Logo Passei Direto
Buscar
1) Os transformadores são dispositivos que fazem a conversão da potência elétrica através da ação do campo magnético gerado. Naturalmente, não é possível construir os transformadores ideais; assim, apenas os transformadores reais podem ser construídos. Em relação aos transformadores reais, analise as afirmativas a seguir. I. Em um transformador real, podemos considerar que o fluxo concatenado total através de uma bobina é simplesmente o produto entre número de espiras e o fluxo. II. Para converter um transformador real em um transformador ideal, uma das condições é que não haja correntes parasitas e nem histerese no núcleo do transformador. III. A corrente necessária para produzir fluxo no núcleo ferromagnético de um transformador consiste somente na corrente de magnetização. IV. A tensão induzida em um transformador real é a relação da variação do fluxo concatenado na bobina pelo tempo. É correto o que se afirma em: II e IV, apenas.

II e IV, apenas
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre transformadores reais: I. Em um transformador real, podemos considerar que o fluxo concatenado total através de uma bobina é simplesmente o produto entre número de espiras e o fluxo. Falso. O fluxo concatenado total é influenciado por outros fatores, como a presença de perdas e a não idealidade do núcleo. II. Para converter um transformador real em um transformador ideal, uma das condições é que não haja correntes parasitas e nem histerese no núcleo do transformador. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois a eliminação de correntes parasitas e histerese é uma condição para se aproximar do comportamento ideal. III. A corrente necessária para produzir fluxo no núcleo ferromagnético de um transformador consiste somente na corrente de magnetização. Falso. A corrente de magnetização é uma parte da corrente total, mas não é a única corrente que flui, pois também existem perdas que contribuem para a corrente total. IV. A tensão induzida em um transformador real é a relação da variação do fluxo concatenado na bobina pelo tempo. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois a tensão induzida é dada pela lei de Faraday, que relaciona a variação do fluxo magnético com a tensão. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são II e IV. Portanto, a alternativa correta é: II e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A afirmativa correta é: II e IV, apenas. Explicação: I. Em um transformador real, o fluxo concatenado total através de uma bobina não é simplesmente o produto entre número de espiras e o fluxo, pois existem perdas de fluxo no núcleo e no ar. II. Para converter um transformador real em um transformador ideal, é necessário que não haja correntes parasitas e nem histerese no núcleo do transformador. III. A corrente necessária para produzir fluxo no núcleo ferromagnético de um transformador consiste na corrente de magnetização e na corrente que flui na carga. IV. A tensão induzida em um transformador real é a relação da variação do fluxo concatenado na bobina pelo tempo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

4) Considere um transformador monofásico real de 130/1950 V, 60 Hz e 45 kVA, com uma reatância de magnetização de , quando medida nos terminais de 130 V. O primeiro enrolamento tem uma reatância de dispersão de e o segundo enrolamento tem uma reatância de dispersão de . Em relação às informações desse transformador, analise as afirmativas a seguir. I. Considerando o enrolamento secundário aberto e uma tensão de 130 V aplicada no primeiro enrolamento, a corrente primária será de 3,25 A. II. Considerando o enrolamento secundário em curto-circuito, a corrente primária será de 346,15 A. III. Considerando o enrolamento secundário aberto e uma tensão de 130 V aplicada no primeiro enrolamento, a tensão secundária será de 1950 V. IV. Considerando o segundo enrolamento em aberto, para facilitar os cálculos podemos utilizar a técnica de circuito equivalente e refletir a reatância do enrolamento secundário para o primário. É correto o que se afirma em: I, II e IV, apenas.

I, II e IV, apenas

7) Dois ensaios foram realizados em um transformador monofásico real de 60 MVA com uma tensão nominal de placa 6 kV/58 kV. O primeiro ensaio realizado foi o de curto-circuito no lado de baixa tensão, e os seguintes resultados foram obtidos: 464 V, 4,15 A e 154 W. Posteriormente, foi realizado um ensaio de circuito vazio a partir do lado de baixa tensão no qual foram obtidos os seguintes resultados: 6 kV, 44,3 A e 193 W. De acordo com o texto, analise as afirmativas a seguir. I. A regulação da tensão se o transformador estiver trabalhando na tensão e cargas nominais, será de 0,89%. II. A regulação da tensão se o transformador estiver trabalhando na tensão e cargas nominais será de 0,75%. III. A regulação da tensão se o transformador estiver trabalhando na tensão nominal e carga com fator de potência 0,8 será de -5,49%. IV. A regulação da tensão se o transformador estiver trabalhando na tensão e carga com fator de potência 0,8 será de -3,02%. É correto o que se afirma em: I e III, apenas.

I e III, apenas

Mais conteúdos dessa disciplina