Logo Passei Direto
Buscar
Exercício 9: Se o executado não for regularmente citado para o processo de execução:

A) O processo é válido, pois terá oportunidade de se defender quando foi intimado da realização da hasta pública.
B) O processo é válido, pois a citação é um pressuposto processual que somente se aplica ao processo de conhecimento.
C) O processo apresenta mera irregularidade, pois o executado não sofre qualquer prejuízo processual e poderá apresentar contestação a qualquer tempo.
D) O processo é anulável e cabe ao executado provar que a revelia lhe trouxe efetivo prejuízo.
E) É nula a execução, podendo ser decretada de ofício pelo juiz ou a requerimento da parte, independetemente de embargos à execução.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender a importância da citação no processo de execução. A citação é um ato essencial que garante ao executado o direito ao contraditório e à ampla defesa. Se o executado não for regularmente citado, isso pode afetar a validade do processo. Vamos analisar as alternativas: A) O processo é válido, pois terá oportunidade de se defender quando foi intimado da realização da hasta pública. - Incorreta, pois a citação é necessária para garantir o direito de defesa antes da hasta pública. B) O processo é válido, pois a citação é um pressuposto processual que somente se aplica ao processo de conhecimento. - Incorreta, pois a citação também é essencial no processo de execução. C) O processo apresenta mera irregularidade, pois o executado não sofre qualquer prejuízo processual e poderá apresentar contestação a qualquer tempo. - Incorreta, pois a falta de citação não é uma mera irregularidade e pode levar à nulidade do processo. D) O processo é anulável e cabe ao executado provar que a revelia lhe trouxe efetivo prejuízo. - Incorreta, pois a falta de citação gera nulidade, independentemente de prova de prejuízo. E) É nula a execução, podendo ser decretada de ofício pelo juiz ou a requerimento da parte, independentemente de embargos à execução. - Correta, pois a falta de citação torna a execução nula, e o juiz pode declarar essa nulidade. Portanto, a alternativa correta é: E) É nula a execução, podendo ser decretada de ofício pelo juiz ou a requerimento da parte, independentemente de embargos à execução.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D) O processo é anulável e cabe ao executado provar que a revelia lhe trouxe efetivo prejuízo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Exercício 1: Quanto à execução no Processo Civil, a legislação sobre a matéria estabelece:
A) A penhora de crédito representado por letra de câmbio, nota promissória, duplicata, cheque ou outros títulos far-se-á exclusivamente pela apreensão do documento, podendo o juiz determinar, como medida preparatória do ato, a intimação do terceiro devedor para que não pague ao executado, seu credor e do executado, credor do terceiro, para que não pratique ato de disposição do crédito.
B) Não constitui violação dos deveres da parte a conduta do executado que, intimado, não indica ao juiz bens sujeitos à penhora.
C) Na execução por quantia certa, os honorários advocatícios de 10% serão fixados de plano pelo juiz ao despachar a petição inicial, cujo valor será reduzido pela metade se o executado pagar integralmente o valor, no prazo de três dias da citação ou poderá ser elevado a 20% quando rejeitados os embargos à execução ou, quando não opostos, levando-se em conta o trabalho realizado pelo advogado do exequente, conforme se constatar ao final do procedimento executivo.
D) Antes de adjudicados ou alienados os bens, o executado pode, a todo tempo, remir a execução, pagando ou consignando a importância atualizada da respectiva avaliação, acrescida das despesas decorrentes do leilão, inclusive honorários do leiloeiro.
E) São absolutamente impenhoráveis os vencimentos, subsídios, soldos, salários, remunerações, proventos de aposentadoria, pensões, pecúlios e montepios, bem como as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e de sua família, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal, exceto para pagamento de prestação alimentícia, independentemente de sua origem.

Mais conteúdos dessa disciplina