Logo Passei Direto
Buscar

Pergunta 9 1 ponto Leia o trecho a seguir: “Para entender a obra de Le Corbusier, é preciso saber que ele propunha não apenas uma nova linguagem,...

Pergunta 9

1 ponto
Leia o trecho a seguir:

“Para entender a obra de Le Corbusier, é preciso saber que ele propunha não apenas uma nova linguagem, mas uma nova maneira de habitar a cidade. O movimento racionalista, do qual era seguramente uma das personalidades de maior expressão, entendia que as soluções arquitetônicas deviam imitar a máquina, devendo ser projetadas por meio dos estudos da realidade e da busca da solução de maior eficiência. Por isso, essa corrente, hegemônica dentro do movimento moderno, é cunhada como racionalista, e funcionalista.”

Fonte: GIAMBASTIANI, G. L. et al. Planejamento urbano e regional: dimensionamento. Porto Alegre: SAGAH, 2019. p.160.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre metrópole moderna corbusiana, pode-se afirmar que uma das características do urbanismo corbusiano presente na Ville Radieuse:


0. é a criação do edifício-viaduto.
1. são os arranha-céus comerciais.
2. é a libertação da superfície.
3. é o zoneamento de usos bem definido.
4. são as habitações para três milhões de pessoas.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A característica do urbanismo corbusiano presente na Ville Radieuse é: 3. é a libertação da superfície. Le Corbusier defendia a ideia de que a cidade deveria ser organizada de forma a permitir a liberdade de circulação e a integração de espaços verdes, promovendo uma melhor qualidade de vida.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Considerando as informações fornecidas e o conteúdo estudado sobre o urbanismo corbusiano, pode-se afirmar que uma das características presentes na Ville Radieuse é o zoneamento de usos bem definido. Portanto, a alternativa correta é a opção 3.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Pergunta 1

1 ponto
As cidades possuem diversos elementos que configuram o desenho urbano e estabelecem as diversas relações existentes dentro da estrutura urbana. Dessa forma, nenhuma cidade é semelhante entre si, cada uma possui características próprias e únicas. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre bairro planejado e minicidade, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O bairro planejado é aquele em que tem um projeto, geralmente grande e complexo, para ser implantado, com o qual os empreendedores atraem seus clientes, utilizando o termo minicidades.

Porque:

II. A diversidade de usos em um só lugar permite que o morador tenha acesso a uma série de vantagens, o que permite que o projeto seja concebido de forma integral e unitariamente.

A seguir, assinale a alternativa correta:


0. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. A asserção II é uma proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Pergunta 2

1 ponto
Leia o trecho a seguir:

“No que diz respeito ao urbanismo, é possível identificar, pelo menos, dois modelos: o progressista e o culturalista. No modelo progressista, o espaço urbano é traçado conforme uma análise das funções humanas. Uma classificação rigorosa instala em locais distintos o habitat, o trabalho, a cultura e o lazer. Os edifícios são, exatamente como os conjuntos urbanos, protótipos definidos de uma vez por todas. No modelo culturalista, a cidade é concebida como um organismo. Enquanto fenômeno cultural, ela deve formar um contraste com a natureza, cujo estado mais selvagem tenta-se conservar [...]”
Fonte: CHOAY, F. O urbanismo. São Paulo: Perspectiva, 1997.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a metrópole moderna corbusiana, pode-se afirmar que o representante legítimo do modelo progressista é:


0. Le Corbusier.
1. Walter Gropius.
2. Oscar Niemeyer.
3. Ebenezer Howard.
4. Frank Lloyd Wright.

Pergunta 3

1 ponto
Le Corbusier teve várias contribuições pelo mundo. Por meio das suas viagens, registrava através de fotografias e de seus croquis as paisagens que percebia. Além disso, estabelecia algumas soluções para as cidades onde passava, propondo a aplicação dos seus preceitos modernos, para solucionar os problemas identificados nessas cidades. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os projetos corbusianos pelo mundo, o projeto que possui o edifício-viaduto está localizado:
Le Corbusier teve várias contribuições pelo mundo. Por meio das suas viagens, registrava através de fotografias e de seus croquis as paisagens que percebia. Além disso, estabelecia algumas soluções para as cidades onde passava, propondo a aplicação dos seus preceitos modernos, para solucionar os problemas identificados nessas cidades. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os projetos corbusianos pelo mundo, o projeto que possui o edifício-viaduto está localizado:


0. em Chandigarh.
1. em Argel.
2. o Rio de Janeiro.
3. em Buenos Aires.
4. em São Paulo.

Pergunta 5

1 ponto
Em suas viagens, Le Corbusier usava as oportunidades de estar em diferentes lugares, para propor distintos projetos para esses locais, de acordo com as necessidades e problemas encontrados, implantando seus preceitos modernos, ao mesmo tempo que divulgava seus ideais, entendendo melhor a história e o contexto de tais lugares. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre metrópole moderna corbusiana, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) No projeto de Le Corbusier para a cidade de São Paulo é proposto uma via horizontal de 45 km e uma outra via secundária que a cruzava, criando uma ligação com os lugares mais afastados da cidade.
II. ( ) Em Buenos Aires, a proposta de Le Corbusier fundamenta a libertação da superfície, com a criação de um viaduto por toda a extensão da cidade, estabelecendo uma relação visual com a natureza.
III. ( ) Na cidade de Argel, Le Corbusier inova suas ideias ao criar uma cidade comercial, com quadras que permitem a ligação a dois subúrbios, conectados por meio de uma rampa.
IV. ( ) A proposta corbusiana para a cidade do Rio de Janeiro é fundamentada na criação de um edifício-viaduto, ligando as habitações, a meia altura, aos interiores elevados dos planos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


0. F, V, V, F.
1. V, F, V, V
2. F, F, V, V.
3. V, F, F, V.
4. V, V, F, F.

Pergunta 7

1 ponto
Um nome importante para o Movimento Moderno foi, sem dúvidas, o do arquiteto e urbanista franco-suíço Le Corbusier. Sua relevância é evidente, principalmente por seu enorme poder de síntese. Em suas viagens por várias partes do mundo, Le Corbusier teve contato com estilos e épocas diversos. Portanto, em todo seu repertório teórico desenvolvido ao longo do tempo, é possível observar quais as características que o arquiteto considerava essencial tanto na construção de cidades, quanto na de edifícios e como elas poderiam ser implantadas de modo intemporal. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a metrópole moderna corbusiana, pode-se afirmar que seu pensamento urbanístico:


0. busca defender a cidade da época maquinista, em que estariam presentes as fábricas, as indústrias, os veículos e outros.
1. acredita que os acontecimentos advindos da industrialização e do capitalismo proporcionam a degradação dos centros históricos das cidades.
2. age contra a depreciação dos centros históricos das cidades europeias, provocada em especial pela circulação de veículos.
3. se contrapõe ao funcionalismo como relação determinista entre forma e função.
4. pondera que as áreas verdes públicas, em linhas gerais, influenciam de modo repulsivo nas relações sociais e na convivência no bairro.

Pergunta 8

1 ponto
Leia o trecho a seguir:

“A ocupação dos imensos vazios do Oeste brasileiro foi uma das prioridades do presidente Getúlio Vargas, desde a Revolução de 1930. Goiânia, uma das primeiras cidades inteiramente planejadas do Brasil, foi fundada como elemento desse processo. Durante o regime do Estado Novo (1937-1945), Getúlio convocou os brasileiros a realizarem uma ‘marcha para o oeste’.”

Fonte: MAGOLI, D.; ARAÚJO, R. Projeto de Ensino de Geografia do Brasil. São Paulo: Moderna, 2005. p. 93.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estudo de caso, o contexto para a formação da cidade de Goiânia foi:


0. que, nas décadas de 1930 e 1940, foi registrada a maior densidade demográfica, o que acarretou nos dois momentos de modernidade da cidade
1. o local de implantação de Goiânia, observou critérios como topografia, clima, acesso e localização; foi escolhida o entorno da cidade de Campinas (Goiás) que, tornou-se um setor dentro da cidade.
2. a 'marcha para o oeste', que visava o povoamento do interior do país, em especial Goiás, porém, seu objetivo fracassou, visto que o estado continuou isolado do restante do país
3. que, dentro da política criada por Getúlio Vargas, foi criada a 'marcha para o oeste', com o objetivo de barrar a dissociação de terras no estado.
4. que Goiânia foi concebida cuidadosamente utilizando o máximo possível dos preceitos do Urbanismo Modernista.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a metrópole moderna corbusiana, pode-se afirmar que a cidade que Le Corbusier cria com arranha-céus voltados para o comércio é:


0. Buenos Aires, na Argentina.
1. Rio de Janeiro, Brasil.
2. Chandigarh, na Índia.
3. Argel, na Argélia
4. São Paulo, Brasil.