Logo Passei Direto
Buscar
Selecione a alternativa correta sobre a obra de Paul Hugon, "A Economia Política no Brasil", publicada originalmente em 1955: Discutindo os autores da Economia Política no Brasil, Hugon mostrou como essa disciplina não teve influência exclusiva da economia política inglesa Seu grande mérito está na análise da introdução da Economia Política em todos os países latinos Para Hugon, a introdução, difusão e ensino de economia no país não guardavam relação com a situação econômica brasileira Hugon destaca a contribuição pioneira de José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, influenciado pelas ideias de Adam Smith e grande crítico da indústria De acordo com Hugon, os responsáveis pelo ensino da Economia Política no Brasil não tinham relação com o poder público
User badge image
Thales David

há 2 anos

User badge image
Thales David

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A obra de Paul Hugon, "A Economia Política no Brasil", realmente discute a influência da economia política no Brasil e destaca a contribuição de figuras importantes, como o Visconde de Cairu. A alternativa correta é que Hugon mostra como a introdução, difusão e ensino da economia no país não estavam diretamente relacionados à situação econômica brasileira. Ele também enfatiza que a economia política no Brasil não foi influenciada exclusivamente pela tradição inglesa. Portanto, a análise de Hugon é ampla e considera diversos fatores que moldaram a economia política no contexto brasileiro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta sobre a obra de Paul Hugon, "A Economia Política no Brasil", publicada originalmente em 1955 é: "Discutindo os autores da Economia Política no Brasil, Hugon mostrou como essa disciplina não teve influência exclusiva da economia política inglesa".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em seus textos, Adam Smith faz referência a uma analogia de um conceito de "gravitação" da física para se referir ao seguinte fenômeno:
À sua teoria de sentimentos morais, que dizia que o comportamento das pessoas girava em torno de limites morais comuns. À sua teoria do valor, que atribuía à divisão de trabalho da economia a determinação de preços. Às decisões da economia como um todo, sempre girando em torno dos custos de produção. Ao papel da competição como uma força que contribui para a estabilização do mercado. À visão de que a economia deveria girar em torno do Estado, que teria uma gestão centralizada da economia.

Quanto à teoria de custos comparativos de David Ricardo, é correto afirmar que:
O comércio internacional é vantajoso quando permite que uma nação obtenha uma mercadoria de um país estrangeiro a um custo relativo, em termos de trabalho incorporado nas mercadorias exportadas, mais baixo que o necessário para o produzir internamente.
O comércio internacional com um país estrangeiro é vantajoso quando ele possui todos os custos de produção, em termos de trabalho incorporado, mais altos em todos os produtos.
O comércio internacional com um país estrangeiro é vantajoso quando ele possui todos os custos de produção, em termos de trabalho incorporado, mais baixos em todos os produtos.
O comércio internacional é vantajoso quando permite que uma nação obtenha uma mercadoria de um país estrangeiro a um custo absoluto, em termos de trabalho incorporado nas mercadorias exportadas, mais baixo que o do outro país.
O comércio internacional é vantajoso quando permite que uma nação obtenha uma mercadoria de um país estrangeiro a um custo relativo, em termos de salários pagos aos trabalhadores, mais baixo que o necessário para o produzir internamente.

Selecione a alternativa correta quanto ao Manifesto Comunista, lançado em fevereiro de 1848: Foi publicado na forma de um livro extenso e teve pouco destaque entre as obras de Marx Contribuiu diretamente para eclosão da revolução popular que ocorria em Paris também em fevereiro de 1848 Sua publicação encerrou a teoria de Marx e deu pouco espaço para o conflito de classes Fez uma defesa enfática do socialismo utópico. Seu principal objetivo era expor as diferenças entre o socialismo marxista da Liga Comunista e outras vertentes do socialismo

Qual foi a proposta de Marx para o Movimento Operário na década de 1870?
Fortalecimento das relações com os socialistas utópicos.
Adoção das ideias liberais defendidas pelos Estados do Norte na Guerra Civil Americana.
Fim das relações com os órgãos de estado e partidos políticos, em linha com os anarquistas.
Transformação em partido político.
Encerramento das atividades.

A "teoria da imputação" foi um conceito desenvolvido pela escola austríaca e se referia a:
Atribuir a cada meio de produção o valor que o bem produzido traz ao consumidor dividido pelo custo total do trabalho.
Basear-se no princípio da dificuldade de produção para determinar valores de bens, sendo que aos meios de produção isso seria feito indiretamente, imputando a eles a proporção feita por esse meio ao valor do bem.
Atribuir a cada meio de produção uma parcela do valor que o bem produzido traz ao consumidor, parcela está baseada na divisão do trabalho.
Imputar aos bens os valores relativos aos seus custos de produção.
Atribuir a cada meio de produção uma parcela do valor que o bem produzido traz ao consumidor, parcela está baseada na contribuição feita por esse meio ao processo produtivo do bem.

Assinale a alternativa correta sobre a economia do bem-estar.
Impostos agravam o problema de externalidades.
Pigou desenvolveu uma forma de corrigir externalidades através de impostos e subsídios.
O problema de externalidades surge quando os preços de mercado são muito altos.
Pigou demonstrou que subsídios são uma solução para externalidades negativas.
Externalidades não afetam o bem-estar econômico.

Sobre investimentos e poupança, na visão da teoria desenvolvida por Keynes, podemos afirmar que:
As decisões de poupança determinam o nível de equilíbrio da renda, enquanto que os investimentos se adaptam.
As decisões de investimento, assim como as de poupança, dependem essencialmente da renda e das expectativas de curto prazo dos empresários.
O investimento é definido como a parcela da renda que não é utilizada para consumo.
As decisões de investimento determinam o nível de equilíbrio da renda, enquanto que a poupança se adapta.
Tanto as decisões de investimento quanto as de poupança determinam o nível de equilíbrio da renda.

Considerando as diferentes concepções de Desenvolvimento Econômico, é correto afirmar que:
Economistas modernos descartaram a relevância de questões sociológicas, antropológicas e ideológicas no estudo do desenvolvimento econômico.
A grande preocupação inicial no estudo do desenvolvimento econômico se limitou ao continente europeu, principalmente à reconstrução no pós-guerra.
O ponto de partida para o estudo do desenvolvimento econômico foi a constatação de que toda a humanidade vivia em sistema econômico capitalista avançado.
Para especialistas no assunto, o desenvolvimento econômico correspondia ao progresso econômicos das nações.
O crescimento econômico depende do desenvolvimento da indústria.

Carl Menger foi o fundador da escola austríaca e um dos principais representantes da chamada "revolução marginalista". Podemos destacar como parte da sua visão:
Era atribuído às empresas o papel de "primeiro motor" do sistema econômico.
Baseava-se numa visão de valor derivada a partir da dificuldade de produção.
O problema econômico deveria ser abordado com rigor matemático, tratando-o como um problema de otimização com restrição.
Baseava-se numa visão subjetiva do valor, baseada na comparação entre oferta e demanda, valor de uso e escassez.
Baseava-se na teoria ricardiana de valor.

Mais conteúdos dessa disciplina