Logo Passei Direto
Buscar
Nas anemias normocrômicas emacrocíticas, observa-se, no hemograma, VCM aumentado e HCM e CHCM normais. Esse quadro exemplifica a anemia

Anemias normocrômicas emacrocíticas são aquelas em que o tamanho das hemácias é aumentado (VCM aumentado) e a quantidade de hemoglobina por hemácia é normal (HCM e CHCM normais).
A anemia por deficiência de vitamina B12 é uma anemia megaloblástica, em que o tamanho das hemácias é aumentado (VCM aumentado) e a quantidade de hemoglobina por hemácia é reduzida (HCM e CHCM reduzidos).
Portanto, a resposta correta é: E. relacionada à doença crônica.
A. por deficiência de vitamina B12.
B. ferropriva.
C. secundária à insuficiência renal crônica.
D. sideroblástica.
E. relacionada à doença crônica.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para analisar a questão, precisamos entender o que caracteriza as anemias normocrômicas e macrocíticas. Essas anemias têm um VCM (Volume Corpuscular Médio) aumentado, enquanto o HCM (Hemoglobina Corpuscular Média) e o CHCM (Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média) permanecem normais. Vamos analisar as alternativas: A. por deficiência de vitamina B12 - Essa anemia é megaloblástica, com VCM aumentado, mas HCM e CHCM reduzidos, portanto não se encaixa. B. ferropriva - A anemia ferropriva geralmente apresenta VCM diminuído, não se encaixa. C. secundária à insuficiência renal crônica - Pode apresentar características normocrômicas, mas geralmente não é classificada como macrocítica. D. sideroblástica - Essa anemia pode ter características variadas, mas não se encaixa na descrição dada. E. relacionada à doença crônica - Essa é a alternativa que se encaixa, pois anemias relacionadas a doenças crônicas podem ser normocrômicas e macrocíticas. Portanto, a resposta correta é: E. relacionada à doença crônica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa E, relacionada à doença crônica. Nas anemias normocrômicas emacrocíticas, o tamanho das hemácias é aumentado (VCM aumentado) e a quantidade de hemoglobina por hemácia é normal (HCM e CHCM normais). Esse quadro é comum em doenças crônicas, como infecções, inflamações e neoplasias. As outras alternativas apresentam características diferentes, como a anemia por deficiência de vitamina B12, que é uma anemia megaloblástica, em que o tamanho das hemácias é aumentado (VCM aumentado) e a quantidade de hemoglobina por hemácia é reduzida (HCM e CHCM reduzidos).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A deficiência da vitamina B12 causa qual tipo de distúrbio?


A. Hipotireoidismo
B. Anemia
C. Cegueira noturna
D. Escorbuto

Um sinal clínico na língua do paciente conhecido como glossite atrófica ou “língua careca” com coloração avermelhada poderá ser encontrado no paciente com anemia:


A. falciforme
B. ferropriva
C. aplásica
D. grave

A anemia caracteriza-se pela diminuição do número de glóbulos vermelhos ou da concentração de hemoglobina, e em alguns casos, ambos estão reduzidos. Nesse âmbito, caracteriza a anemia hemolítica:


A. Destruição excessiva de hemácias.
B. Insuficiência da medula óssea.
C. Defeito congênito em que as hemácias apresentam forma de foice.
D. Deficiência de ferro.
E. Baixa quantidade de volume sanguíneo.

Sobre as anemias, identifique a opção correta.

A. Nas anemias hipoproliferativas, a medula produz quantidades suficientes de eritrócitos, que não sobrevivem de forma adequada.
B. Nas anemias hemolíticas, ocorre redução na contagem de reticulócitos.
C. A deficiência de vitamina B12 é um dos tipos de anemias hemolíticas.
D. Nas anemias hemolíticas, ocorre um estímulo à produção de eritropoetina, pela destruição eritrocitária.

A anemia não é uma doença específica, mas sinal de um distúrbio subjacente. O histórico de saúde e exame físico fornece dados importantes a respeito da anemia, em relação a essa avaliação, assinale a alternativa INCORRETA.

A. Pessoas com deficiência de ferro podem sentir desejo de ingerir gelo, amido ou terra. Este desejo é conhecido como pica.
B. Queilite angular pode estar presente na anemia megaloblástica ou na anemia ferropriva.
C. Quando o nível de hemoglobina está baixo, o coração tenta compensar bombeando mais rápido e com mais força. Esse aumento do esforço cardíaco pode resultar em sintomas como taquicardia, palpitações, dispneia, tonturas, entre outros.
D. Adultos idosos podem apresentar diminuição de ingestão de vitamina B2.
E. A avaliação do sistema neurológico é importante, tendo em vista que a anemia perniciosa afeta o sistema nervoso central e periférico, deve-se avaliar a presença de dormências periféricas ou parestesias, ataxia, coordenação inadequada ou confusão.

E, sendo a condição hematológica mais comum. Dor e cicatrização deficiente; neutropenia e trombocitopenia; queilose angular, língua lisa e ulcerada; cabelo grisalho precoce e vitiligo são manifestações clínicas dos seguintes tipos de anemia, respectivamente:

Dor e cicatrização deficiente; neutropenia e trombocitopenia; queilose angular, língua lisa e ulcerada são manifestações clínicas da anemia aplásica.
Cabelo grisalho precoce e vitiligo são manifestações clínicas da anemia perniciosa (megaloblástica).
Portanto, a sequência correta é: aplásica / megaloblástica / falciforme / ferropriva.
A. ferropriva / megaloblástica / falciforme / aplásica
B. falciforme / aplásica / ferropriva / megaloblástica
C. aplásica / falciforme / ferropriva / megaloblástica
D. megaloblástica / ferropriva / falciforme / aplásica

Mais conteúdos dessa disciplina