Com base nos textos apresentados, analise as sentenças a seguir: I- A língua na perspectiva apontada pelo texto 1, é ampara pelo "dialogismo", explorado nas obras bakhtinianas. Logo, os professores, embasados na concepção do texto 1, preparariam atividades capazes de promover o diálogo entre os diversos discursos que perpassam a sociedade. II- A concepção apresentada no texto 2 fundamenta que as aulas de língua portuguesa permitem que o aluno fale corretamente. Essa prática pedagógica inclui exercícios de fixação e correção constante na prática tanto oral quanto escrita, com o objetivo de que o aprendiz transite nas mais variadas esferas sociais. III- O texto 2 fundamenta atividades em que os alunos percebam a prática de linguagem, oral e escrita, como atividade social. De acordo com essa concepção, a escolha da forma linguística e textual está diretamente ligada a fatores externos à língua, o que exige que sejam desenvolvidas na escola atividades de análise dos estratos fonético, fonológico, morfológico e sintático da língua. Assinale a alternativa CORRETA: A Somente a sentença III está correta. B Somente a sentença I está correta. C As sentenças II e III estão corretas. D Somente a sentença II está correta.
Bakhtin, filósofo e teórico russo, foi uma das figuras mais importantes para a reflexão da linguagem humana enquanto prática de interação social, sob um ponto de vista tanto diacrônico quanto sincrônico. Com relação à contribuição teórica de Bakhtin para a compreensão da linguagem, assinale a alternativa CORRETA: A Os conceitos de dialogismo e da teoria da enunciação contribuem para compreendermos os gêneros discursivos na perspectiva bakhtiniana, com enfoque no modo tradicional de pensar de forma estrutural e desvinculada à realidade social. B A linguagem é compreendida a partir de uma dimensão sociointeracional, com foco especial nas teorias da enunciação e dos gêneros discursivos. C A natureza da linguagem é comunicacional, o que envolve um locutor ativo no processo de produção do texto (seja oral ou escrito, formal ou informal) e do receptor passivo no processo de leitura ou escuta. D O pensamento bakhtiniano concebe a linguagem a partir de uma concepção como expressão do pensamento, pois apenas o sujeito que pensa se comunica.
Leia o texto a seguir para responder esta questão: "É vivendo a vida com os textos, isto é, atuando e nos comunicando nos diferentes campos/ esferas de atividade pelas quais circulamos em nosso cotidiano - em casa, no trabalho, estudando, informando-nos por meio do jornalismo, consumindo, apreciando e fruindo obras de arte, divertindo-nos - que enunciamos e materializamos nossos textos orais, escritos e multimodais. Os gêneros de discurso nos servem nesses momentos, pois são as formas de dizer mais ou menos estáveis em nossa sociedade. Todos os cidadãos sabem o que são e reconhecem notícias, anúncios, bulas de remédio, cheques, livros didáticos, bilhetes etc." A partir da concepção apresentada no texto, assinale a alternativa CORRETA que melhor representa o trabalho com gêneros do discurso na escola:
A Permite um trabalho pedagógico voltado à prática comunicativa, a qual considera aspectos valorativo-ideológicos presentes no texto, enunciados a partir de recursos linguísticos, textuais e discursivos. B Possibilita exclusivamente atividades de escrita de redação escolar, cujo conteúdo linguístico torna-se abstrato para o aluno, já que a finalidade única é a de atender aos parâmetros da norma gramatical padrão. C Representa o estudo da gramática prescritiva em substituição da gramática descritiva, a fim de englobar os usos corretos da língua em atividade de interpretação e produção de textos. D Exclui o estudo dos aspectos gramaticais da língua para tratar exclusivamente dos aspectos discursivos, que são situados no processo de interação verbal entre falante/escritor e ouvinte/leitor.
As variedades linguísticas são caracterizadas segundo a linguística variacionista. Dentre elas, há uma variação conhecida como diatópica, que se refere às variedades regionais. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- Um exemplo de variação diatópica é o uso de uma mesma língua em diferentes países, como é o caso da língua portuguesa falada em Portugal e da língua falada no Brasil. II- A linguística variacionista contribui para que possamos definir dentro de um país a variedade correta da língua, que será utilizada nos manuais de redação e livros didáticos. III- A variação diatópica revela mudanças linguísticas que se dão unicamente entre a língua que é falada por diferentes nações. Assinale a alternativa CORRETA: A As sentenças II e III estão corretas. B As sentenças I e III estão corretas. C Somente a sentença II está correta. D Somente a sentença I está correta.
Sobre a abordagem do ensino da língua pautada na linhagem bakhtiniana, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os gêneros discursivos constituem-se como materialidade primordial do ensino da língua porque são resultado do próprio funcionamento da comunicação discursiva. ( ) Os enunciados verbais, considerados unidades concretas e reais da comunicação discursiva, são compostos também por palavras e orações, e por isso é importante estudar o sistema da língua contextualizado socialmente. ( ) O estudo do gênero discursivo na escola ocorre para que os alunos tenham domínio de sua forma linguística, sem vínculo com os parâmetros da situação de interação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A F - V - F. B V - V - F. C V - F - F. D V - F - V.