Logo Passei Direto
Buscar
Identificar um ato humano como crime depende da relação da conduta com o que é estabelecido na lei penal, e é desta relação que se compreende se o agir é antijurídico ou ilícito. A importância de saber estabelecer adequadamente esta relação é a mais importante no Direito Penal, pois a antijuridicidade ou ilicitude é a essência do crime. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:


A A antijuridicidade não constitui uma qualidade do comportamento, pois não ocorre através de um juízo de valor objetivo consistente na apreciação de sua contrariedade ao direito.
B A antijuridicidade é a não contradição do fato, eventualmente adequado ao modelo legal, com a ordem jurídica. Basta, portanto, para haver crime, que uma conduta humana corresponda materialmente ao tipo que a lei descreve.
C Antijuridicidade, para os penalistas brasileiros, é considerada como sinônimo de ilicitude, sendo utilizado com mais frequência o termo "antijuridicidade" para designar relação de contrariedade do fato humano com o ordenamento jurídico (ilicitude formal), quando há, pela conduta, exposição a perigo de dano ou lesão a um bem jurídico tutelado (ilicitude material).
D A antijuridicidade é indicada pelo tipo. Sobre as condutas que a ele se encaixam, recai a presunção de serem antijurídicas. Existem tipos antijurídicos e não realizações antijurídicas do tipo.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C: Antijuridicidade, para os penalistas brasileiros, é considerada como sinônimo de ilicitude, sendo utilizado com mais frequência o termo "antijuridicidade" para designar relação de contrariedade do fato humano com o ordenamento jurídico (ilicitude formal), quando há, pela conduta, exposição a perigo de dano ou lesão a um bem jurídico tutelado (ilicitude material).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O princípio da insignificância tem o condão de afastar a tipicidade material do fato quando:

1. A conduta produz mínima lesão ou ofensa ao bem jurídico protegido.
2. Há ausência de periculosidade social na conduta.
3. Reduzido grau de reprovabilidade do comportamento.
4. Inexpressividade da lesão jurídica.
A Todas as afirmativas estão corretas.
B As afirmativas I e IV estão corretas.
C Somente a afirmativa II está correta.
D Somente a afirmativa III está correta.

Assinale a alternativa CORRETA:

A As afirmativas I e III estão corretas.

B As afirmativas I, II e IV estão corretas.

C As afirmativas II, III e IV estão corretas.

D Somente a afirmativa I está correta.

I- O conceito analítico de crime é aquele que se preocupa em descrever os elementos que compõem o crime, quais sejam: conduta, tipicidade, antijuridicidade e culpabilidade.
II- O conceito formal de crime é aquele que se preocupa em descrever o crime como uma conduta proibida por lei, sob a qual incide uma sanção.
III- O conceito material de crime é aquele que se preocupa em descrever o crime como uma conduta que ofende bens jurídicos tutelados pelo Direito Penal.
IV- Partindo do conceito analítico, chega-se a uma das máximas do Direito Penal: crime é uma ação ou omissão humana, típica antijurídica e culpável. Observe que os conceitos se complementam. O crime considerado tão somente como ação ou omissão (conduta) proibida por lei, sob a qual incide uma sanção (conceito formal) é insuficiente, uma vez que restaria em aberto o elemento valorativo.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D Somente a afirmativa I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina