Logo Passei Direto
Buscar
2. Quanto à Primeira Tópica Freudiana, associe as três instâncias da mente com suas definições:
I - abrange os elementos psíquicos cuja acessibilidade à consciência é, para muitos autores, impossível de ser acessada de forma direta, racional e clara.
II - compreende os elementos mentais prontamente acessíveis à mente atenta; segundo a metáfora freudiana do iceberg, esta instância seria a parte do iceberg que fica para fora d'água.
III - é considerada uma instância intermediária entre as duas outras; considera-se que todo material que fora consciente, no momento seguinte passa para essa instância intermediária, na qual estão conteúdos que não estão conscientes (embora possam se tornar conscientes sem grandes barreiras) e que não foram recalcados nas 'águas profundas' do inconsciente.
a) I-inconsciente, II-consciente, III-pré-consciente
b) I-inconsciente, II-pré-consciente, III-subconsciente
c) I-pré-consciente, II-inconsciente, III-subconsciente
d) I-pré-consciente, II-consciente, III-inconsciente
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada item e suas definições: I - "Abre os elementos psíquicos cuja acessibilidade à consciência é, para muitos autores, impossível de ser acessada de forma direta, racional e clara." - Esta definição se refere ao inconsciente. II - "Compreende os elementos mentais prontamente acessíveis à mente atenta; segundo a metáfora freudiana do iceberg, esta instância seria a parte do iceberg que fica para fora d'água." - Esta definição se refere ao consciente. III - "É considerada uma instância intermediária entre as duas outras; considera-se que todo material que fora consciente, no momento seguinte passa para essa instância intermediária, na qual estão conteúdos que não estão conscientes (embora possam se tornar conscientes sem grandes barreiras) e que não foram recalcados nas 'águas profundas' do inconsciente." - Esta definição se refere ao pré-consciente. Agora, vamos correlacionar as definições com as instâncias: - I - Inconsciente - II - Consciente - III - Pré-consciente Portanto, a alternativa correta é: a) I-inconsciente, II-consciente, III-pré-consciente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: a) I-inconsciente, II-consciente, III-pré-consciente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

4. Sobre as características do processo primário do inconsciente, é INCORRETO afirmar:
a) Ausência de cronologia: no inconsciente a cronologia não existe. Na vivência onírica podem ocorrer casos em que o tempo e o espaço estejam totalmente desorganizados ou inexistentes. O inconsciente não reconhece passado nem futuro, mas apenas um presente. Todas as tendências são vividas pelo inconsciente no tempo atual, inclusive quando se referem ao passado ou ao futuro.
b) Ausência de conceito de contradição: O princípio da não-contradição não funciona no inconsciente, pois nele não há lugar para negação, esta só acontece pelo trabalho da censura, que está na fronteira com outro sistema. Inconscientemente, podem conviver ódio e amor ao mesmo tempo sem que um atrapalhe o outro.
c) Linguagem simbólica: Quando o inconsciente tem que dizer, expressa-o em forma moderna, raramente usando símbolos. É possível conhecer a exatidão da mensagem inconsciente, porque o inconsciente formula discursos coerentes e completos, do ponto de vista da lógica racional.
d) Igualdade de valores para a realidade interna e a externa, ou supremacia da primeira. Nos psicóticos e neuróticos a realidade interna é tão ou mais valorizada que a externa. O psicótico que vive a fantasia de ser mulher tem nela algo que é tanto ou mais válido do que sua personalidade real. Também o psicótico que se crê milionário vive uma realidade interna mais válida do que a externa.

Mais conteúdos dessa disciplina