Ao longo de seu percurso, as águas desse rio são utilizadas para a irrigação de lavouras, como de arroz, algodão e amendoim. Ao chegar à sua foz, no oceano Atlântico, ele forma um rico e verde delta, onde, nos últimos anos, os manguezais existentes vêm sofrendo graves impactos ambientais por causa da exploração petrolífera no litoral da Nigéria. O fragmento acima refere-se a qual rio africano?
A) Nilo. B) Niger. C) Congo. D) Zambeze. E) Senegal.
Discorra sobre as principais paisagens de vegetação do continente africano. a) Savanas b) Estepes e pradarias. c) Vegetação mediterrânea. d) Desertos. e) Floresta Tropical.
É um rio permanente que nasce no Lago Vitória em Uganda e deságua em forma de delta no mar Mediterrâneo, no Egito. Durante milênios, as cheias garantiram a fertilidade dos solos e o cultivo de produtos em suas margens. No entanto, uma série de usinas e barragens instaladas ao longo de seu curso a partir do século XX alterou o regime das cheias, o que prejudicou o depósito de boa parte dos sedimentos que fertilizam suas margens. Dessa forma, algumas regiões localizadas às margens desse rio necessitam, atualmente, de fertilização artificial para se manter cultiváveis. O fragmento acima refere-se a qual rio africano?
A) Nilo. B) Niger. C) Congo. D) Zambeze. E) Senegal.
Localizado na porção central da África, esse rio é um dos mais longos e caudalosos rios africanos, sendo navegável na maior parte de seu percurso. Além de abrigar áreas com densa vegetação equatorial, constitui uma importante via de comunicação na região central africana. O fragmento acima refere-se a qual rio africano?
A) Nilo. B) Niger. C) Congo. D) Zambeze. E) Senegal.