, analise. I. A educação grega tinha como objetivo principal guiar os educandos, de modo que eles pudessem assumir o controle da sociedade vigente. Não se ocupava apenas em um conceito particular do homem, mas do desenvolvimento de todas as suas capacidades físicas, morais e intelectuais. II. No que tange à educação medieval, sua melhor representatividade, tem-se na era de Quintiliano. Na época desse imperador, a educação era dividida em três campos. Em primeiro lugar, vinha a dialética (as leis do raciocínio), em segundo, a ética (as leis da justiça) e, em terceiro, a física. III. A educação romana ficou exclusivamente nas mãos da igreja católica que geria as escolas, organizava o que se pode chamar de currículo e ministrava os conhecimentos científicos, mas, principalmente, os conceitos morais retirados e interpretados da doutrina cristã. IV. A educação, no Renascimento da história humana, denota que o novo método da ciência buscava confirmação dos fatos da natureza, não havia mais ilusão ou alegoria, e sim a experiência. Enfatizavam-se os aspectos particulares em lugar das generalidades. Encontra-se, então, o começo do método hipotético da ciência moderna. Estão corretas as afirmativas:

I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e III, apenas.

(Concurso Prefeitura de Sombrio – SC – 2022) A educação da Reforma insere-se no grande movimento humanista do Renascimento – em sua vertente religiosa –, desencadeada a partir do cisma da Igreja Católica, ocorrido no século XVI. Baseadas nas escolas humanistas, a educação da reforma tem como eixo o ensino das línguas – as antigas e as vernáculas – de cada país, com forte acento na educação gramatical; afinal somente seu conhecimento e domínio permitem a leitura dos textos sagrados. As escolas deveriam ser organizadas em quatro áreas, EXCETO:

Jurisprudência e medicina.
Ciências e artes.
Obras literárias (pagãs e cristãs), para o ensino da gramática.
Ciências da Matemática e suas tecnologias.
Línguas (latim, grego, hebraico, alemão), permitindo o acesso às Sagradas Escrituras.

Sobre os modelos educacionais experimentados ao longo do medievo, leia as afirmativas a seguir: As Escolas Paroquiais limitavam-se à formação de eclesiásticos, sendo o ensino ministrado por qualquer sacerdote encarregado de uma paróquia. As Escolas Platinas tinham a obrigatoriedade de fornecer instrução aos leigos por parte de uma igreja. É nos mosteiros espalhados pela Europa, longe do rebuliço das novas cidades emergentes na Europa, que surgem as Escolas Monásticas que visam, inicialmente, apenas à formação de futuros monges. Nas Escolas Episcopais, o ensino literalmente deixa a cidade e instala-se no campo, com uma concepção mais hermética e religiosa. Marque a alternativa correta:

I, II e III estão corretas.
I, II e IV estão corretas.
II e IV estão corretas.
Apenas a III está correta.
Apenas a II está correta.

A respeito das competências, Perrenoud afirma que:
A melhoria do sistema educacional se fará pelo desenvolvimento mais metódico de competências desde a escola.
Competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações novas.
Trabalhar com competências pressupõe mudar o sistema de aula professoral e instigar atividades em grupo e realizar projetos.
Desenvolver competências significa desistir de transmitir informações aos alunos.
a) Apenas I, II e III.

Sobre Froebel, podemos afirmar que:
É considerado o criador dos jardins de infância.
O brinquedo não modifica os processos de desenvolvimento da criança.
Desenvolveu a concepção dos interesses das crianças voltados à aquisição da leitura.
Defendia um ensino partindo das propostas docentes e sob a orientação do adulto.
Criou o ensino normal para a formação de professores.
I, III e IV
I, II e III
I e IV
II e III
Todas as alternativas estão corretas

Durante a Era Vargas (1930-1945), o governo procurou exercer sobre a população certo controle ideológico, que se manifestava também nas salas de aula. O ponto positivo, no entanto, é que houve um movimento em direção à criação de um sistema organizado de ensino. Por exemplo, pelo Decreto nº 19.850, de 11 de abril de 1931, o governo criou o Ministério da Educação e as secretarias de Educação dos estados. (IDECAN) Sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, analise as afirmativas a seguir. I. Reivindicava a direção do movimento de renovação educacional brasileiro, como se indicia em seu próprio título. Vinha a público no âmago das disputas pela condução das políticas do recém‐criado Ministério da Educação e Saúde no Brasil (1930). II. Reivindicava a laicidade, a gratuidade, a obrigatoriedade e a coeducação, propugnava pela escola única, constituída sobre a base do trabalho produtivo, tido como fundamento das relações sociais e pela defesa do Estado como responsável pela disseminação da escola brasileira. III. Foi alvo de crítica forte e continuada da Igreja Católica, que naquela conjuntura era forte concorrente do Estado na expectativa de educar a população, e tinha sob seu controle a propriedade e a orientação de parcela expressiva das escolas da rede privada. IV. O manifesto parte da defesa de princípios gerais que, sob a rubrica de novos ideais de educação, pretendiam modernizar o sistema educativo e a sociedade brasileira. O documento tornou‐se marco inaugural do projeto de renovação educacional do país. Estão corretas as afirmativas:
I. Reivindicava a direção do movimento de renovação educacional brasileiro, como se indicia em seu próprio título. Vinha a público no âmago das disputas pela condução das políticas do recém‐criado Ministério da Educação e Saúde no Brasil (1930).
II. Reivindicava a laicidade, a gratuidade, a obrigatoriedade e a coeducação, propugnava pela escola única, constituída sobre a base do trabalho produtivo, tido como fundamento das relações sociais e pela defesa do Estado como responsável pela disseminação da escola brasileira.
III. Foi alvo de crítica forte e continuada da Igreja Católica, que naquela conjuntura era forte concorrente do Estado na expectativa de educar a população, e tinha sob seu controle a propriedade e a orientação de parcela expressiva das escolas da rede privada.
IV. O manifesto parte da defesa de princípios gerais que, sob a rubrica de novos ideais de educação, pretendiam modernizar o sistema educativo e a sociedade brasileira. O documento tornou‐se marco inaugural do projeto de renovação educacional do país.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.

As técnicas utilizadas até hoje em Educação Infantil devem muito a Froebel. Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo. Com base na observação das atividades dos pequenos com jogos e brinquedos, Froebel foi um dos primeiros pedagogos a falar em auto-educação, um conceito que só se difundiria no início do século 20, graças ao movimento da Escola Nova, de Maria Montessori (1870-1952) e Célestin Freinet (1896-1966), entre outros. Sobre Froebel, podemos afirmar que:
É considerado o criador dos jardins de infância.
O brinquedo não modifica os processos de desenvolvimento da criança.
Desenvolveu a concepção dos interesses das crianças voltados à aquisição da leitura.
Defendia um ensino partindo das propostas docentes e sob a orientação do adulto.
Criou o ensino normal para a formação de professores.

pela defesa do Estado como responsável pela disseminação da escola brasileira. Foi alvo de crítica forte e continuada da Igreja Católica, que naquela conjuntura era forte concorrente do Estado na expectativa de educar a população, e tinha sob seu controle a propriedade e a orientação de parcela expressiva das escolas da rede privada. O manifesto parte da defesa de princípios gerais que, sob a rubrica de novos ideais de educação, pretendiam modernizar o sistema educativo e a sociedade brasileira. O documento tornou‐se marco inaugural do projeto de renovação educacional do país. Estão corretas as afirmativas:

* I, II, III e IV.
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina