Logo Passei Direto
Buscar
Soberania é um atributo do Estado que confere a ele poder de decisão. Assinale a alternativa correta sobre princípios constitucionais: a. A soberania é o direito do Estado em mandar na sociedade sem interferências da população. b. A soberania é reconhecida apenas em âmbito regional. c. A soberania é mero atributo conferido ao Estado Brasileiro. d. A soberania é princípio fundamental da República Federativa do Brasil. e. A soberania é o reconhecimento da dignidade do Estado Democrático.
User badge image
G J Fagundes

há 2 anos

User badge image
G J Fagundes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma: a) A soberania é o direito do Estado em mandar na sociedade sem interferências da população. - Esta definição não é correta, pois a soberania em um Estado democrático deve considerar a participação da população. b) A soberania é reconhecida apenas em âmbito regional. - Isso está incorreto, pois a soberania é um conceito que se aplica ao Estado como um todo, não apenas em âmbito regional. c) A soberania é mero atributo conferido ao Estado Brasileiro. - Embora a soberania seja um atributo do Estado, essa afirmação é simplista e não reflete a complexidade do conceito. d) A soberania é princípio fundamental da República Federativa do Brasil. - Esta alternativa está correta, pois a soberania é, de fato, um dos princípios fundamentais da Constituição Brasileira. e) A soberania é o reconhecimento da dignidade do Estado Democrático. - Embora a soberania esteja relacionada à dignidade do Estado, essa definição não é precisa. Portanto, a alternativa correta é: d) A soberania é princípio fundamental da República Federativa do Brasil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra d. A soberania é princípio fundamental da República Federativa do Brasil, conforme estabelecido no artigo 1º, parágrafo único, da Constituição Federal de 1988. A soberania é um dos fundamentos do Estado brasileiro e significa que o poder de decisão está nas mãos do Estado, que é representado pelo povo brasileiro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A colisão entre tais direitos e garantias individuais é comum quando da aplicação das normas constitucionais em um caso em concreto. O modo como se soluciona tal colisão pode gerar profundos impactos aos indivíduos envolvidos no fato.
Nesse sentido, assinale a opção correta sobre a ponderação:
a. Pondera-se valores, fundamentos, direitos e deveres, para se chegar a uma resposta de acordo com a vontade política do Estado
b. Pondera-se regras e princípios, em que as regras sempre devem prevalecer
c. A ponderação será aplicada conforme o viés da sociedade, cultura e políticas de um Estado
d. A ponderação será aplicada através da interpretação da norma, analisando seus valores, seu sentido, o caso concreto e todo o sistema jurídico. (Resposta confirmada)
e. A ponderação existe apenas como mero instrumento facilitador de conflitos pessoais

Inicialmente, é importante ponderar que a questão da eficácia das normas constitucionais é muito debatida pela doutrina pátria. Com efeito, costuma-se ponderar que todas as normas constitucionais apresentam eficácia, porém, algumas detêm eficácia jurídica e social, enquanto outras têm apenas eficácia jurídica.
Nesse sentido, assinale a alterativa correta sobre a eficácia das normas constitucionais:
a. As normas constitucionais de eficácia limitada não têm a intenção ou capacidade de produzir todos os seus efeitos, e necessitam de norma infraconstitucional para que sejam regulamentadas
b. As normas constitucionais de eficácia limitada têm a intenção ou capacidade de produzir todos os seus efeitos, mas não necessitam de norma infraconstitucional para que sejam regulamentadas
c. As normas constitucionais de eficácia ilimitada têm a intenção ou capacidade de produzir todos os seus efeitos, e necessitam de norma infraconstitucional para que sejam regulamentadas
d. As normas constitucionais de eficácia limitada não têm a intenção ou capacidade de produzir todos os seus efeitos, e necessitam de autorização legislativa e judicial para que possa produzir todos seus efeitos
e. As normas constitucionais de eficácia limitada são aquelas que não exigem formalidade do legislativo para terem validade no contexto jurídico.

A classificação da constituição sujeita-se a uma sequência de classificações menores, específicas sobre determinadas características de sua natureza. Estas principais classificações são quanto a origem que podem ser compreendidas como outorgada, promulgada, cesaristas e pactuadas. Em contexto histórico, a Constituição Brasileira de 1988 se deu na modalidade formal, rígida e promulgada com o intuito de fortalecer a democracia do país, em virtude do regime ditatorial que antecedeu o Estado democrático de direito.
Nesse sentido, assinale a opção correta:
a. A constituição outorgada é aquela que não foi imposta unilateralmente por um governante ou grupo.
b. A constituição pactuada é elaborada pelo voto popular.
c. A constituição promulgada é a imposta unilateralmente por um grupo ou governo.
d. A constituição Cesarista é a elaborada a partir de um pacto de dois ou mais poderes.
e. A constituição outorgada é aquela que foi imposta unilateralmente por um governante ou grupo.

O papel da análise das concepções da Constituição é algo de extrema importância para a garantia da dignidade da pessoa humana. Sendo a dignidade humana o princípio que implica na ideia do ser humano como centro de tudo, e fim em tudo. A positivação do princípio da dignidade da pessoa humana na ordem global se deu em razão das atrocidades cometidas em um passado não tão distante, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, de modo que a maioria das normas legais passou a prever o princípio de forma manifesta, como forma de garantir a sua aplicabilidade no meio social.
Dessa forma, escolha a opção que apresente o objeto de estudo das concepções da constituição:
a. As concepções de constituição verificam a não viabilidade do texto normativo
b. As concepções da constituição estudam o seu papel e função no ordenamento jurídico (Resposta conformada)
c. As concepções de constituição verificam a viabilidade do texto normativo
d. As concepções de constituição analisam o nascimento da carta magna
e. As concepções de constituição criam o texto legal.

A efetividade, ou eficácia social da norma, diz respeito ao cumprimento do direito por parte de uma sociedade, ao reconhecimento do direito pela comunidade ou, mais particularizadamente, aos efeitos que uma regra suscita através do seu cumprimento.
Assinale a alternativa correta sobre a eficácia das normas constitucionais:
a. A Constituição Federal de 1988 possui normas de eficácia plena, contida e limitada (Resposta conformada)
b. A Constituição Federal de 1988 não possui as normas de eficácia plena
c. A Constituição Federal de 1988 possui apenas normas de eficácia plena
d. A Constituição Federal de 1988 possui apenas normas de eficácia plena e limitada e construtivistas
e. A Constituição Federal de 1988 possui apenas normas de eficácia plena e contida.

A Constituição é classificada em diversas modalidades, entre elas: quanto a sua origem, a sua forma, sua extensão, seu conteúdo, seu modo de elaboração, sua alterabilidade e sua sistemática. Quanto ao modo de elaboração, a Constituição pode ser dogmática ou histórica. Na primeira modalidade ocorre quando a constituição passa por um esquema de deliberação onde é escrita suas determinações e orientações. Já na segunda, tem-se apenas a absorvção dos costumes, valores e tradições já existentes na sociedade, sem a criação de requisitos específicos.
Nesse sentido, quanto as modalidades de classificação da Constituição, escolha a opção que representa a constituição quanto à forma:
a. A constituição é verbal, pois é dessa forma que os direitos surgem
b. A constituição escrita advém de costumes, jurisprudências e práticas reiteradas
c. Quanto à forma, as constituições podem ser escritas ou costumeiras. (Resposta conformada)
d. A constituição brasileira é costumeira
e. A constituição costumeira é a ideia de uma constituição organizada.

As normas constitucionais de eficácia limitada são normas cuja aplicabilidade é mediata, indireta e reduzida.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre as normas de eficácia limitada:
a. As normas de eficácia limitada se constituem com o sentido valorativo para a sua interpretação, no qual a norma possui maior valor em decorrência do previsto na lei ordinária
b. As normas de eficácia limitada não possuem um dever para o legislador, em decorrência da falta de funcionários públicos do poder legislativo que estão aptos a criarem leis que tratam de todos os direitos previstos na Constituição Federal de 1988
c. As normas de eficácia limitada estabelecem um dever para o legislador, condicionam a legislação futura, com a consequência de serem inconstitucionais as leis ou atos que as ferirem. (Resposta conformada)
d. As normas de eficácia limitada informam a conceituação do Estado e da sociedade e suspira pela ordenação jurídica
e. As normas de eficácia limitada são aquelas que produzem efeitos de forma imediata e livre de vícios.

O ordenamento jurídico é um sistema hierárquico de normas, escalonando com normas de diferentes de valores. Se levarmos em conta, os princípios constitucionais e infraconstitucionais, nota-se sem dificuldade que são hierarquicamente superiores a estes. Porém, existe situações em que duas normas que possuem a mesma valoração.
Assinale a opção que representa a opção correta na situação de conflito de normas de direitos fundamentais:
a. No caso de conflito de normas de direitos fundamentais, utiliza-se a técnica da ponderação. (Resposta conformada)
b. Em caso de conflito de normas de direitos fundamentais, utiliza-se o critério da norma mais benéfica
c. Utiliza-se a técnica da norma que possui maior abrangência
d. O conflito de normas não ocorre no direito brasileiro
e. A ponderação é usada apenas com normas inconstitucionais.

Mais conteúdos dessa disciplina