Logo Passei Direto
Buscar

Estética

Outros
O Padrão de beleza vem sendo utilizado ao longo dos séculos como uma forma de discriminação social e cultural de diversas etnias e no Brasil não é diferente. Analise as afirmativas abaixo sobre a discriminação que negros e índios sofreram e ainda sofrem em nossa história.


I. No Brasil Colonial, o padrão ideal foi usado para legitimar o domínio da terra e a mão de obra escrava.
II. A abolição da escravidão no Brasil, em 1888, ocorreu principalmente em função da pressão provocada pelos países industrializados, sobretudo a Inglaterra, que necessitava abrir novos mercados para seus produtos.
III. Na República, o país precisava ser mostrado como moderno, com novos padrões culturais e surgiu a ideia de branqueamento da população, defendida por diversos teóricos, com o incentivo para a vinda de novos colonos europeus, italianos e alemães.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. No Brasil Colonial, o padrão ideal foi usado para legitimar o domínio da terra e a mão de obra escrava. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o padrão de beleza e a ideia de superioridade racial foram utilizados para justificar a escravidão e a exploração das terras. II. A abolição da escravidão no Brasil, em 1888, ocorreu principalmente em função da pressão provocada pelos países industrializados, sobretudo a Inglaterra, que necessitava abrir novos mercados para seus produtos. Parcialmente verdadeiro, embora a pressão internacional tenha influenciado, a abolição foi também resultado de movimentos internos e da luta dos próprios escravizados e abolicionistas. Portanto, essa afirmativa é um pouco simplista. III. Na República, o país precisava ser mostrado como moderno, com novos padrões culturais e surgiu a ideia de branqueamento da população, defendida por diversos teóricos, com o incentivo para a vinda de novos colonos europeus, italianos e alemães. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o branqueamento foi uma ideia promovida para "melhorar" a população brasileira, incentivando a imigração europeia. Com base na análise, as afirmativas I e III são verdadeiras, enquanto a II é parcialmente verdadeira, mas não totalmente correta. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: a) I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as afirmativas sobre a discriminação que negros e índios sofreram e ainda sofrem em nossa história: I. No Brasil Colonial, o padrão ideal foi usado para legitimar o domínio da terra e a mão de obra escrava. Essa afirmativa está correta. Durante o período colonial, o padrão de beleza europeu foi utilizado como forma de justificar a escravidão e a dominação dos povos indígenas. II. A abolição da escravidão no Brasil, em 1888, ocorreu principalmente em função da pressão provocada pelos países industrializados, sobretudo a Inglaterra, que necessitava abrir novos mercados para seus produtos. Essa afirmativa está parcialmente correta. A pressão internacional foi um fator importante para a abolição da escravidão no Brasil, mas não foi o único motivo. Movimentos abolicionistas internos, como o protagonizado pelos próprios escravizados, também tiveram um papel fundamental nesse processo. III. Na República, o país precisava ser mostrado como moderno, com novos padrões culturais e surgiu a ideia de branqueamento da população, defendida por diversos teóricos, com o incentivo para a vinda de novos colonos europeus, italianos e alemães. Essa afirmativa está correta. Durante a República, houve uma valorização de padrões culturais europeus e a ideia de branqueamento da população foi difundida como forma de "melhorar" a sociedade brasileira. Isso incluía o incentivo à imigração de europeus, como italianos e alemães, para "branquear" a população. Portanto, todas as afirmativas estão corretas e evidenciam a utilização do padrão de beleza como forma de discriminação social e cultural ao longo da história brasileira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina