Logo Passei Direto
Buscar

Logística

Colégio Objetivo
Dentro da área de compras, existem atividades que são inerentes à função. Essas atividades se tornam importantes para que o setor consiga responder às tarefas básicas do dia a dia. O gestor precisa estar atento à realização dessas tarefas, para que possa aplicar as demais ferramentas de gestão. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Definir as especificações técnicas do material a ser comprado é função exclusiva do setor de compras.
( X ) Cadastrar, avaliar e certificar fornecedores são atividades básicas de compras.
( ) Escolher o tipo de modal que será utilizado no transporte de determinado produto comprado é função da área de transportes.
( ) Coletar preços eletronicamente e analisá-los é função do departamento de custo da empresa.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: "Cadastrar, avaliar e certificar fornecedores são atividades básicas de compras."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sistemas como de Autoidentificação (ID), como o código de barras e leitura óptica eletrônica, facilitam e aceleram a coleta e a troca de informações logísticas. Esses sistemas de ID substituem processos antigos de coleta e trocas de informações, baseados em papéis, geralmente suscetíveis a erros e executados em um tempo maior.
Nesta perspectiva, analise as sentenças a seguir:
I- A Auto ID permite que os parceiros da cadeia de suprimentos acompanhem e comuniquem rapidamente os detalhes de movimentação, reduzindo probabilidades de erros, responsáveis por aumentos de custos. CORRETA
II- Por natureza, exigem maior investimento por parte de seus usuários. CORRETA
III- Por natureza, exigem menor investimento por parte de seus usuários. ERRADA
IV- Clientes e consumidores recorrem cada vez mais à acessibilidade e ao acompanhamento de seus embarques e movimentações, utilizando sistemas baseados na internet. CORRETA

Segundo Ballou (2006), o setor de compras envolve desde aquisição de matérias-primas e suprimentos até componentes para o conjunto da organização. Essas atividades são essenciais para as organizações e justificam a perspectiva atual de compras em se tornar uma atividade de caráter estratégico.
Com relação às principais atividades de compras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Mensurar a qualidade recebida, quando esta não estiver incluída entre as responsabilidades do controle de qualidade.
( V ) Prever mudanças de preços, serviços e, às vezes, da demanda.
( F ) Aumentar o investimento em inventários, devido às parcerias entre fornecedor e clientes, aumentando a qualidade de informações.
( F ) Baixa no nível da qualidade quando o fornecedor não atende às especificações solicitadas pela empresa, a fim de garantir satisfação ao cliente final.

Para todos os materiais adquiridos pelo setor de compras, deve existir um padrão de qualidade. Esse padrão é definido por cada empresa. O setor de controle de qualidade é responsável por verificar se o material adquirido está ou não dentro dos padrões anteriormente definidos.
Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Toda e qualquer pessoa pode inspecionar o material adquirido, basta somente seguir a ficha técnica previamente definida.
( ) A inspeção do material garantirá um material dentro das especificações técnicas e, consequentemente, um produto final sem problemas.
( X ) Para inspecionar um material técnico, é necessário pessoal treinado, com habilidades para a utilização, muitas vezes, de instrumentos de medição, formas de visualização do material, interpretação de fichas técnicas e desenhos técnicos, ou seja, cada tipo de material é inspecionado de forma diferente.
( ) Quem define as características a serem implantadas na ficha técnica é somente o setor de qualidade da empresa.

Valor, para o cliente, é a diferença entre benefício e os custos do material e, sob uma análise mais detalhada, é a garantia de sucesso de uma organização (CRISTOPHER, 2011). Podemos também agregar valor ao produto ou serviço, a fim de se criar um diferencial perante os demais concorrentes.
No entanto, para agregar valor ao produto ou serviço, é necessário que a empresa conheça:
I- As necessidades individuais do cliente, como: entrega pontual, prazos de pagamento etc. CORRETA
II- A análise de valor, pois é a maneira que as empresas utilizam para reduzir custos, buscando materiais alternativos com qualidade similar, a fim de oferecer uma outra opção. CORRETA
III- Valor e análise de valor não são pontos importantes a se considerar para criar um diferencial à empresa perante seus concorrentes. ERRADA
IV- Uma empresa agrega valor quando analisa detalhadamente o funcionamento da empresa e o seu processo produtivo. CORRETA

Na maioria das empresas, os sistemas internos já estão integrados. Agora, o grande desafio é começar a utilizar sistemas integrados de gestão para a aplicação na cadeia de suprimentos. Tudo isso para serem competitivos no mercado.
Sobre as ferramentas integradas de gestão aplicadas à cadeia de suprimentos, analise as sentenças a seguir:
I- WMS (Warehouse Management System): sistema de gerenciamento de armazéns, ferramenta que integra e processa informações da localização do produto, controla e utiliza a capacidade produtiva e emite diversos relatórios de acompanhamento e gerenciamento. Com esse sistema, há um aumento de produtividade, devido à programação dos diversos tipos de serviços. CORRETA
II- RFID (Radio Frequency Identification): sistema de identificação via Rádio Frequência, ferramenta utilizada para coletar dados do produto através de ondas eletromagnéticas, mas o grande problema é que a leitura deve ser feita através de códigos de barra. Por esse motivo, o transmissor tem de ficar bem visível. ERRADA
III- GPS (Global Positioning System): Sistema de Rastreamento de Frotas com Tecnologia GPS, ferramenta utilizada a fim de monitorar em que lugar o produto se encontra, fazendo com que a transmissão dessas informações chegue até o cliente final. CORRETA
IV- As ferramentas, como Código de Barras, EDI (Electronic Data Interchange) - intercâmbio eletrônico de dados, VMI (Vendor Managed Inventory) - estoque administrado pelo fornecedor, ECR (Efficient Consumer Response) - resposta eficiente ao cliente já não são mais utilizadas, por serem de difícil entendimento e utilização, não trazendo melhorias para o processo. ERRADA

É de suma importância para o profissional do setor de compras conhecer a diferença entre preço e custo. Tanto o preço quanto o custo impactam diretamente no planejamento estratégico da empresa, podendo levar ao sucesso ou não da organização.
Sobre preço e custo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Preço: é o valor em dinheiro que o comprador irá dispor para adquirir a mercadoria.
( F ) Preço: são as características abstratas do produto que o consumidor pretende adquirir.
( V ) Custo: é o gasto econômico que representa a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço.
( F ) Custo: é o preço do produto ofertado ao consumidor final, podendo ser negociado, pois nele encontra-se embutido o lucro da empresa.

A cadeia de suprimentos é uma sequência de processos e fluxos que acontecem entre diferentes estágios da cadeia de suprimentos e que se completam para atender à necessidade de um cliente.
A partir desta forma de perceber a cadeia de abastecimento, podemos deduzir os ciclos da cadeia, conforme definido por Chopra e Meindl (2011). O autor completa que o ciclo da cadeia pode ser compreendido como: ciclo de pedido do cliente, ciclo de reabastecimento, ciclo de fabricação e ciclo de suprimentos.
I- Registro do pedido do distribuidor.
II- Recebimento do pedido e programação da produção.
III- Fabricação e transporte.
( II ) Período em que o fabricante, com o pedido em mãos, encaixa-o dentro da programação de produção já existente para atender à data especificada no pedido.
( III ) Período em que o fabricante produz os produtos conforme programação de produção e conforme informações do pedido, seguido pelo período do transporte, que consiste em entregar o produto na data solicitada, com qualidade e com custos baixos.
( I ) Período em que o distribuidor verifica a demanda futura e o estoque, acionando através do pedido o fabricante.

Dentro do sistema de produção empurrado é utilizada uma ferramenta chamada MRP (Materials Requirement Planning ou Planejamento de Recursos de Materiais). É através dessa ferramenta que é possível atender ao Programa Mestre de Produção.
Sobre o MRP, analise as sentenças as seguir:
I- O MRP gerou posteriormente o MRP II ou Planejamento de Recursos de Manufatura (que inclui não só o cálculo das necessidades de materiais, mas também de mão de obra, de equipamentos e demais recursos necessários à produção). CORRETA
II- Ferramenta utilizada para diminuir custos de estoque, aumentar a eficácia da programação, bem como ter um poder maior de reação quanto às alterações do mercado. CORRETA
III- Apesar de ser uma ferramenta de controle de produção, o MRP não é utilizado como auxílio no calcular das necessidades de materiais utilizados na produção. ERRADA

Segundo Shingo (1996), o Sistema Toyota de Produção (STP) é um sistema que visa à eliminação total de perdas, ou seja, a ideia principal desse sistema é minimizar custos. Dentro desse sistema, podemos dividir as operações em dois tipos: operações que agregam valor e operações que não agregam valor.
Referente às operações que agregam valor, analise as sentenças a seguir:
I- Operações que modificam a matéria-prima, com relação à aparência e à qualidade. CORRETA
II- Operações que transformam um produto do estágio bruto sem valor econômico para um produto pronto para a venda. CORRETA
III- Operações como desembalar peças, movimentar peças. ERRADA

Mais conteúdos dessa disciplina