Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a NBR 5419, o Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica (SPDA), construído com a finalidade de prover proteção a pessoas, animais e edificações:
Tem como princípio básico a anulação do potencial elétrico da área protegida por ocasião da ocorrência de descargas.
Impede quaisquer danos à sua área de proteção.
Admite recursos artificiais destinados a aumentar o raio de proteção dos captores, tais como captores com formatos especiais, metais de alta condutividade ou ionizante.
Deve incorporar quaisquer elementos condutores expostos, ou seja, que possam ser atingidos por raios.
É inadmissível, na construção desse sistema, o uso de elementos naturais como captores
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A NBR 5419 estabelece diretrizes para a construção de Sistemas de Proteção contra Descarga Atmosférica (SPDA) com o objetivo de proteger pessoas, animais e edificações. Os princípios básicos incluem: 1. Anulação do Potencial Elétrico: O sistema deve anular o potencial elétrico da área protegida durante descargas atmosféricas. 2. Impedir Danos: O SPDA deve evitar danos à área de proteção. 3. Recursos Artificiais: É permitido o uso de captores com formatos especiais e materiais de alta condutividade para aumentar o raio de proteção. 4. Elementos Condutores Expostos: Deve incluir todos os elementos condutores que possam ser atingidos por raios. 5. Uso de Elementos Naturais: O uso de elementos naturais como captores é inadmissível na construção do sistema. Esses pontos são fundamentais para garantir a eficácia e a segurança do SPDA.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com a NBR 5419, o Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica (SPDA), construído com a finalidade de prover proteção a pessoas, animais e edificações, deve incorporar quaisquer elementos condutores expostos, ou seja, que possam ser atingidos por raios. É inadmissível, na construção desse sistema, o uso de elementos naturais como captores. O princípio básico do SPDA é a condução da corrente elétrica gerada pela descarga atmosférica para o solo, anulando o potencial elétrico da área protegida e impedindo quaisquer danos à sua área de proteção. O SPDA também pode admitir recursos artificiais destinados a aumentar o raio de proteção dos captores, tais como captores com formatos especiais, metais de alta condutividade ou ionizante.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A questão de fornecimento de 30 kV a 44 kV caracteriza qual subgrupo?

A3
A3a
AS
A1
A4

Os disjuntores ligados aos circuitos terminais, além de serem responsáveis por protegê-los diante de uma sobrecorrente ou corrente de curto-circuito, também propiciam a proteção do usuário da instalação diante de um contato indireto. No entanto esta proteção somente é possível para as instalações elétricas com esquema de aterramento:

IT-PE.
IT;
TN;
TT-PE;
TT;

Mais conteúdos dessa disciplina