Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto abaixo: “A memória é dividida de duas grandes formas: explícita e implícita. O hipocampo é necessário para a formação das memórias explícitas, ao passo que várias outras regiões do cérebro, incluindo o estriado, a amígdala e o núcleo accumbens, estão envolvidos na formação das memórias implícitas. A formação de todas as memórias requer alterações morfológicas nas sinapses: novas sinapses devem ser formadas ou antigas precisam ser fortalecidas. Considera-se que essas alterações reflitam a base celular subjacente das memórias persistentes.” LOMBROSO, PAULO. Braz. J. Psychiatry 26 (3). Set 2004 Com relação às sinapses, é correto afirmar:
a) Dependem do impulso elétrico, e os neurotransmissores apenas mantêm a sinapse unida.
b) São bidirecionais, ambos os neurônios pré e pós-sinápticos liberam neurotransmissores e possuem neurorreceptores.
c) São unidirecionais, a membrana pré-sináptica libera neurotransmissores e a pós-sináptica possui neurorreceptores.
d) São unidirecionais, a membrana pré-sináptica possui neurorreceptores e a pós-sináptica libera neurotransmissores.
e) Um adulto apresenta sinapses elétricas.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra c) São unidirecionais, a membrana pré-sináptica libera neurotransmissores e a pós-sináptica possui neurorreceptores. As sinapses são as conexões entre os neurônios, e a transmissão de informações ocorre por meio de neurotransmissores, que são liberados pela membrana pré-sináptica e se ligam aos neurorreceptores da membrana pós-sináptica. Essa transmissão é unidirecional, ou seja, ocorre apenas em uma direção, da membrana pré-sináptica para a pós-sináptica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A questão refere-se ao neurônio a seguir. A sequência que apresenta o sentido correto de propagação do impulso nervoso em um neurônio é
a) I II III→ →
b) I III II→ →
c) II I III→ →
d) III II I→ →

Na cadeia de propagação do impulso nervoso, na ordem de passagem do impulso pelo neurônio, podemos afirmar corretamente que o corpo celular é a estrutura neuronal que o recebe
a) por último, passando-o para um novo neurônio.
b) intermediariamente, passando-o para o dendrito.
c) primeiro, passando-o para o axônio.
d) intermediariamente, passando-o para o axônio.

Considerando o sistema nervoso dos seres humanos, percebe-se que essa estrutura ora apresenta fronteiras bem delimitadas entre os seus constituintes, ora se apresenta difundida pelos demais sistemas corpóreos. Esse arcabouço tem por função o controle da relação entre o organismo e o meio em que vive na tentativa de estabelecer uma condição de homeostase interna. Com base nos conhecimentos sobre o sistema nervoso, assinale a alternativa correta.
a) O Sistema Nervoso Parassimpático estimula o cerebelo a produzir neurotransmissores que preparam um animal, por exemplo, para enfrentar um perigo, deixando-o pronto para lutar ou fugir.
b) O coração é estimulado pelo Sistema Nervoso Autônomo Simpático e inibido pelo Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático, enquanto que, na musculatura do tubo digestório, ocorre o inverso.
c) O Sistema Nervoso Central Somático, formado pelo encéfalo e por glândulas, tem por funções receber, integrar e relacionar os impulsos elétricos provenientes do ambiente externo.
d) O hipotálamo é uma região da medula que tem por função ajustar os impulsos elétricos produzidos pelo cérebro, de forma a coordenar os movimentos, a postura, o equilíbrio e o tônus muscular do corpo.
e) Os nervos que conduzem os impulsos elétricos produzidos pelo Sistema Nervoso Central, têm por funções controlar as contrações dos músculos liso e cardíaco e também a liberação de hormônios, como a melatonina.

Mais conteúdos dessa disciplina