Logo Passei Direto
Buscar
Os direitos de grupos da sociedade, como o das crianças e adolescentes, o de idosos e o das pessoas com deficiências, são garantidos por lei. Estatutos legais específicos regulamentam socialmente tais direitos. Os estatutos que protegem os grupos citados acima são:
a) Estatuto dos Refugiados, Estatuto da Igualdade Racial, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
b) Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto do Idoso e Estatuto da Pessoa com Deficiência.
c) Estatuto do Índio, Estatuto da Pessoa com Deficiência, Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha.
d) Estatuto da Igualdade Racial, Estatuto do Idoso e Estatuto da Pessoa com Deficiência.
e) Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto da Pessoa com Deficiência e Lei Maria da Penha.
User badge image
Pedagogiando

há 2 anos

User badge image
Pedagogiando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções apresentadas e identificar quais estatutos realmente garantem os direitos dos grupos mencionados (crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência). a) Estatuto dos Refugiados, Estatuto da Igualdade Racial, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - O Estatuto dos Refugiados e o Estatuto da Igualdade Racial não se aplicam diretamente aos grupos citados. b) Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto do Idoso e Estatuto da Pessoa com Deficiência - Esta opção inclui os três grupos mencionados e é a mais completa. c) Estatuto do Índio, Estatuto da Pessoa com Deficiência, Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha - Embora inclua o Estatuto da Pessoa com Deficiência e o Estatuto do Idoso, não menciona o ECA. d) Estatuto da Igualdade Racial, Estatuto do Idoso e Estatuto da Pessoa com Deficiência - Não inclui o ECA, que é fundamental para a proteção das crianças e adolescentes. e) Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto da Pessoa com Deficiência e Lei Maria da Penha - Embora inclua o ECA e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a Lei Maria da Penha não se aplica diretamente aos grupos mencionados. Após essa análise, a opção que melhor representa os estatutos que protegem os grupos citados é: b) Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto do Idoso e Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: b) Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto do Idoso e Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De modo simplificado, o que fazem os orçamentos públicos? Marque a alternativa correta.
a) Registram como receita os lucros das empresas e dos bancos públicos e como despesas o dinheiro gasto com obras, manutenção de serviços públicos e investimentos nos setores essenciais para a população.
b) Funcionam como o orçamento das famílias: se está faltando verbas em uma área, é só tirar o dinheiro de uma área em que ele está sobrando e aplicar onde é preciso.
c) Funcionam como o orçamento das famílias: se as receitas são menores que as despesas, é preciso cortar os gastos essenciais, como saúde, educação e segurança pública.
d) Registram como receita os impostos e as taxas recolhidos dos cidadãos e como despesas o dinheiro gasto com obras, manutenção de serviços públicos e investimentos nos setores essenciais para a população.
e) Registram como receita os impostos e as taxas recolhidos dos cidadãos e como despesas o dinheiro gasto com obras públicas, como a construção de estradas, pontes, hospitais e postos de saúde etc.

É importante perceber que o procedimento empírico, base do senso comum, também está presente na ciência, mas de outra forma. A diferença é que:
a) na ciência, assim como no senso comum, o procedimento empírico é a base da produção do conhecimento. A diferença é que o senso comum opera observações formais e rigorosas, e o conhecimento científico é obtido por julgamentos de valor amparados em interpretações usuais da sociedade.
b) no senso comum, o procedimento empírico tem base nas observações cotidianas e em opiniões pessoais; já no conhecimento científico, tais procedimentos se fundamentam no saber popular, nas tradições, nos costumes e nas interpretações populares dos fenômenos e da realidade social.
c) tanto o conhecimento científico quanto o senso comum leva em conta protocolos rígidos de observação, levantamento de hipóteses, sequências de experimentos e análise de resultados. A diferença é que o conhecimento científico opera por meio do senso crítico.
d) na produção do conhecimento científico, as conclusões não são elaboradas apenas pela observação informal e pelas interações cotidianas como no senso comum, nele há protocolos de observação e é preciso testar hipóteses, por meio de experimentos, antes de qualquer conclusão ou generalização.
e) na produção do conhecimento científico, as conclusões são elaboradas exclusivamente por meio da observação informal e considerando as crenças e tradições, sendo que todas as conclusões e generalizações dependem da opinião dominante no contexto em que são produzidas.

Mais conteúdos dessa disciplina