Logo Passei Direto
Buscar

Psicologia Jurídica

Luiz Augusto M Rego C E Ef M Profis
A Psicanálise surgiu em meados do fim do século XIX e início do século XX com as ideias de Sigmund Freud. O autor, considerado o “Pai da Psicanálise”, formulou uma teoria da personalidade baseada na sexualidade e no inconsciente, de forma que este segundo funcionaria de maneira diferente da consciência. Para Freud, o inconsciente poderia ser alcançado através da hipnose e pela associação livre, técnicas estas abordadas em sessões de análise.

Além do inconsciente, Freud descreveu três instâncias estruturais, sendo uma delas o Ego que atua:

tendo como base o princípio do prazer.

norteando o indivíduo para uma condição ideal.

como mediador de maneira racional e aceitável entre as duas outras instâncias.

satisfazendo as necessidades instintivas.

como a representação da consciência.
User badge image
Aniela Eduarda Keltel

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta sobre o Ego na teoria de Freud, é importante entender o papel das três instâncias estruturais da personalidade: o Id, o Ego e o Superego. O Ego é a parte da personalidade que atua como mediador entre os desejos instintivos do Id (que opera no princípio do prazer) e as restrições do Superego (que representa a moralidade e os ideais). O Ego busca satisfazer as necessidades do Id de maneira que seja socialmente aceitável e realista, ou seja, de forma racional. Analisando as alternativas: 1. tendo como base o princípio do prazer - Isso se refere ao Id, não ao Ego. 2. norteando o indivíduo para uma condição ideal - Isso se relaciona mais ao Superego. 3. como mediador de maneira racional e aceitável entre as duas outras instâncias - Esta é a descrição correta do papel do Ego. 4. satisfazendo as necessidades instintivas - Isso também se refere ao Id. 5. como a representação da consciência - Isso se relaciona mais ao Superego. Portanto, a alternativa correta é: como mediador de maneira racional e aceitável entre as duas outras instâncias.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Freud descreveu três instâncias estruturais da personalidade: o Id, o Ego e o Superego. O Ego atua como mediador de maneira racional e aceitável entre as outras duas instâncias, o Id e o Superego. Ele busca equilibrar as necessidades instintivas do Id com as demandas da realidade e as normas sociais impostas pelo Superego.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Eliane Malvar Marinho

há 2 anos

Solução esperada

como mediador de maneira racional e aceitável entre as duas outras instâncias.

Comentário

O Princípio do Prazer está relacionado ao Id que compreende os desejos e instintos mais primitivos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise o caso: O jovem João, 18 anos, é detido pela polícia por ter sido acusado de atear fogo na cortina de uma das salas de aula da escola que frequentava. Na ocasião mostrava-se bastante irritado e não muito receptivo a conversas. Quando questionado a respeito do motivo de ter colocado fogo na sala de aula gerando risco à própria integridade física e de seus colegas, mentiu “descaradamente” dizendo que havia ocorrido um curto circuito. Mostrou-se bastante irônico, sempre dando risadas de quaisquer perguntas feitas. Uma hora após ser levado à delegacia, chega a sua mãe, Dona Gertrudes, que solicita ao delegado uma avaliação psicológica do filho. A mãe relata fatos ocorridos durante a sua infância e adolescência que corroboram a sua solicitação. Conta Dona Gertrudes que, desde os 10 anos de idade, João vêm apresentando comportamento “estranho”, relata que sempre foi uma criança sozinha, não gostando muito de se relacionar com os irmãos. Nunca gostou de ser contrariado e apresentava comportamento agressivo desde cedo. Sempre foi chamado de “brigão, birrento ou malvado” pelos irmãos e vizinhos, pois estava sempre metido em algumas confusões. Ao 10 anos de idade a genitora percebeu que algo “estranho” acontecia com seu filho. Tudo começou quando o gato de estimação da família apareceu morto no quintal, com as pernas cortadas e cordas no pescoço. Ninguém assumiu a culpa, e suspeitou-se que um vizinho o tivesse feito. João passou a mentir com frequência, nunca dizendo onde estava e o que estava fazendo. Começou a andar com uma “galera barra pesada” da vizinhança e seus sumiços ficaram cada vez mais constantes. Dinheiro começou a sumir da bolsa da mãe e ninguém nunca dizia-se culpado. Começaram então a suspeitar de João, que sempre mentia dizendo não estar nem em casa na hora dos acontecimentos. De um ano para cá afirma que as coisas pioraram. João chega a ficar dias fora de casa. Foi colocado de castigo, mas consegue fugir de casa e passa o final de semana na rua.
Considerando seus conhecimentos sobre o Transtorno de Personalidade Antissocial, avalie as afirmativas:
I – João possivelmente sofre de Transtorno de Personalidade Narcisista, pois necessita que todos.
II – O fato e João nunca gostar de ser contrariado revela traços de Transtorno de Personalidade Paranoide.
III – As características descritas no texto podem indicar um Transtorno de Personalidade Antissocial, não compreendendo a gravidade dos fatos ocorridos.
IV – O Transtorno apresentado por João assemelha-se ao perfil psicológico de Francisco de Chagas Brito (o maníaco do parque).
I, apenas.
II e IV apenas.
III e IV apenas.
II e III apenas.
I, II e IV apenas.

Michel Foucault, filósofo e psicólogo, foi um dos primeiros teóricos a questionar essa concepção médica mecanicista e reducionista dos fenômenos psicológicos, propondo, em sua primeira obra, “Doença mental e Psicologia” (1954), um modelo no qual pudesse integrar os fatores médico biológicos a outras variáveis, como os elementos sociais e fatores propriamente psicológicos, para ampliar o conceito de loucura versus normalidade.
A partir da leitura do texto e da análise da imagem, é possível concluir que os dois elementos, em conjunto, sugerem a ideia de que:
A loucura tem origem em fatores médico biológicos, que devem nortear o seu tratamento de maneira exclusiva.
O conceito de loucura e normalidade são questionáveis, de acordo com a perspectiva de análise do sujeito.
Anormalidade e a loucura são instâncias totalmente separadas.
A loucura retira o doente da sociedade para tratamento e que tal ação precisa ser cada vez mais efetiva.
A capacidade de análise do sujeito deve ser desconsiderada quando este estiver em situação de internação psiquiátrica.

Muitas situações que resultam em crimes e tragédias são motivadas por ações decorrentes de sequestro emocional. Pessoas sem qualquer transtorno de personalidade em frações de segundo cometem ações de que podem se arrepender por uma vida inteira por conta deste descontrole.
Nesse sentido, considere as seguintes asserções e a relação entre elas proposta:
I - No sequestro emocional a amígdala que é responsável pelas respostas de proteção ante situações emergenciais irá gerar uma reação intensa de fundo emocional, o que pode resultar em ações desproporcionais e precipitadas.
II - O indivíduo emocionalmente inteligente compreende o impulso inicial de defesa como uma reação primitiva da amígdala diante de situações de perigo.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Tanto a primeira quanto segunda asserções são proposições falsas.

As imagens mostra cena do filme “Melhor é Impossível”, vencedor do Oscar em 1997 de melhor ator para Jack Nicholson e de melhor atriz para Helen Hunt, e o roteiro escrito por Mark Andrus e James L. Brooks. O filme traz a história de Melvin Udall, um romancista, com um transtorno de personalidade que compromete a sua vida particular e social. Melvin apresenta grande preocupação com a higiene somado a rituais diários e um humor sarcástico, que acaba por isolá-lo de um convívio social mais extenso.
A partir da análise da imagem, identifique qual alternativa apresenta o transtorno de personalidade acima relatado:
Transtorno de Personalidade Esquiva.
Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva.
Transtorno de Personalidade Borderline.
Transtorno de Personalidade Antissocial.
Transtorno de Personalidade Dependente.

A Psicologia Criminal se tornou uma grande fonte de contribuição para a Criminologia ao buscar conhecer as características de personalidade dos criminosos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
I - A Psicologia Criminal se tornou uma grande fonte de contribuição para a Criminologia ao buscar conhecer as características de personalidade dos criminosos.
II - Foi verificada a relação entre os aspectos psicológicos e o crime, dando maior destaque à Psicologia Criminal, tornando-se esta fonte de subsídio para a compreensão dos fatores comportamentais que geraram a conduta do criminoso.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Tanto a primeira quanto segunda asserções são proposições falsas.

A respeito das estruturas clínicas da personalidade, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em:
I – Para Freud, sob o foco da psicanálise, as estruturas clínicas da personalidade são desarranjos formados durante as fases de desenvolvimento.
II – A psicose é uma patologia na qual os indivíduos afetados tendem a se socializar com mais frequência e, por isso, enxergar coisas que não existem na realidade.
III – Uma neurose consiste numa reação exagerada e mal-sucedida do indivíduo de reprimir para o inconsciente uma experiência desagradável.
IV – A perversão é uma distorção de um senso de realidade.
V – A pessoa perversa tem dificuldade para lidar com figuras de autoridade.
I, II e III, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
I, III, e V, apenas.
II, III e V, apenas.
II, III, IV e V, apenas.

De acordo com a Psicanálise os mecanismos de defesa do Ego são muito importantes para o equilíbrio emocional e para a saúde mental. Um dos mecanismos que adquire a forma de reprimir nossas reais inclinações e afinidades sobre determinados assuntos, caso estas sejam impróprias ou reprimidas por nós por qualquer motivo, fazendo exatamente o oposto daquilo que sentimos é o (a) ____________ . Já o (a) ____________ é quando o indivíduo separa todo o aspecto emocional daquilo que está narrando. O (a) ____________ é o ato de transferir características ou culpas pessoais indesejáveis para outra pessoa, por ser considerado inaceitável em si próprio e mais apropriado para esta segunda pessoa. A prática de comportamentos próprios de fases anteriores do desenvolvimento quando o indivíduo lida com situações difíceis é chamada de ____________. O (a) ____________ é a maneira como algumas pessoas reagem diante de situações em que se veem com alguma desvantagem em relação aos demais, ressaltando alguma característica positiva para suprir essa falha.
formação reativa – isolamento – projeção – regressão – compensação.
compensação – regressão – isolamento – regressão – formação reativa.
compensação – isolamento – projeção – regressão – formação reativa.
formação reativa – regressão – projeção – isolamento – compensação.
regressão – isolamento – compensação – projeção – formação reativa.

Sobre os estudos de personalidade, o psicólogo Abraham H. Maslow realizou estudos com os perfis de pessoas notáveis, em suas biografias pessoais, como Abraham Lincoln e Thomas Jefferson. Constatou que pessoas autorrealizadas reúnem algumas características em comum, como o fato de serem tolerantes consigo mesmas, de terem descoberto suas vocações profissionais, de não terem mais medo de serem vistas como impopulares por causa de suas decisões, de possuírem relacionamentos mais duradouros e intensos.
Assim, de acordo com a teoria de Maslow, relacione as colunas abaixo:
I – Necessidades fisiológicas ( ) Necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais.
II – Necessidades de segurança ( ) Estabilidade e liberdade de ameaças.
III - Necessidades sociais ( ) Manter relações humanas com harmonia.
IV – Necessidades de estima ( ) Reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros da nossa capacidade de adequação.
V – Necessidades de autorrealização ( ) Necessidades de crescimento.
IV - III - II - V - I.
III - IV - I - V - II.
IV - III - V - I - II.
III - IV - II - V - I.
V - IV - II - III - I.

Mais conteúdos dessa disciplina