Logo Passei Direto
Buscar

Francês

Outros
De acordo com o Parecer CEB n.º 15/1998, é correto afirmar que a preparação básica para o trabalho, prevista no artigo 35 da LDB, (A) destina-se exclusivamente àqueles que já estão no mercado de trabalho ou que nele ingressarão a curto prazo. (B) será preparação para o exercício de profissões específicas ou para ocupação de postos de trabalho determinados. (C) está vinculada a alguns componentes curriculares em particular, não a todos, pois o “trabalho” é obrigação de conteúdos determinados. (D) destina-se aos alunos matriculados em escolas de ensino técnico profissional, portanto, direcionada a um grupo que já está ingressando no mercado de trabalho. (E) destacará a relação da teoria com a prática e a compreensão dos processos produtivos enquanto aplicações das ciências, em todos os conteúdos curriculares.

User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com o Parecer CEB n.º 15/1998, a preparação básica para o trabalho, prevista no artigo 35 da LDB, será preparação para o exercício de profissões específicas ou para ocupação de postos de trabalho determinados, ou seja, a alternativa correta é a letra B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação à escola segundo os paradigmas do consenso e do conflito, analise as seguintes afirmacoes.
De acordo com Gomes, está correto o que se afirma em
I. Na escola, existem e coexistem duas estruturas: formal e informal. Um exemplo da estrutura formal encontra-se em situações em que um professor, em virtude de seu amplo e profundo conhecimento das relações informais da escola, torna-se mais importante que um administrador.
II. O paradigma do conflito enfatiza as tensões e oposições entre professores e estudantes. A escola é vista como uma instituição que impõe certos valores e padrões culturais ao aluno.
III. O paradigma do consenso enfatiza os valores comuns e a cooperação entre professores e alunos, de modo que a escola funcione como elemento de integração e continuidade entre gerações.
(A) I, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

Saviani afirma que o “lema ‘aprender a aprender’, tão difundido na atualidade, remete ao núcleo das ideias pedagógicas escolanovistas.”.
Segundo esse autor, o “aprender a aprender”,
(A) no âmbito do escolanovismo, ligava-se à necessidade de constante atualização exigida pela necessidade de ampliar a esfera da empregabilidade.
(B) atualmente, no processo de ensino e aprendizagem, provoca um deslocamento do eixo: o professor passa a ser aquele que ensina e deixa de ser o auxiliar do aluno em seu próprio processo de aprendizagem.
(C) no contexto atual, é ressignificado, já não significa adquirir a capacidade de buscar conhecimentos por si mesmo, ocupar um lugar e cumprir um papel determinado em uma sociedade entendida como um organismo.
(D) na atualidade, significa assimilar determinados conhecimentos, isto é, o mais importante é ensinar e aprender os conteúdos curriculares previstos pelos programas de cada sistema de ensino.
(E) no contexto atual, refere-se à valorização dos processos de convivência entre as crianças e os adultos e da adaptação do indivíduo à sociedade vista como um organismo em que cada um tem um lugar e um papel definido a cumprir.

Com relação à formação contínua de professores, analise as seguintes afirmações.
De acordo com Perrenoud, está correto o que se afirma em
I. Formar-se é fazer cursos de forma ativa, sem, necessariamente, ter de repensar as práticas profissionais.
II. Entre os procedimentos pessoais e coletivos de autoformação, podem-se mencionar, entre outros, a leitura, a experimentação, a inovação e o trabalho em equipe.
III. A prática reflexiva diz respeito a uma vontade de aprender metodicamente com a experiência e de transformar sua prática a cada ano.
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

Segundo Perrenoud, “[...] sob as aparências da continuidade, as práticas pedagógicas mudam lenta, mas profundamente. Ao longo das décadas, elas:
(A) exigem uma disciplina cada vez mais estrita, deixando pouca liberdade aos alunos.
(B) vinculam-se mais à adaptação do aluno à sociedade, um pouco menos ao desenvolvimento da pessoa.
(C) concebem progressivamente o ensino como uma sucessão de lições, desconsiderando a organização de situações de aprendizagem.
(D) direcionam-se a um planejamento didático mais rígido, sem negociação com os alunos, e desconsiderando ocasiões e aportes imprevisíveis.
(E) visam cada vez mais frequentemente a construir competências, para além dos conhecimentos que mobilizam.

Em A educação em novas perspectivas sociológicas, Gomes retoma algumas ideias de um importante autor.
Gomes menciona que, segundo esse autor, “[...] A educação pode ajudar o homem a ser sujeito. Não qualquer tipo de educação, mas uma educação crítica e dirigida à tomada de decisões e à responsabilidade social e política. Uma educação baseada no diálogo e não no monólogo.” Nesse trecho, Gomes está fazendo menção a
(A) Paulo Freire.
(B) Jean Piaget.
(C) Cipriano Luckesi.
(D) Henri Wallon.
(E) L. S. Vygotsky.

Com relação ao projeto pedagógico-curricular, de acordo com o que afirmam Libâneo et alii, assinale a alternativa correta.
(A) O projeto é construído individualmente, ou seja, cada professor, voltando-se para sua especialidade, constrói o projeto de forma autônoma.
(B) Para garantir a autonomia da equipe, é preciso desconsiderar o já instituído (currículos, conteúdos, métodos etc.).
(C) A característica instituinte do projeto significa que ele institui, estabelece, cria objetivos, procedimentos, instrumentos, modos de agir, formas de ação, estruturas, hábitos, valores.
(D) Elaborado para evitar mudanças institucionais, do comportamento e das práticas dos professores ao longo do ano letivo, o projeto é um documento acabado, concluído e definitivo.
(E) A formulação do projeto pedagógico-curricular não é prática educativa, mas contribui no processo de aprendizagem efetiva dos alunos.

Segundo Libâneo et alii, o currículo real refere-se
(A) ao que é estabelecido pelos sistemas de ensino, expresso em diretrizes curriculares, nos objetivos e nos conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo.
(B) àquilo que, de fato, acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.
(C) àquelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e são provenientes da experiência cultural, dos valores etc.
(D) aos conteúdos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Educação e concretizados pela elaboração da Proposta Curricular do Estado de São Paulo.
(E) aos conceitos, às definições e às metodologias desenvolvidos ou validados pelos diferentes órgãos de fomento científico.

Na ação docente, de acordo com Rios, construir a felicidania, entre outras coisas, é:
Está correto o contido em
I. reconhecer o outro, o qual, para o professor, na relação docente, é o aluno. É preciso considerar o aluno na perspectiva da igualdade na diferença, que é o espaço da justiça e da solidariedade;
II. traçar e desenvolver um projeto individual de trabalho. Um projeto de escola é a soma de projetos individuais, os quais, em última análise, têm por finalidade a superação de dificuldades de aprendizagem;
III. lutar pela criação e pelo aperfeiçoamento de condições viabilizadoras do trabalho de boa qualidade. Essas condições encontram-se unicamente no docente, não dizem respeito à infraestrutura do local de trabalho.
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

Considerando-se as sete categorias básicas de construção do conhecimento, na perspectiva dialética, analise as informações a seguir.
De acordo com Vasconcellos, as informações, correta e respectivamente, referem-se à
É o amplo e complexo processo de estabelecimento de relações entre o objeto de conhecimento e as representações mentais prévias e as necessidades do sujeito.
É a exigência, no processo de conhecimento, da atividade do aluno para ser sujeito do próprio conhecimento (agir para conhecer), e da articulação do objeto com a prática social mais ampla (objeto-realidade).
É a postura do professor no sentido de, ao invés de dar pronto, levar o aluno a pensar, a partir do questionamento de suas percepções, representações e práticas.
(A) Criticidade; à Historicidade; à Práxis.
(B) Significação; à Práxis; à Problematização.
(C) Historicidade; à Criticidade; à Significação.
(D) Problematização; à Práxis; à Significação.
(E) Significação; à Criticidade; à Continuidade-Ruptura.