Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa que traz alteração ortográfica e impacto na concordância nominal.


A língua portuguesa, geralmente, atribui gênero a tudo. Existe uma tendência atual por uma linguagem mais inclusiva sem alterar gênero e sem alterar a ortografia das palavras e que se faz apenas por uma substituição léxica equivalente. Há, igualmente, outra tendência em que a ortografia é modificada.
Os deputados // O Congresso ou a Câmara.
Os líderes da empresa // Lideranças da empresa.
Todos // Todes.
Os coordenadores // A coordenação.
Os diretores // A diretoria.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A alternativa que traz alteração ortográfica e impacto na concordância nominal é "Todos // Todes." Essa opção altera a forma tradicional da palavra "todos" para "todes", o que representa uma mudança na ortografia e também impacta a concordância nominal, já que "todes" é uma tentativa de inclusão de gênero neutro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa que traz alteração ortográfica e impacto na concordância nominal é: "Todos // Todes". Nessa alternativa, a palavra "todos" é substituída por "todes", que é uma forma de linguagem inclusiva que tem sido utilizada para evitar a marcação de gênero na língua portuguesa. Essa alteração impacta na concordância nominal, pois o adjetivo ou pronome que se refere a "todes" deve estar no plural, assim como o verbo que concorda com o sujeito.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre essas frases é correto afirmar que:
Não há concordância nominal na frase I; apenas concordância verbal.
Na frase I, a concordância verbal foi feita com o núcleo do sujeito (a maioria) e não com a referência ao núcleo (famílias brasileiras).
A concordância verbal na frase I está em desacordo com a norma culta. Os verbos possuir e levar deveriam estar na terceira pessoa do singular.
A frase II optou pela concordância do partitivo no singular (foi encaminhada) e depois quebrou a coerência ao flexionar no plural o segundo verbo (seguem).
A frase II está com a concordância verbal e nominal corretas e coerentes entre si.

Uma das impropriedades no uso da vírgula é colocá-la entre o sujeito e o predicado, separando os dois termos essenciais da oração. A vírgula poderia ser usada caso houvesse um termo intercalado, entre o sujeito e o predicado. Assinale a alternativa que apresenta o correto uso da vírgula.


A) O professor, que é muito exigente, deu uma nota baixa para o aluno.
B) O aluno, estudou muito para a prova, mas não conseguiu passar.
C) O livro que eu comprei, é muito interessante.
D) O cachorro que estava na rua, foi adotado por uma família.
E) O carro que eu comprei, é muito econômico.

Trata-se de um texto:


A) Narrativo
B) Descritivo
C) Dissertativo
D) Injuntivo
E) Argumentativo

Os candidatos à vaga de estágio no Departamento de Cultura Clássica, deverão comparecer às 9h do dia posterior à prova escrita para a entrevista. O circuit


A) Fechado
B) Aberto
C) Interrogativo
D) Exclamativo
E) Incompleto

A frase do enunciado está adequadamente pontuada e correta quanto à concordância. A ausência de vírgula na frase do enunciado não constitui uma opção, o uso da vírgula separaria o sujeito do predicado. Não há possibilidade de fraturar a estrutura da frase que está na ordem direta: sujeito - verbo - complemento. Não é correto separar por vírgula o sujeito do predicado. O verbo (constitui) concordou corretamente com o núcleo do sujeito (o segredo), que é singular. Em "O segredo das técnicas de elevação" não há uma relação de concordância nominal entre substantivos e adjetivos, pois "segredo", "técnicas" e "elevação" são substantivos, sendo que "das técnicas" é um complemento de "o segredo" e "de elevação" caracteriza o tipo de técnica, constituindo-se uma locução adjetiva.


Mais conteúdos dessa disciplina