No que se refere à geração de energia, atualmente são empregadas turbinas eólicas para capturar a energia cinética dos ventos, sendo esta a fonte de energia primária a ser convertida em energia elétrica (energia secundária) a partir dos geradores acoplados aos eixos das turbinas, constituindo os aerogeradores. Os aerogeradores podem ser classificados conforme o tipo de montagem de seus eixos em tipo vertical ou horizontal, e a escolha da tecnologia depende das características dos ventos, bem como dos locais de instalação. A tecnologia dos aerogeradores verticais ou turbinas verticais oferece vantagens em relação aos aerogeradores horizontais. No entanto, seu uso não avançou tanto. A eficiência e os aspectos construtivos podem limitar sua aplicação.
Fonte: HAU, E. Wind turbine applications: fundamentals, technologies, application, economics. 2. ed. Germany: Springer, 2005.Levando em consideração as informações apresentadas, descreva as principais vantagens e limitações apresentadas pelos aerogeradores verticais que justificam seu menor uso.
Ed
ano passado
Você precisa criar uma nova pergunta.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
há 2 anos
Os aerogeradores verticais apresentam algumas vantagens em relação aos aerogeradores horizontais, como a possibilidade de serem instalados em áreas urbanas, onde os ventos são mais turbulentos e mudam de direção com frequência, além de serem mais compactos e terem menor impacto visual. No entanto, sua eficiência é menor do que a dos aerogeradores horizontais, pois a velocidade do vento é menor próximo ao solo, onde geralmente são instalados, e a construção é mais complexa, o que pode aumentar os custos de produção e manutenção. Por isso, o uso dos aerogeradores verticais ainda é limitado e sua aplicação é mais comum em pequenas instalações ou em locais onde a instalação de aerogeradores horizontais não é possível.
Edielson Dias
há 7 meses
Resposta esperada
Os aerogeradores verticais, devido as suas características construtivas, são muito eficientes no aproveitamento de ventos turbulentos, o que se deve ao formato de suas lâminas, ideais para aproveitar a energia dos ventos de baixas altitudes, os quais têm um comportamento naturalmente turbulento.
Devido aos seus aspectos construtivos, os aerogeradores verticais podem aproveitar energia dos ventos em qualquer direção, pois estes apresentaram apenas a mudança do sentido de rotação, mantendo a potência nominal gerada. Os aerogeradores verticais apresentam menor risco para as aves, pois apresentam velocidades de rotação mais baixas. No entanto, a velocidade mais baixa não constitui um limitador de sua aplicação, sendo esta limitada pelo regime de ventos.
Os aerogeradores verticais não podem aproveitar a energia contida nos ventos de maior altitude, nem se beneficiar da estabilidade destas correntes de vento. Os aerogeradores verticais são eficientes no aproveitamento dos ventos turbulentos.
Referência bibliográfica: VOGEL, Ederson Paulo; RODRIGUES, Jean Paulo; DIAS, Tomás Andrade da Cunha. Sistema de Energia Eólica. Indaial: Arqué, 2023. [Unidade 3, p. 157-241].