Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
A concepção sobre o ensino de Geometria se transformou ao longo da história da Educação Básica brasileira, sobretudo entre os séculos XX e XXI. Um dos movimentos que mais causaram mudanças no ensino de Matemática em geral foi a Educação Matemática. Com esse movimento, uma das concepções sobre o ensino de Geometria passou a ser:

A concepção sobre o ensino de Geometria se transformou ao longo da história da Educação Básica brasileira, sobretudo entre os séculos XX e XXI.
Um dos movimentos que mais causaram mudanças no ensino de Matemática em geral foi a Educação Matemática.
o ensino de Geometria deve partir do pressuposto de que essa é uma área da Matemática cujo conhecimento foi produzido e acumulado historicamente pela humanidade, com vistas a resolver situações-problemas.
o ensino de Geometria deve ser baseado em demonstrações e na Geometria Euclidiana.
o ensino de Geometria deve ser algebrizado, apresentando seus conteúdos na linguagem da teoria dos conjuntos.
o ensino de Geometria deve ser baseado em definições, propriedades e fórmulas apresentadas nos livros didáticos.
User badge image
Matematicamente

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A concepção sobre o ensino de Geometria passou a ser que o ensino deve partir do pressuposto de que essa é uma área da Matemática cujo conhecimento foi produzido e acumulado historicamente pela humanidade, com vistas a resolver situações-problemas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O ensino de Geometria está previsto para ser contemplado durante todo o ensino básico, desde os primeiros anos de escolaridade. Inclusive nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) encontramos orientações para o currículo de Matemática do ensino fundamental, em que apresenta conteúdos de Geometria no bloco de conteúdos Espaço e Forma. Analise os conceitos e procedimentos a seguir (BRASIL, 1998): I – Reconhecimento de números racionais em diferentes contextos e exploração de situações-problema que indicam relação parte/todo, quociente, razão, ou funcionam como operador. II – Interpretação, a partir de situações-problema (leitura de plantas, croquis, mapas), da posição de pontos e de seus deslocamentos no plano, pelo estudo das representações em um sistema de coordenadas cartesianas. III – Distribuição das frequências de uma variável de uma pesquisa em classes de modo que resuma os dados com um grau de precisão razoável. IV – Secções de figuras tridimensionais por um plano e análise das figuras obtidas. V – Obtenção de expressões equivalentes a uma expressão algébrica por meio de fatorações e simplificações. VI – Divisão de segmentos em partes proporcionais e construção de retas paralelas e retas perpendiculares com régua e compasso. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental, são conceitos e procedimentos que devem ser contemplados no bloco de conteúdos Espaço e Forma:

O ensino de Geometria está previsto para ser contemplado durante todo o ensino básico, desde os primeiros anos de escolaridade.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) encontramos orientações para o currículo de Matemática do ensino fundamental, em que apresenta conteúdos de Geometria no bloco de conteúdos Espaço e Forma.
II, IV e VI.
I, III e IV.
III, V e VI.
I, II e V.

Aspectos da história da educação matemática brasileira revelam motivos que conduziram à ausência ou à quase ausência da Geometria na sala de aula. Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir: I – Muitos professores não detêm conhecimentos geométricos suficientes para se sentirem confortáveis em realizar práticas nessa área em sala de aula. II – Dificilmente professores se apoiam em livros didáticos para conduzir suas aulas, pois se assim fosse, trabalhariam mais efetivamente conteúdos geométricos, os quais são valorizados nesses livros. III – Devido à longa jornada de trabalho e até à má formação em Geometria, muitos professores veem no livro didático o principal recurso para elaborar suas aulas e, assim, priorizam em sala de aula apenas definições, propriedades e fórmulas, tal como apresentadas nesse livros. IV – O livro didático desempenha um papel relevante no trabalho do docente em sala de aula. Assim, tal como o livro muitas vezes apresenta, o professor deixa conteúdos de Geometria para serem abordados apenas no final do período letivo, sendo que, às vezes, não há tempo suficiente para abordá-los. Entre as inúmeras causas que explicam o abandono do ensino de Geometria, destacam-se as apresentadas em:

Aspectos da história da educação matemática brasileira revelam motivos que conduziram à ausência ou à quase ausência da Geometria na sala de aula.
I, III e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
I, II e IV.

Para o ensino médio o PCN+ (BRASIL, 2002), orienta que o ensino de Geometria deve ser abordado em quatro unidades temáticas: Geometria Plana (GP), Geometria Espacial (GE), Geometria Métrica (GM) e Geometria Analítica (GA). Mesmo sabendo que essas dimensões devem ser trabalhadas, sempre que possível, articuladamente entre si e com outras áreas da Matemática, ainda assim é importante que o professor conheça quais conteúdos são característicos de cada uma dessas unidades temáticas. Considere os seguintes conteúdos e habilidades: ( ) Utilizar as propriedades geométricas relativas aos conceitos de congruência e semelhança de figuras. ( ) Associar situações e problemas geométricos a suas correspondentes formas algébricas e representações gráficas e vice-versa. ( ) Interpretar e fazer uso de modelos para a resolução de problemas geométricos. ( ) Identificar e fazer uso de diferentes formas para realizar medidas e cálculos. ( ) Interpretar e associar objetos sólidos a suas diferentes representações bidimensionais, como projeções, planificações, cortes e desenhos. ( ) Efetuar medições, reconhecendo, em cada situação, a necessária precisão de dados ou de resultados e estimando margens de erro. Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre os conteúdos e habilidades elencados e cada uma das unidades temáticas a serem desenvolvidas no ensino de Geometria:

Para o ensino médio o PCN+ (BRASIL, 2002), orienta que o ensino de Geometria deve ser abordado em quatro unidades temáticas: Geometria Plana (GP), Geometria Espacial (GE), Geometria Métrica (GM) e Geometria Analítica (GA).
GP, GA, GA, GM, GE, GM.
GA, GM, GP, GE, GM, GP.
GE, GM, GA, GP, GP, GM.
GM, GA, GP, GE, GM, GP.

Mais conteúdos dessa disciplina