Logo Passei Direto
Buscar

Psicologia

UNIPLAN
A Portaria n. 3.088, de 23 de dezembro de 2011, institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, a Atenção Básica é um dos componentes da Rede de Atenção Psicossocial formada pelos seguintes pontos de atenção, exceto: Escolha uma opção: a. Serviços Residenciais Terapêuticos. b. Centros de Convivência e Cultura. c. Equipe de apoio aos serviços do componente Atenção Residencial de Caráter Transitório. d. Núcleo de Apoio à Saúde da Família. e. Equipe de Consultório na Rua.
User badge image
Micheli Adriani

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C - Equipe de apoio aos serviços do componente Atenção Residencial de Caráter Transitório. A Atenção Básica é um dos componentes da Rede de Atenção Psicossocial, juntamente com os serviços de urgência e emergência, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência e Cultura, as Equipes de Consultório na Rua e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Myro Silva Roberto Silva

há 2 anos

b. Centros de Convivência e Cultura - correta


Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é definida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) como uma condição clínica multifatorial, caracterizada pela elevação sustentada dos níveis pressóricos arteriais e, em 2017, o American College of Cardiology (ACC) e a American Heart Association (AHA) publicaram uma nova diretriz com as novas recomendações sobre a definição de hipertensão.
Escolha uma opção:
a. Considera-se hipertensão arterial sistêmica a presença de pressão arterial sistólica (PAS) igual ou superior a 120 mmHg e/ou pressão arterial diastólica (PAD) igual ou superior a 80 mmHg.
b. Considera-se hipertensão arterial sistêmica a presença de pressão arterial sistólica (PAS) igual ou superior a 150 mmHg e/ou pressão arterial diastólica (PAD) igual ou superior a 90 mmHg.
c. Considera-se hipertensão arterial sistêmica a presença de pressão arterial sistólica (PAS) igual ou superior a 140 mmHg e/ou pressão arterial diastólica (PAD) igual ou superior a 90 mmHg.
d. Considera-se hipertensão arterial sistêmica a presença de pressão arterial sistólica (PAS) igual ou superior a 130 mmHg e/ou pressão arterial diastólica (PAD) igual ou superior a 80 mmHg.
e. Considera-se hipertensão arterial sistêmica a presença de pressão arterial sistólica (PAS) igual ou superior a 139 mmHg e/ou pressão arterial diastólica (PAD) igual ou superior a 89 mmHg.

O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), no Brasil, 2011-2022, apresenta a vigilância de DCNT como um de seus eixos, detalhando os indicadores, as metas, os objetivos e as ações a serem desenvolvidas por esta vigilância, e, dentre as metas, oito delas foram estabelecidas, com cinco sendo atingidas.
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que corresponde as metas atingidas no plano de ações:
I. Redução da prevalência de tabagismo em 30% e redução do consumo abusivo de bebidas alcoólicas em 10%.
II. Aumento de mamografia em mulheres de 50-69 anos de idade, em dois anos, para 70% e aumento do papanicolau em mulheres de 25-64 anos de idade, em 3 anos, para 85%.
III. Redução de mortalidade prematura de 30 a 69 anos por DCNT em 2% ao ano.
IV. Aumento da prevalência da prática de atividade física no tempo livre em 10%.
V. Contenção do crescimento da obesidade em adultos e o aumento do consumo recomendado de frutas e hortaliças em 10%.
a. I e V.
b. III, IV e V.
c. I, II e III.
d. I, II, III, IV e V.
e. II e IV.

A sífilis, no Brasil, assim como em muitos países, apresenta uma reemergência. Diante disso, os profissionais de saúde devem estar aptos a reconhecer as manifestações clínicas, conhecer os testes diagnósticos disponíveis, e, principalmente, saber interpretar o resultado do exame para o diagnóstico e o controle de tratamento.
Analise as afirmativas:
I. A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, crônica, curável e exclusiva do ser humano.
II. Quando não tratada, evolui para estágios de gravidade variada, podendo acometer diversos órgãos e sistemas do corpo.
III. A maioria das pessoas com sífilis são sintomáticas; apresentam sinais e sintomas constantes.
IV. Quando não tratada, a sífilis pode evoluir para formas mais graves, comprometendo, especialmente, os sistemas nervoso e cardiovascular.
a. Todas estão corretas.
b. I, II e IV.
c. II, III e IV.
d. II e III.
e. I, II e III.

A assistência hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS) é organizada a partir das necessidades da população, a fim de garantir o atendimento aos usuários, com apoio de uma equipe multiprofissional, que atua no cuidado e na regulação do acesso, na qualidade da assistência prestada e na segurança do paciente.
Sobre a PNHOSP, analise:
I. A Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), instituída através da Portaria n. 3.390, de 30 de dezembro de 2013, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelece as diretrizes para a organização do componente hospitalar na Rede de Atenção à Saúde (RAS).
II. Os hospitais privados, enquanto colaboradores da RAS, podem optar ou não por atuar de forma articulada à Atenção Básica de Saúde, que tem a função de coordenadora do cuidado e ordenadora da Rede de Atenção à Saúde.
III. Na Portaria de Consolidação recomenda-se a criação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) nos hospitais.
A. II e III
B. Somente I
C. I, II, III
D. I e II
E. I e III

A consulta de enfermagem faz parte da estratégia dirigida a grupos de risco que propõe uma adequada intervenção educativa em indivíduos com valores de PA limítrofes, que estão mais predispostos à hipertensão.
Em relação à estratificação de risco, analise as afirmativas a seguir:
I. Na consulta de enfermagem deve-se, na prevenção primária da HAS, controlar os seus fatores de risco, como a sobrecarga na ingestão de sal, o excesso de adiposidade, especialmente na cintura abdominal, o abuso de álcool, entre outros.
II. Pesquisar a presença de lesões em órgãos-alvo ou doenças cardiovasculares como a hipertrofia ventricular esquerda; angina ou infarto prévio do miocárdio; revascularização miocárdica prévia e insuficiência cardíaca.
III. Nas ações coletivas, o profissional poderá atuar com estratégias de ações educativas coletivas, com a população em geral orientando a restrição à adição de sal na preparação de alimentos, na identificação da quantidade de sal e/ou sódio presente nos alimentos industrializados.
IV. A avaliação do risco de Framingham pode ser utilizada por profissionais de enfermagem da atenção primária para avaliar o risco global de desenvolver uma doença cardiovascular.
A. I, II, III e IV.
B. III e IV.
C. I, II e III.
D. I, II e IV.
E. II e IV.

O termo diabetes melito (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina.
Pela Sociedade Brasileira de Diabetes (2017), analise os exames para a detecção da diabetes:
I. Glicemia casual com valor maior ou igual a 200 mg/dL na presença de sintomas de hiperglicemia.
II. Glicemia de jejum alterada, com valores entre 110 mg/dL e 125 mg/dL.
III. Teste de tolerância à glicose com sobrecarga de 75 g em duas horas (TTG) com uma glicemia de duas horas pós-sobrecarga maior ou igual a 200 mg/dL é indicativa de diabetes.
IV. Hemoglobina glicada (HbA1c) com valores maiores ou iguais a 6,5%.
a. As afirmativas I, III e IV estão corretas.
b. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
c. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
d. As afirmativas I, II e IV estão corretas.
e. A afirmativa I está correta.

A assistência é o fator de proteção na prevenção de suicídio. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou como meta aos países a redução de 10% dos óbitos por suicídio até 2020, o Ministério da Saúde lançou no ano passado uma agenda estratégica de prevenção no Brasil.
Sobre os principais sinais de alerta da prevenção do suicídio, assinale a alternativa incorreta.
a. As pessoas com pensamentos suicidas podem se isolar, não atendendo a telefonemas, interagindo menos nas redes sociais, ficando em casa ou fechadas em seus quartos, reduzindo ou cancelando todas as atividades sociais, principalmente aquelas que costumavam e gostavam de fazer.
b. As pessoas sob risco de suicídio costumam falar sobre morte e suicídio mais do que o comum, confessam se sentir sem esperanças, culpadas, com falta de autoestima e têm visão negativa de sua vida e futuro. Essas ideias podem estar expressas de forma escrita, verbal ou por meio de desenhos.
c. As manifestações não devem ser interpretadas como ameaças nem como chantagens emocionais, mas sim como avisos de alerta para um risco real.
d. O aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas.
e. Expressões de ideias ou de intenções suicidas óbvias muitas vezes podem ser ignoradas, como, por exemplo: “Eu não aguento mais”; “Eu prefiro estar morta”.

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) é um compromisso firmado pelo Ministério da Saúde, com objetivos visando à promoção da saúde da população negra, considerando que as iniquidades em saúde são resultados de injustos processos socioeconômicos e culturais.
Em relação ao objetivo geral da Política Nacional de Saúde da População Negra, assinale a alternativa adequada.
a. Identificar as necessidades de saúde da população negra do campo e da floresta e das áreas urbanas e utilizá-las como critério de planejamento e definição de prioridades.
b. Articular as condições específicas que afetam a saúde da população negra com as demais políticas que integram a Política de Saúde no Brasil.
c. Reconhecer o racismo e as desigualdades étnico-raciais como determinantes sociais das condições de saúde da população negra.
d. Incluir os temas Racismo e Saúde da População Negra no processo de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde e no exercício do controle social na saúde.
e. Promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS.

Mais conteúdos dessa disciplina