Logo Passei Direto
Buscar

Políticas Públicas

Colégio Objetivo
Conforme a tipologia de políticas públicas, apresentada no modelo de Lowi, assinale a opção que indica um exemplo de Política pública redistributiva.

a) Política de emergência para vítimas de enchente.
b) Campanha de vacinação contra febre amarela.
c) Programa de reforma agrária.
d) Distribuição de cestas básicas.
e) Elaboração do código do consumidor.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com a tipologia de políticas públicas de Lowi, a alternativa que indica um exemplo de Política pública redistributiva é a letra c) Programa de reforma agrária. As políticas redistributivas têm como objetivo redistribuir recursos e poder na sociedade, buscando diminuir as desigualdades sociais. O programa de reforma agrária é um exemplo de política redistributiva, pois busca redistribuir a terra, um recurso fundamental para a produção de alimentos e para a geração de renda no campo, para que mais pessoas possam ter acesso a ela e, assim, diminuir as desigualdades sociais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O Estado possui basicamente três funções econômicas que são: a alocativa, a distributiva e a

a) integralizadora.
b) controladora.
c) condutora.
d) estabilizadora.

O conceito de políticas públicas não é único, pois varia de acordo com o enfoque teórico adotado e o contexto político e social ao qual se aplica. Nesse sentido, no Estado capitalista moderno, as políticas públicas

a) dizem respeito à atividade ou ao conjunto de atividades que fazem referência estrita aos governos e aos seus governantes.
b) são resultantes da atividade política, requerem várias ações estratégicas destinadas a implementar os objetivos desejados e, por isso, envolvem mais de uma decisão política.
c) são um conjunto de procedimentos que expressam relações de consenso e que se orientam à resolução dos problemas da classe trabalhadora.
d) transformam a sociedade de forma pacífica ao extraírem dinheiro da sociedade pelos tributos pagos pelos cidadãos e os “distribuírem” via benefícios e uma variedade de serviços à população.
e) constituem o meio para alcançar a emancipação econômica da classe operária, através do estabelecimento da igualdade de direitos e de deveres.

Ao observar os diversos tipos de arenas decisórias, pode-se falar em políticas públicas

a) nacional, estadual, municipal e local.
b) nacional, regional, estadual e municipal.
c) ampla, focalizada, universal e restrita.
d) distributiva, redistributiva, regulatória e constitutiva.

O processo de elaboração de políticas públicas (policy-making process) tem se tornado um instrumento mais conhecido da gestão pública. Conceitualmente o tema virtude de permitir a visualização de seus processos e características, em fases sequenciais e interdependentes, facilitando sua comparação e estudo.

a) Ciclo da Política Pública.
b) Processo da gestão pública.
c) Significado da gestão pública.
d) Simbolismo da gestão pública.
e) Legado da gestão pública.

As políticas públicas em seu processo de formação, em um primeiro momento, se configuram como uma esfera tendente à publicização de discussões, em que entram em embate diferentes visões. Assim, a política pública se caracteriza pela adoção de estratégias de regulação situacional ativa e autônoma para produção de regras do jogo político em dado espaço definido pela própria conceituação do problema de política. Já a tem como fundamento a ação estratégica de arcabouços institucionais mais permanentes e claramente delimitados. Por sua vez, a é desenvolvida com base em estruturas organizacionais relativamente simples e, normalmente, conduzidas a partir de diretrizes mais amplas. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.

a) Territorializada - setorizada - verticalizada.
b) Setorizada - territorializada - verticalizada.
c) Horizontalizada - setorizada - verticalizada.
d) Setorizada - horizontalizada - territorializada.
e) Verticalizada - setorizada - territorializada.

Consistem na distribuição de recursos a determinados segmentos da sociedade ou a regiões específicas e, em geral, demandam controle social por meio de conselhos ou de outras formas de participação popular. Não implica em custos diretos (ou diretamente percebidos) para a parcela da sociedade não beneficiada. Destinam-se à definição das “regras do jogo” político, em termos de estrutura e modo de acesso ao poder, bem como as formas de negociação política. Tem o intuito de redistribuir renda e direitos, por meio do deslocamento de recursos das camadas mais privilegiadas financeiramente para as menos (ou economicamente ativas para inativas). Impõem perdas concretas para determinados grupos sociais e ganhos incertos para outros. Normatizam o funcionamento de serviços públicos ou a oferta de recursos públicos. São concretizadas por meio de decretos, portarias, ordens e proibições. As normas produzidas podem tratar a comunidade de forma isonômica ou, por vezes, atender a interesses mais restritos.
( ) Políticas Distributivas
( ) Políticas Redistributivas
( ) Políticas Constitutivas
( ) Políticas Regulatórias
a) 1, 2, 3 e 4.
b) 2, 3, 1 e 4.
c) 1, 4, 3 e 2.
d) 1, 2, 4 e 3.
e) 1, 3, 4 e 2.

Com relação à distinção entre política pública e decisão política, analise as afirmativas a seguir. Uma política pública geralmente envolve mais de uma decisão e requer diversas ações estrategicamente selecionadas para implementar as decisões tomadas. A decisão política corresponde a uma escolha dentre as opções de alternativas conforme a hierarquia das preferências dos atores envolvidos, expressando uma adequação entre os fins pretendidos e os meios disponíveis. Embora uma política pública implique uma decisão política, nem toda decisão política chega a constituir uma política pública. Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

Relacionando as noções de políticas públicas e o papel que tais políticas devem exercer em relação à sustentabilidade, foram estabelecidas, desde 2003, quatro linhas básicas que têm determinado o traçado da política ambiental do Brasil. Elas permeiam todas as iniciativas, ações, projetos, planos e programas do Ministério do Meio Ambiente. Sobre essas linhas básicas, analise as afirmativas a seguir. A promoção do desenvolvimento sustentável e a necessidade de controle e participação social são duas dessas linhas básicas. A aplicabilidade desses princípios, no Brasil, esbarra na fragilidade institucional e, às vezes, na falta de uma base sólida de dados ambientais. Recursos financeiros e carência de recursos humanos já foram problemas, mas hoje não se apresentam como obstáculos na realização plena das políticas públicas ambientais. O envolvimento dos diferentes setores do Poder Público na solução dos problemas ambientais é o que propõe a linha básica ligada ao princípio da “transversalidade”. Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) II e III.
c) I, II e IV.
d) II, III e IV.

Relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, observando os instrumentos que constituem as Políticas Públicas. COLUNA I 1. Planos 2. Programas 3. Ações 4. Atividades COLUNA II ( ) Visam o alcance de determinado objetivo estabelecido. ( ) Estabelecem objetivos gerais e específicos focados em determinado tema, público, conjunto institucional ou área geográfica. ( ) Estabelecem diretrizes, prioridades e objetivos gerais a serem alcançados em períodos relativamente longos. ( ) Visam dar concretude à ação. Assinale a sequência CORRETA.

a) 3 2 1 4
b) 1 2 3 4
c) 3 1 4 2
d) 4 1 3 2

Sobre o conceito de política pública, julgue o item abaixo. Define-se política pública como o programa de ação governamental que resulta de um processo ou conjunto de processos juridicamente regulados e que deve visar a realização de objetivos sociais relevantes, expressando a seleção de prioridades, a reserva de meios necessários à sua consecução e o intervalo de tempo para o atingimento dos resultados.

Certo
Errado

Correto afirmar que uma das razões da crise do Estado de Bem-estar social foi o fato de que essa política
a) contrariava os interesses daqueles que defendiam a intervenção do Estado na economia, diante do receio de que a falta de investimento público pudesse desaquecê-la, gerando desemprego e recessão.
b) adotou medidas consideradas excessivamente liberais pela base social dos partidos de centro-esquerda, o que desgastou o apoio popular a esses partidos e impediu a continuidade das políticas.
c) não contemplava os interesses de imigrantes e minorias étnicas que habitavam os países das economias centrais do capitalismo, o que evidenciou os limites e as ambiguidades das políticas sociais.
d) viveu um esgotamento causado pela crescente hegemonia do pensamento liberal, originada nos anos 1930, o que levou à desconstrução das ações sociais capitaneadas pelo Estado.
e) esteve espremida entre as demandas do capital e do trabalho, quando a economia não mais permitia que o lucro e a renda do trabalho aumentassem igualmente sem interferir um no outro.

Sobre as políticas públicas, é correto afirmar que:
a) constituem um fluxo de decisões públicas, orientado a manter o equilíbrio social ou a introduzir desequilíbrios destinados a modificar essa realidade;
b) definem estratégias que apontam para uma única finalidade, que, de alguma forma, atende aos diversos grupos que participam do processo decisório;

No tocante a políticas públicas, analise as seguintes afirmativas.
I - Políticas distributivas são aquelas que distribuem bens ou serviços a segmentos particularizados da população por intermédio de recursos oriundos de outros grupos específicos.
II - Políticas regulatórias são aquelas que estabelecem imperativos, interdições e condições por meio das quais podem e devem ser realizadas determinadas atividades ou admitidos certos comportamentos.
III - Políticas redistributivas são aquelas que alocam bens ou serviços a frações específicas da sociedade, mediante recursos provenientes da sociedade como um todo.
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

Políticas Públicas consistem em:

a) Outputs resultantes da atividade política, em áreas como emprego, educação, segurança e saúde.
b) Procedimentos formais e informais que expressam relações de poder na solução de conflitos.
c) Centros de competências instituídos para o desempenho de funções estatais, por meio de seus agentes.
d) Procedimentos que permitem aos gestores públicos tornar públicas suas ações, garantindo-lhes transparência.

A respeito da política pública, leia as seguintes afirmacoes:
I. Permite distinguir entre o que o governo pretende fazer e o que, de fato, faz.
II. Envolve vários atores e níveis de decisão e ainda que seja materializada através dos governos não se restringe aos participantes formais.
III. A política pública não é abrangente e se limita a leis e regras impostas.
IV. A política pública é uma ação não intencional, com objetivos nem sempre claros.
V. A política pública, embora tenha impactos no curto prazo, é uma política de longo prazo.
VI. A política pública implica implementação, execução e avaliação.
a) Apenas o item I é verdadeiro.
b) Apenas o item VI é verdadeiro.
c) Apenas os itens I, II, III e VI são verdadeiros.
d) Apenas os itens I, II, V, VI são verdadeiros.

Mais conteúdos dessa disciplina