Logo Passei Direto
Buscar
O que são fusões?

Fusões são a união de duas ou mais empresas em uma nova para ganhar competitividade por sinergia e compartilhamento.
Empresas se unem para disputar o mesmo mercado.
Unificam as operações fabris e comerciais.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Fusões são a união de duas ou mais empresas para formar uma nova entidade, visando aumentar a competitividade e a eficiência. Esse processo geralmente busca sinergias, onde as empresas combinam recursos, operações e conhecimentos para reduzir custos, expandir mercado e melhorar a oferta de produtos ou serviços. Além disso, as fusões podem ajudar as empresas a se fortalecerem em um mercado competitivo, unificando operações fabris e comerciais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Fusões são uma estratégia empresarial em que duas ou mais empresas se unem para formar uma nova empresa, com o objetivo de ganhar competitividade no mercado. Essa união pode ser feita por meio da aquisição de uma empresa pela outra ou pela criação de uma nova empresa em conjunto. O objetivo é aproveitar as sinergias e compartilhar recursos para aumentar a eficiência e reduzir custos. As empresas podem unificar as operações fabris e comerciais, além de compartilhar tecnologias e conhecimentos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

What was the strategy adopted by Alpargatas to successfully launch Havaianas?

Padronize a oferta em um único modelo com tamanhos de pé diferentes fabricados massivamente, reduzindo o custo unitário de produção.
Lançar um novo produto, com nova embalagem, com distribuição e comunicação diferentes e com significativa alteração no preço (mais caro).
Focar a oferta diretamente no varejo de calçados masculinos e femininos, lojas de material esportivo, lojas de moda jovem em shoppings etc.
a) I and II are correct.
b) II and III are correct.
c) I and III are correct.
d) All of the above are correct.

Exemplo de aplicação
A internet dá acesso a centenas de comerciais da Havaianas. Pesquise na internet digitando “comerciais havaianas” e observe.

Note que a estratégia mudou e se adaptou com o tempo. Hoje a Alpargatas continua com as Havaianas à venda no Brasil e no exterior com estratégias distintas e bem-sucedidas. o. Cada unidade de negócio deve adotar a mais adequada para que haja sinergia e complementariedade nos objetivos organizacionais. Assim, organizações podem ter unidades de negócio com estratégias de crescimento simultaneamente com outras adotando estratégias de retração ou estabilidade, balanceando os investimentos e maximizando os resultados gerais.
5.1.1 Estratégia de crescimento
Adotada quando a unidade de negócio tem acesso a recursos suficientes para aumentar o volume de operações com benefícios superiores aos custos envolvidos. É o caso de mercados em fase de crescimento ou de concorrentes em situação vulnerável que não vão reagir à tomada de participação de mercado.
Lembre-se que o início da discussão acadêmica sobre estratégia por Ansoff, na década de 1960, foi delimitada para estratégias de crescimento.
Desde Ansoff, a teoria evoluiu e se desdobrou, mostrando que há várias maneiras específicas de crescer. Wright, Kroll e Parnell (2000) desdobram essa estratégia em diversos tipos: interno; integração horizontal; diversificação horizontal relacionada; diversificação horizontal não relacionada; integração vertical; fusões; e alianças estratégicas.
• Interno: aumento de produção e vendas através da ampliação da força de trabalho. Ou seja, aumento da produtividade comercial e produtiva. Também chamado de crescimento orgânico.
• Integração horizontal: aquisição/fusão/criação de empresas que atuam no mesmo mercado. O crescimento se dá em vista da ampliação da capacidade produtiva/operacional. Nem sempre é comprar a empresa inteira, podendo se comprar só partes produtivas ou comerciais. Por exemplo, em 2008 o Banco Itaú comprou o Unibanco, e com isso cresceu tanto a base de clientes quanto a de agências. Claro que isso gerou sobreposição (agências bancárias muito próximas entre si), o que naturalmente levou a ajustes da rede através do fechamento de agências excedentes, demissão de funcionários em funções redundantes e transferência de clientes para outra agência. Naturalmente, uma percentagem de clientes não aceita e abandona a marca, mas uma percentagem maior permanece. Isso gera crescimento do faturamento pela sinergia comercial das duas operações fundidas numa só, sem contar os ganhos de sinergia operacional da retaguarda, fazendo crescer a rentabilidade. Pense na grande quantidade de fusões e aquisições de empresas nos últimos anos. Muitas delas são do mesmo ramo. O mercado farmacêutico faz isso com frequência.
Quais são os tipos de estratégias de crescimento segundo Wright, Kroll e Parnell (2000)?
A estratégia de crescimento é adotada quando a unidade de negócio tem acesso a recursos suficientes para aumentar o volume de operações com benefícios superiores aos custos envolvidos.
A estratégia de crescimento interno é caracterizada pelo aumento de produção e vendas através da ampliação da força de trabalho.
A estratégia de crescimento por integração horizontal consiste na aquisição/fusão/criação de empresas que atuam no mesmo mercado.
A estratégia de crescimento por diversificação horizontal relacionada consiste na aquisição/fusão/criação de empresas que atuam em mercados diferentes, mas que possuem alguma relação com o mercado atual da empresa.
a) Apenas a afirmativa 1 está correta.
b) As afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
c) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 estão corretas.
d) Apenas as afirmativas 1 e 2 estão corretas.

O que é diversificação horizontal relacionada?

A diversificação horizontal relacionada trata da aquisição/fusão/criação de empresas que atuam em outro mercado, mas que têm características complementares que permitem sinergia de operações.
Não é comprar um concorrente, e sim comprar (ou se fundir) com empresas de ramos correlatos.
É possível comprar só partes produtivas ou comerciais.

O que são alianças estratégicas?

Alianças estratégicas são parcerias em que duas ou mais empresas diferentes cooperam entre si buscando vantagens competitivas em determinado negócio.
Empresas de logística de localidades diferentes fazem parcerias entre si para aproveitar o retorno de caminhões vazios após fazer entregas em outros estados/cidades.
Quando a parceria é institucionalizada e faz parte da estratégia de ambas as empresas, temos uma aliança estratégica.

O que é a estratégia de retração?
a) É a estratégia adotada quando a unidade de negócio tem desempenho abaixo do projetado e os custos de operação são superiores aos benefícios projetados.
b) É a estratégia adotada quando a unidade de negócio tem desempenho acima do projetado e os custos de operação são inferiores aos benefícios projetados.
c) É a estratégia adotada quando a unidade de negócio tem desempenho abaixo do projetado e os custos de operação são inferiores aos benefícios projetados.
d) É a estratégia adotada quando a unidade de negócio tem desempenho acima do projetado e os custos de operação são superiores aos benefícios projetados.

Mais conteúdos dessa disciplina