Logo Passei Direto
Buscar
A implantação de comitês de bioética hospitalar é incentivada por diversas instituições internacionais e foi recomendada também pela Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, de 2005. Assinale a alternativa que apresenta uma característica das comissões de bioética no âmbito hospitalar: A As comissões de bioética identificam e conduzem dilemas éticos apenas para os envolvidos no ambiente hospitalar (pacientes e profissionais). B As comissões de bioética discutem casos que exigem avaliação ética, mas não contribuem com os dilemas éticos da sociedade em geral. C As comissões de bioética hospitalar não têm função deontológica, como julgar ou punir profissionais. D O Conselho Federal de Medicina proíbe a participação de médicos nas comissões de bioética nos serviços hospitalares.
User badge image
Hérica Tavares Milhomem

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a característica correta das comissões de bioética no âmbito hospitalar: A) As comissões de bioética identificam e conduzem dilemas éticos apenas para os envolvidos no ambiente hospitalar (pacientes e profissionais). - Essa afirmação é limitada, pois as comissões de bioética também podem considerar o impacto de suas decisões na sociedade em geral. B) As comissões de bioética discutem casos que exigem avaliação ética, mas não contribuem com os dilemas éticos da sociedade em geral. - Essa afirmação é incorreta, pois as comissões de bioética podem e devem refletir sobre dilemas éticos que afetam a sociedade. C) As comissões de bioética hospitalar não têm função deontológica, como julgar ou punir profissionais. - Esta afirmação é correta, pois as comissões de bioética têm a função de aconselhar e orientar, mas não de julgar ou punir. D) O Conselho Federal de Medicina proíbe a participação de médicos nas comissões de bioética nos serviços hospitalares. - Essa afirmação é falsa, pois médicos podem participar das comissões de bioética. Portanto, a alternativa correta é: C) As comissões de bioética hospitalar não têm função deontológica, como julgar ou punir profissionais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C: "As comissões de bioética hospitalar não têm função deontológica, como julgar ou punir profissionais". As comissões de bioética hospitalar têm como objetivo identificar e analisar dilemas éticos que surgem no ambiente hospitalar, buscando soluções que respeitem os princípios éticos e legais envolvidos. No entanto, essas comissões não têm função de julgar ou punir profissionais, mas sim de orientar e aconselhar sobre as melhores práticas éticas a serem adotadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No âmbito da bioética, a “proteção” pode ser entendida como a atitude de dar resguardo ou cobertura às necessidades essenciais humanas, que devem ser satisfeitas em nome do bem-estar da população.
Assinale a alternativa que discorre de forma correta sobre a bioética de proteção:
A O princípio de proteção vem da obrigação da sociedade em cuidar da integridade física e patrimonial dos cidadãos.
B A bioética de proteção é aquela que justifica o papel qualitativo e controlador do Estado.
C Políticas embasadas no princípio de proteção são as menos indicadas aos propósitos de uma ética para a saúde pública.
D A bioética de proteção é uma ética da responsabilidade social, em que o Estado deve assumir suas obrigações sanitárias para com a população.

A eutanásia – assim como o suicídio assistido – traz importantes questões bioéticas, como: direito de morte e autonomia do paciente; sacralidade da vida; relação médico-paciente; princípios da beneficência e não maleficência, entre outras.
Assinale a alternativa que apresenta uma informação verdadeira acerca da definição de eutanásia:
A Eutanásia é o emprego de procedimentos que apressam ou provocam o óbito de um doente incurável, a fim de livrá-lo dos sofrimentos que o assaltam.
B Na eutanásia voluntária, a pessoa, quando viva, não foi consultada, ainda que tivesse condições de consentir com a própria morte, mas não o fez.
C A definição de eutanásia é a mesma desde quando ela começou a ser estudada; ou seja, é o ato de tirar a vida do ser humano.
D A abstenção de mantimentos que mantêm a vida de um doente incurável não pode ser considerada eutanásia.

A Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos vem dar resposta aos rápidos progressos da ciência e da tecnologia que influenciam a concepção da vida e a própria vida.
Entre os objetivos que a Declaração busca alcançar, encontra-se:
A Devido às diferenças socioeconômicas entre os países, um dos objetivos é dar acesso equitativo aos progressos da medicina, da ciência e da tecnologia.
B A Declaração tem objetivo de extinguir a uniformidade de seus princípios e procedimentos nos diferentes países.
C Um dos objetivos é cercear a liberdade de investigação científica, mesmo se respeitados os princípios éticos enunciados na Declaração.
D Instituições e empresas públicas e privadas devem discutir as questões bioéticas de forma unilateral, desconsiderando o interesse da sociedade.

Com as diferenças socioeconômicas entre os países, a Declaração tem como objetivo dar acesso equitativo aos progressos da medicina, da ciência e da tecnologia.
Assinale a alternativa que aborda corretamente a temática relacionada ao consentimento dado pelo paciente no âmbito da prática clínica:
A O Termo de Consentimento deve conter informações sobre o diagnóstico e prognóstico, mas não inclui dados acerca do tratamento.
B O Termo de Consentimento deve ser um documento autoexplicativo e renovável, mas não tem possibilidade de ser revogado.
C O indivíduo tem o direito de recusar tratamentos apenas se forem comprovados os riscos para sua integridade física.
D O consentimento deve ser dado livremente, após completo esclarecimento sobre o procedimento, dentro de um nível intelectual do paciente.

Entre as temáticas abordadas pela Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, encontram-se a solidariedade e o princípio da responsabilidade social e saúde.
Assinale aquela que está em consonância com os pressupostos da Declaração:
A De acordo com a Declaração, a solidariedade deve ocorrer como princípio apenas entre indivíduos e nunca entre nações.
B O princípio de responsabilidade social e saúde ocupa-se da melhoria das condições de vida do homem, mas desconsidera as do meio-ambiente.
C Os princípios relacionados à responsabilidade social e saúde consideram a promoção da saúde como estratégia para o alcance da melhor saúde.
D Os cuidados de saúde de mulheres e crianças são abordados no artigo da Declaração que discorre sobre solidariedade.

Mais conteúdos dessa disciplina