Logo Passei Direto
Buscar
7 ) O senso comum tradicionalmente trata da colonização da América Anglo-saxônica como um processo inteiramente diferente das Américas Espanhola e Portuguesa. Sobre esse raciocínio, é possível afirmar:
A ) Está inteiramente equivocado, tendo em vista o fato de que se trata de senso comum, algo que nunca pode estar relacionado ao conhecimento histórico.
B ) Não está totalmente correto se considerarmos que na América Anglo-saxônica também houve um modelo de divisão e concessão de territórios para estimular a exploração do território, assim como o modelo de capitanias hereditárias no Brasil.
C ) Está correto, tendo em vista que entre esses processos é possível verificar a semelhança entre o perfil religioso dos colonos.
D ) Nesse caso, o senso comum está fundamentado historicamente, já que não é possível construir relações de proximidade entre os processos de colonização em questão.
E ) Esse raciocínio não pode ser tratado como senso comum, pois não há o que indique semelhanças entre os processos citados.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para analisar a questão sobre a colonização da América Anglo-saxônica em comparação com as Américas Espanhola e Portuguesa, vamos considerar as alternativas apresentadas: A) Está inteiramente equivocado, tendo em vista o fato de que se trata de senso comum, algo que nunca pode estar relacionado ao conhecimento histórico. - Essa afirmação é muito radical, pois o senso comum pode ter alguma relação com a percepção histórica, mesmo que não seja totalmente precisa. B) Não está totalmente correto se considerarmos que na América Anglo-saxônica também houve um modelo de divisão e concessão de territórios para estimular a exploração do território, assim como o modelo de capitanias hereditárias no Brasil. - Essa opção faz uma comparação válida, pois realmente houve concessões de terras na América Anglo-saxônica, embora os modelos tenham suas diferenças. C) Está correto, tendo em vista que entre esses processos é possível verificar a semelhança entre o perfil religioso dos colonos. - Essa afirmação não é precisa, pois os perfis religiosos dos colonos variavam bastante entre as regiões. D) Nesse caso, o senso comum está fundamentado historicamente, já que não é possível construir relações de proximidade entre os processos de colonização em questão. - Essa opção é muito absoluta e ignora as semelhanças que podem existir entre os processos de colonização. E) Esse raciocínio não pode ser tratado como senso comum, pois não há o que indique semelhanças entre os processos citados. - Essa afirmação é exagerada, pois existem sim semelhanças, mesmo que sejam em contextos diferentes. Após analisar as alternativas, a opção que melhor reflete a complexidade do tema e reconhece que existem semelhanças, mas também diferenças, é a B) Não está totalmente correto se considerarmos que na América Anglo-saxônica também houve um modelo de divisão e concessão de territórios para estimular a exploração do território, assim como o modelo de capitanias hereditárias no Brasil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as alternativas, a opção correta é a letra B) Não está totalmente correto se considerarmos que na América Anglo-saxônica também houve um modelo de divisão e concessão de territórios para estimular a exploração do território, assim como o modelo de capitanias hereditárias no Brasil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1 ) A América Latina viu eclodir em seu território uma série de movimentos de emancipação no século XIX que deixariam marcas e transformações profundas por toda sua história. Por outro lado, na primeira metade do século XX, algumas dessas nações vivenciaram processos revolucionários importantes para sua modernização e mudança. Entre essas nações estão:
A ) Chile em 1973 e Cuba em 1977.
B ) México a partir de 1910 e Brasil em 1930.
C ) Brasil em 1920 e Equador em 1923.
D ) Argentina e Uruguai em 1912.
E ) EUA em 1914 e Cuba em 1959.

3 ) Sobre a formação de laços de sociabilidade na América Anglo-saxônica, em especial nas Treze Colônias, podemos afirmar que:
A ) A circulação de ideias liberais nas Treze Colônias acabou por minar o senso comunitário na região.
B ) Não existiam de maneira significativa, o que pode ser verificado justamente na falta de unidade em relação à luta contra a metrópole inglesa.
C ) Foram constituídos diante da vontade de manutenção da escravidão por todo o território.
D ) Eram constituídos pelo compartilhamento de uma ética protestante que servia ao espírito de comunidade.
E ) A difusão do catolicismo em larga escala nas Treze Colônias demonstra a ausência desse espírito.

Mais conteúdos dessa disciplina