Logo Passei Direto
Buscar
Considerando esses comentários e os conteúdos abordados no livro História da Literatura Universal sobre as características da Epopeia de Gilgamesh, analise as afirmativas abaixo:
I. Gilgamesh narra as aventuras de Gilgamesh, o mais ilustre rei da Suméria.
II. Gilgamesh desce ao fundo do oceano em busca de uma planta que lhe garantiria a imortalidade.
III. O conteúdo da Epopeia de Gilgamesh possui muitas semelhanças com o texto da Bíblia judaico-cristã.
IV. De todas as narrativas bíblicas, apenas os eventos da criação não constam em textos de outras culturas.
I, II e IV
II e III
II, III e IV
III e IV
I, II, III
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a II, que afirma que Gilgamesh desce ao fundo do oceano em busca de uma planta que lhe garantiria a imortalidade. As outras afirmativas estão incorretas: - A afirmativa I está incorreta, pois a Epopeia de Gilgamesh narra as aventuras de Gilgamesh, mas ele não era o mais ilustre rei da Suméria, e sim da cidade de Uruk. - A afirmativa III está incorreta, pois embora haja algumas semelhanças entre a Epopeia de Gilgamesh e a Bíblia judaico-cristã, não se pode afirmar que o conteúdo da Epopeia possui muitas semelhanças com o texto da Bíblia. - A afirmativa IV está incorreta, pois há outros eventos bíblicos que também constam em textos de outras culturas, como o Dilúvio Universal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o poema a seguir: Chuva de verão Uma gota caiu na macieira, Outra – no telheiro; Algumas beijavam os beirais Fazendo rir as cumeeiras. Outras foram engrossar o córrego, Que fora engrossar o mar; Pensei: fossem pérolas, Que colares não formavam! Assentado o pó nos aéreos caminhos, Os pássaros cantaram mais alegres, O sol jogou longe seu chapéu, E os pomares despiram seus brilhos. As brisas trouxeram magoados alaúdes E na alegria os mergulharam – O Oriente, então mostrou uma bandeira apenas E, da festa, anunciou o final. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DICKINSON, Emily. Poemas de Emily Dickinson. Trad. Ivo Bender. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2002. s. p. O poema mencionado é representativo da poética da escritora norte-americana Emily Dickinson. Considerando os versos e os conteúdos do livro-base História da Literatura Universal, sobre o poema citado e a poesia de Dickinson, analise as afirmativas a seguir: I. O poema evidencia a temática da natureza, tão cara à poeta, apresentando um ambiente de harmonia e equilíbrio, em contato com o ambiente natural. II. A construção imagética é constante no poema, constituindo-se de uma sequência de quadros elaborados de forma concisa, clara e inovadora. III. A temática da morte evidencia-se, de forma literal, na última estrofe, contrariando o tom ameno das estrofes anteriores. IV. A poeta evidencia a intervenção divina no funcionamento da natureza, sobre a qual o homem não tem poder algum, ficando subjugado às suas intempéries, o que desencadeia um sentimento de impotência e pessimismo. Estão corretas apenas as afirmativas:
I e III
I e II
II e III
I e IV

Leia a citação: “O domínio próprio da tragédia situa-se nessa zona fronteiriça onde os atos humanos vêm articular-se com as potências divinas, mas onde revelam seu verdadeiro sentido, ignorado até por aqueles que os praticam e por eles são responsáveis, inserindo-se numa ordem que ultrapassa o homem e a ele escapa”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VERNANT, Jean-Pierre; VIDAL-NAQUET, Pierre. Mito e Tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Brasiliense, 1988. p. 17. A citação de Jean Pierre Vernant e Pierre Vidal-Naquet comentam sobre o sentido da tragédia. Na Poética, Aristóteles descreve as características da tragédia, mencionando a catarse como um dos seus elementos centrais. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base História da Literatura Universal sobre a catarse, é correto afirmar que:
é o processo de alívio e purificação experimentado pelo público diante da punição da personagem que cometeu uma ação incorreta aos olhos dos deuses.
é o sentimento de satisfação em face da identificação do público com uma personagem virtuosa da tragédia, a qual segue estritamente as regras prescritas pelos deuses.
é o sentimento de ódio ao vilão da tragédia que cometeu uma ação considerada radicalmente estranha à cultura do público.
é a revolta do público pela condenação injusta sofrida pela personagem, sinalizando uma ruptura em relação às regras divinas.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Medeia – [...] De todos os seres que respiram e pensam, nós outras, as mulheres, somos as mais miseráveis, pois temos de comprar um marido com a perda de nossa pátria, e é preciso que ele nos saia bom, pois não é lícito repudiá-lo. Se ele se sai bem, nossa vida é feliz; se não, é a morte que nos espera. E o homem, se não gosta de sua esposa, pode mandá-la embora, sem temor de desgraça. Eis por que se diz que a nossa vida é muito mais infeliz que a dos homens. E se alguém tem um modo de escapar a isso, é um grande lucro para a mulher. Se não, é melhor morrer. E o que é mais vergonhoso, é que a opinião pública nos obriga a concordar com isso.” Eurípides. Medeia. In: ______. Tragédias. Trad. Jaa Torrano. São Paulo: Perspectiva, 2002. p. 9. O fragmento de texto apresenta um trecho da tragédia Medeia, de Eurípides, que aborda a condição feminina na Grécia Antiga. Considerando o fragmento e os conteúdos do livro- base História da Literatura Universal sobre a tragédia grega, é correto afirmar que:
As mulheres na Grécia Antiga tinham plena autonomia e liberdade em suas relações matrimoniais, não sofrendo qualquer tipo de opressão ou discriminação.
A tragédia grega frequentemente abordava questões relacionadas à condição feminina, evidenciando a submissão e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na sociedade da época.
A tragédia grega não abordava questões sociais ou políticas, limitando-se a temas mitológicos e religiosos.
A condição feminina na Grécia Antiga era caracterizada pela plena igualdade de direitos em relação aos homens, não havendo distinções ou desigualdades de gênero.

Considerando os versos citados e os conteúdos do livro-base História da Literatura Universal a respeito da Odisseia, de Homero, e dos Trabalhos e os dias, de Hesíodo, leia as afirmativas a seguir. I. Graças à obra de Homero, a palavra odisseia adquiriu o significado de “viagem longa e atribulada”. II. Os trabalhos e os dias tratam das origens do cosmo e dos deuses, além de guerras e aventuras entre reis e entidades mitológicas. III. A Odisseia narra as aventuras de Ulisses durante a guerra de Troia, como sua luta com Heitor, herói troiano morto por ele. IV. Os Trabalhos e os dias é uma obra que ensina técnicas de cultivo, regras de educação destinada a um público mais simples do que o de Homero. Estão corretas apenas as afirmativas:
II e III
I e III
III e IV
I e IV
II e IV
a. II e III
b. I e III
c. III e IV
d. I e IV
e. II e IV

Leia a citação e as informações do livro-base História da Literatura Universal sobre as características do Realismo, leia as afirmativas a seguir e assinale (V) para as afirmativas verdadeiras ou (F) para as afirmativas falsas:
I. ( ) O Realismo procura fazer uma análise objetiva da realidade social.
II. ( ) A linguagem rebuscada e ornamental representa a complexidade com que os escritores realistas buscavam retratar a realidade de seu contexto sócio-histórico.
III. ( ) Correntes científico-filosóficas como o positivismo, o determinismo e o darwinismo influenciam a postura analítica e racional dos escritores realistas.
IV. ( ) O pensamento cientificista que orientou os escritores realistas fez com que estes percebessem o homem como produto do seu meio e, por esse motivo, buscaram uma arte mais comprometida com a crítica social.
V. ( ) O Naturalismo foi uma corrente literária que surgiu juntamente com o Realismo e que se opôs a ele, por manter o sentimentalismo romântico na abordagem da realidade.
Agora, marque a sequência correta:
I. (V) O Realismo procura fazer uma análise objetiva da realidade social.
II. (F) A linguagem rebuscada e ornamental representa a complexidade com que os escritores realistas buscavam retratar a realidade de seu contexto sócio-histórico.
III. (V) Correntes científico-filosóficas como o positivismo, o determinismo e o darwinismo influenciam a postura analítica e racional dos escritores realistas.
IV. (V) O pensamento cientificista que orientou os escritores realistas fez com que estes percebessem o homem como produto do seu meio e, por esse motivo, buscaram uma arte mais comprometida com a crítica social.
V. (F) O Naturalismo foi uma corrente literária que surgiu juntamente com o Realismo e que se opôs a ele, por manter o sentimentalismo romântico na abordagem da realidade.
a) F – V – V – V – F
b) V – F – F – V – V
c) V – F – V – V – F
d) V – F – V – V – V
e) F – F – V – F – V

Leia os versos a seguir:
“Canto I
No meio do caminho desta vida
me vi perdido numa selva escura,
solitário, sem sol e sem saída

Ah, como armar no ar uma figura
dessa selva selvagem, dura, forte,
que, só de eu a pensar, me desfigura?

É quase tão amargo como a morte;
mas para expor o bem que eu encontrei,
outros dados darei da minha sorte.

Não me recordo ao certo como entrei,
tomado de uma sonolência estranha,
quando a vera vereda abandonei.
.................................................................”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALIGHIERI, Dante. Canto I – Inferno. Divina Comédia. Trad. Augusto de Campos. In: CAMPOS, A. Invenção. São Paulo: Arx, 2003, p.193.
No trecho, estão reproduzidos os primeiros versos da Divina Comédia, escrita no século XIV, por Dante Alighieri. Essa obra marca um período decisivo de mudanças na Europa. Considerando os versos citados e os conteúdos do livro-base História da Literatura Universal, entre as mudanças que surgem nesse período, estão:
a descoberta das Américas, o início da acumulação do capital e a consolidação do Renascimento.
a ascensão de Carlos Magno, o incentivo às produções intelectuais e a redação da Canção de Rolando.
a consolidação das colônias americanas, o surgimento da prensa tipográfica e a redação d’ Os Lusíadas, de Luís de Camões.
o declínio da Idade Média, a urbanização de várias regiões da Europa e o início da retomada dos ideais da cultura greco-romana.
a) a descoberta das Américas, o início da acumulação do capital e a consolidação do Renascimento.
b) a ascensão de Carlos Magno, o incentivo às produções intelectuais e a redação da Canção de Rolando.
c) a consolidação das colônias americanas, o surgimento da prensa tipográfica e a redação d’ Os Lusíadas, de Luís de Camões.
d) o declínio da Idade Média, a urbanização de várias regiões da Europa e o início da retomada dos ideais da cultura greco-romana.

Leia a citação:
“O domínio próprio da tragédia situa-se nessa zona fronteiriça onde os atos humanos vêm articular-se com as potências divinas, mas onde revelam seu verdadeiro sentido, ignorado até por aqueles que os praticam e por eles são responsáveis, inserindo-se numa ordem que ultrapassa o homem e a ele escapa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VERNANT, Jean-Pierre; VIDAL-NAQUET, Pierre. Mito e Tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Brasiliense, 1988. p. 17.
A citação de Jean Pierre Vernant e Pierre Vidal-Naquet comentam sobre o sentido da tragédia. Na Poética, Aristóteles descreve as características da tragédia, mencionando a catarse como um dos seus elementos centrais. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base História da Literatura Universal sobre a catarse, é correto afirmar que:
é o processo de alívio e purificação experimentado pelo público diante da punição da personagem que cometeu uma ação incorreta aos olhos dos deuses.
a) é o processo de alívio e purificação experimentado pelo público diante da punição da personagem que cometeu uma ação incorreta aos olhos dos deuses.

Leia a citação a seguir:
“Kitâb el-Mayytûn, literalmente Livro dos Mortos, foi o nome árabe empregado pelos violadores das necrópoles dos faraós para todo rolo de papiro encontrado nas tumbas. Nome muito genérico evidentemente, pois os papiros tratavam dos mais variados assuntos, de receituário mágico a contrato de cessão de terras, de projeto arquitetônico a estudos médicos ou matemáticos. Este termo foi acolhido no século passado [séc. XIX] pelos pioneiros das pesquisas de egiptologia e assim convencionalmente permaneceu, limitado, contudo, à miscelânea de fórmulas, difundidas no Novo Império [egípcio], voltadas para proteger o defunto contra os perigos do reino dos mortos, além de ser um texto útil para os vivos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RACHEWILTZ, Boris de (introdução, notas e tradução). Il Libro dei Morti degli antichi egizi. 2ªed. Roma: 2001, p. 11 (trad. autor da questão). Tendo como referência as informações mencionadas e a leitura de seu livro-base História da Literatura Universal, leia as afirmativas a seguir, assinalando (V) ia ou não para Aaru, o paraíso. II. ( ) Os textos que integram o que hoje se denomina Livro dos mortos não foram escritos por um único autor nem são todos da mesma época histórica. III. ( ) O Livro dos Mortos continha instruções de como falar, respirar e beber no Além. IV. ( ) Depois de ser embalsamado por Anúbis, que entoava cantos para sua ressuscitação, Osíris se tornou senhor dos mortos. Agora, marque a sequência correta: Nota: 0.0Você não pontuou essa questão V – F – V – V V– V – V – F F – V – V – V F – F – V – V

V – F – V – V
V– V – V – F
F – V – V – V
F – F – V – V

Mais conteúdos dessa disciplina