Logo Passei Direto
Buscar

Português

Unigran EAD
I. Os processos avaliativos, embora desempenhem um papel importante no ensino, não são essenciais para aprendizagem, independentemente do tipo de avaliação mobilizada. II. A “prova”, enquanto processo avaliativo, é a única maneira de mensurar a relação ensino e aprendizagem em termos de sua efetividade. Marque a alternativa CORRETA: (A) As duas afirmativas são verdadeiras. (B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. (C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. (D) As duas afirmativas são falsas.
User badge image
rmata ferreira

há 2 anos

User badge image
rmata ferreira

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os processos avaliativos, embora desempenhem um papel importante no ensino, não são essenciais para aprendizagem, independentemente do tipo de avaliação mobilizada. Essa afirmativa é considerada verdadeira, pois existem diversas formas de aprendizagem que podem ocorrer sem a necessidade de avaliações formais. II. A “prova”, enquanto processo avaliativo, é a única maneira de mensurar a relação ensino e aprendizagem em termos de sua efetividade. Essa afirmativa é falsa, pois existem várias outras formas de avaliação que podem mensurar a relação entre ensino e aprendizagem, como avaliações formativas, autoavaliações, entre outras. Com base nessa análise, a alternativa correta é: (B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. Embora os processos avaliativos sejam importantes no ensino, eles não são essenciais para a aprendizagem, independentemente do tipo de avaliação mobilizada. Existem outras formas de avaliar o aprendizado, como a observação do desempenho do aluno em atividades práticas, por exemplo. A "prova" não é a única maneira de mensurar a relação ensino e aprendizagem em termos de sua efetividade. Existem outras formas de avaliação que podem ser igualmente eficazes, como trabalhos em grupo, projetos, apresentações, entre outros.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise o relato a seguir para responder à questão.
De acordo com Ferreiro em Com todas as letras (2010) e em Reflexões sobre alfabetização (2010):
(A) escrever é decodificar e compreender as funções da língua escrita na sociedade, objetivo ausente dos programas de alfabetização.
(B) a criança pode conhecer o nome (ou o valor sonoro convencional) das letras, e não compreender exaustivamente o sistema de escrita.
(C) se o professor concebe a escrita como um sistema de representação, concebe a sua aprendizagem como a aquisição de uma técnica.
(D) crianças copistas experientes compreendem o modo de construção do que copiam, mas não escrevem convencionalmente.
(E) se o professor concebe a escrita como um código de transcrição, converterá a alfabetização em uma aprendizagem conceitual.

Os métodos tradicionais de alfabetização, que objetivam apenas ensinar a ler e escrever textos simples, concentram a prática pedagógica no reconhecimento dos elementos:
(A) da escrita e na reflexão sobre a textualidade.
(B) na escrita e na interpretação textual.
(C) mais simples da escrita: sílabas, letras e fonemas.
(D) mais simples da escrita e alguma reflexão textual.
(E) que constituem a textualidade.

O letramento, na etapa inicial da aprendizagem da língua escrita, compreende:
I. participação em eventos variados de leitura e de escrita.
II. desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita nas práticas sociais que envolvam a língua escrita.
III. desenvolvimento de atitudes positivas em relação às práticas sociais de leitura e escrita.
IV. formação de um leitor capaz de compreender o significado dos discursos, porém, sem interpretar os elementos históricos, científicos e ideológicos que os constituem.
(A) I, II e III.
(B) I e II, apenas
(C) II e III, apenas
(D) I e III, apenas
(E) I e IV

A atividade de leitura demanda uma condição de leitor, não como um sujeito consciente e dono do texto, mas inserido na realidade social, que opere sobre conteúdos e contextos socioculturais com os quais lida permanentemente.
Nesse contexto, compreender bem um texto:

(A) É uma atividade natural e uma herança genética, sendo, portanto, uma ação individual isolada do meio e da sociedade em que se vive.
(B) Exige habilidade com as normas ortográficas e aspectos semânticos, pois sempre que lemos um texto, só entenderemos algo, a partir da compreensão da norma culta.
(C) Exige habilidade, interação e trabalho. Na realidade, sempre que ouvimos alguém ou lemos um texto, entendemos algo, mas nem sempre essa compreensão é bem-sucedida.
(D) É uma ação apenas linguística ou cognitiva, e não uma forma de inserção no mundo e um modo de agir sobre o mundo na relação com o outro dentro de uma cultura e uma sociedade.
(E) Ler e compreender um texto não significa ser capaz de fazer uma leitura objetiva

Considere as afirmativas relacionadas ao Letramento.
( ) Letramento é um conceito criado para referir-se aos usos da língua escrita não somente na escola, mas em diversas agências sociais, porque a escrita, na atualidade, faz parte da paisagem cotidiana.
( ) O conceito de letramento surge como uma forma de explicar o impacto da escrita em diversas esferas de atividades e não somente nas que fazem parte da rotina escolar.
( ) Letramento, abrange o processo de desenvolvimento e o uso dos sistemas de escrita nas sociedades refletindo em outras mudanças sociais e tecnológicas.
(A) V, F, V.
(B) V, V, V.
(C) F, V, V.
(D) V, V, F.
(E) F, F, F

Considerando o contexto apresentado, o pedagogo e seu perfil profissional, é correto afirmar que a sua atuação em espaços não formais é:
O pedagogo deverá ser o profissional investigador da educação como prática social.
(A) Baseada na criatividade, nos interesses pessoais e sociais e em uma prática livre e espontânea.
(B) Centrada em processos de formação humana, dispensando aplicação de práticas educativas sistematizadas.
(C) Atenta às características e especificidades do espaço não formal, sem se prender à elaboração de planos e avaliações.
(D) Pautada na realização de diagnóstico das especificidades do campo em que atua com o fim de restringir os mecanismos metodológicos de sua prática. E fundada em fatos, estruturas, contextos e situações referentes a sua prática, em suas várias modalidades e manifestações para gestão dos ambientes educativos da sociedade.

Considerando a abordagem do texto, os profissionais da educação devem:
(A) Conduzir o planejamento escolar priorizando o alcance de bons resultados nas avaliações externas em larga escala.
(B) Perceber a cultura escolar como diferencial nas práticas pedagógicas, tendo em vista a formação autônoma do aluno.
(C) Promover encontros para a construção de propostas inovadoras e repassá-las formalmente aos gestores para implementação.
(D) Atuar individualmente, criando condições para viabilizar as ações e garantir espaços para atividades pedagógicas e administrativas. E garantir espaço de colaboração entre os pares, tornando-os copartícipes do projeto pedagógico na tomada de decisões sobre a infraestrutura da escola.

I A avaliação da aprendizagem ganhou um espaço tão amplo nos processos de ensino que nossa prática educativa escolar passou a ser direcionada por uma “pedagogia do exame”.

II No processo de avaliação do ensino e da aprendizagem da maioria das escolas brasileiras, predomina a utilização da avaliação diagnóstica em detrimento da classificatória.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

(A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
(B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
(C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
(D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
(E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A avaliação do processo de ensino e aprendizagem deve ser realizada na escola de forma contínua, cumulativa e sistemática.
( ) A LDB 9394/96, ao se referir à verificação do conhecimento escolar, determina a prioridade dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
( ) A avaliação representa um papel fundamental, visto que é por intermédio da análise reflexiva dos avanços e dificuldades dos alunos que os professores poderão rever e redefinir sua prática pedagógica.
( ) A avaliação escolar é uma necessidade institucional para classificar os alunos, de modo a constituir classes mais homogêneas quanto ao rendimento.
(a) V – F – V – F.
(b) F – V – V – F.
(c) F – F – V – F.
(d) V – F – F – F.
(e) V – V – V – F.

Mais conteúdos dessa disciplina