Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa que apresente uma das atribuições específicas dos enfermeiros na atenção primária da saúde (APS).


a) Realizar pequenos procedimentos cirúrgicos, atividades em grupo na UBS e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários, como escolas, associações etc.
b) Encaminhar, quando necessário, usuários a outros pontos de atenção, respeitando fluxos locais, mantendo sua responsabilidade pelo acompanhamento do plano terapêutico e pelo monitoramento deles.
c) Realizar ações de educação em saúde à população adstrita, conforme planejamento da equipe e aprovação do médico.
d) Realizar atenção à saúde aos indivíduos e às famílias cadastradas nas equipes e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários, como escolas, associações etc.
e) Promover a mobilização e a participação da comunidade, buscando efetivar o controle social nas ações de saúde.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D) Realizar atenção à saúde aos indivíduos e às famílias cadastradas nas equipes e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários, como escolas, associações etc. Os enfermeiros na atenção primária da saúde (APS) têm como uma de suas atribuições específicas a realização de atenção à saúde aos indivíduos e às famílias cadastradas nas equipes, podendo ser realizada no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários, como escolas, associações etc. Além disso, os enfermeiros também podem realizar outras atividades, como ações de educação em saúde, atividades em grupo na UBS, entre outras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com a PNAB de 2017, é CORRETO afirmar:


a) As Diretrizes do SUS e da RAS a serem operacionalizados na Atenção Básica são a Regionalização e hierarquização; territorialização; população adscrita; cuidado centrado na família; resolutividade; longitudinalidade do cuidado; coordenação do cuidado; ordenação da rede; e participação da comunidade.
b) A Atenção Básica, a partir de 2017, deixa de ser a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde (RAS), coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede.
c) A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde.
d) A PNAB desencoraja a integração entre a Vigilância em Saúde e Atenção Básica, uma vez que não considera essencial a intra e intersetorialidade.
e) A PNAB considera os termos Atenção Básica - AB e Atenção Primária à Saúde - APS, nas atuais concepções, como termos não equivalentes.

Segundo a Portaria Nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), as atribuições de cada um dos profissionais das equipes de atenção básica devem seguir as referidas disposições legais que regulamentam o exercício de cada uma das profissões (BRASIL, 2012). Considerando a Portaria, assinale a alternativa que não se configura como atribuição específica do enfermeiro:


a) Realizar atenção à saúde aos indivíduos e famílias cada
b) Planejar, gerenciar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS e pela equipe de enfermagem.
c) Realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares, prescrever medicações e encaminhar para outros serviços, quando necessário.
d) Realizar ações de vigilância epidemiológica e sanitária, incluindo a notificação de doenças e agravos.
e) Realizar ações de educação em saúde, individual e coletiva, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças.

São atribuições específicas do enfermeiro nas equipes que atuam na atenção básica:

a) realizar procedimentos de enfermagem, como curativos, administração de medicamentos, vacinas, preparação e esterilização de materiais.
b) realizar estratificação de risco e elaborar plano de cuidados para as pessoas que possuem condições crônicas no território, junto aos demais membros da equipe.
c) tomar as providências cabíveis no menor prazo possível relativas às ocorrências que interfiram no funcionamento da unidade.
d) encaminhar, quando necessário, usuários a outros pontos de atenção, respeitando fluxos locais, mantendo sob sua responsabilidade o acompanhamento do plano terapêutico prescrito.

Cada equipe de Saúde da Família (eSF) deve ser responsável por, no máximo, 3.000 pessoas, sendo a média recomendada de 1.500 pessoas, respeitando-se critérios de equidade para essa definição.


c) Certo
e) Errado

Territorialização e Adstrição são tidas como princípios da Política Nacional de Atenção Básica, de forma a permitir o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais com foco em um território específico.


c) Certo
e) Errado

A respeito da articulação entre a Estratégia Saúde da Família e a Saúde Mental, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A Atenção Básica em saúde tem sido uma estratégia de “medicalização” dos usuários do CAPS e suas famílias.

( ) A radicalidade da desinstitucionalização do usuário em Saúde Mental pode ser alcançada no âmbito da Saúde da Família.

( ) A Saúde Mental na Atenção Básica tem ações mais complexas no nível primário, invertendo a lógica da complexidade do cuidado.

( ) O Apoio Matricial em Saúde Mental engendrado pela equipe do CAPS tem como objetivo precípuo propiciar retaguarda técnica às equipes que atendam famílias.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

( ) A Atenção Básica em saúde tem sido uma estratégia de “medicalização” dos usuários do CAPS e suas famílias.
( ) A radicalidade da desinstitucionalização do usuário em Saúde Mental pode ser alcançada no âmbito da Saúde da Família.
( ) A Saúde Mental na Atenção Básica tem ações mais complexas no nível primário, invertendo a lógica da complexidade do cuidado.
( ) O Apoio Matricial em Saúde Mental engendrado pela equipe do CAPS tem como objetivo precípuo propiciar retaguarda técnica às equipes que atendam famílias.
a) V F V F
b) V F F V
c) F V F F
d) F F F V
e) F V V V

A família como unidade de cuidado é quem dá sentido ao processo de trabalho no Programa de Saúde da Família (PSF). O enfermeiro, ao atuar nessa perspectiva, deverá ter em mente que

a) o cuidado de saúde da família tem como principal objetivo apenas a prevenção da doença, e o enfermeiro que faz assistência nessa estratégia deve ajudar a família a criar laços que auxiliem com a possível doença.
b) o enfermeiro deve estabelecer estratégias no sentido de auxiliar a família a desenvolver um processo de interação com a comunidade, visando a uma maior participação social.
c) o enfermeiro deve atuar como um agente facilitador do processo de cuidado, buscando a autonomia da família e a promoção da saúde.
d) o enfermeiro deve atuar como um agente de mudança, buscando a transformação da realidade social e a promoção da justiça social.

O que é necessário para intervir na saúde da família?

a) Realizar as etapas de entrevista e avaliação para desenvolver um plano de assistência para o paciente e a família.
b) Realizar a avaliação funcional da família para identificar as relações entre seus membros, de forma que influenciem positivamente no enfrentamento do processo saúde-doença.
c) Aplicar um modelo de avaliação unidimensional que esteja pautado nas relações familiares de afeto.
d) Utilizar o genograma e o ecomapa para avaliar a representação da família com o suprasistema e as informações sobre os membros da família e seus relacionamentos.
e) Não é necessário realizar as etapas de entrevista e avaliação; apenas com os dados levantados pelo Agente Comunitário de Saúde, é possível desenvolver um plano de assistência para o paciente e a família.

O que é definido pela Política Nacional da Atenção Básica?

a) Planejamento estratégico e ações de saúde.
b) Territorialização e adstrição.
c) Descentralização e intersetorialidade.
d) Comissão Intergestores e planejamento.
e) Cuidado longitudinal e vínculo.

Mais conteúdos dessa disciplina