Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o instrumento do profissional em Serviço Social e a visita domiciliar, assinale a alternativa CORRETA:


A Para o Serviço Social, é antes de tudo um espaço de escuta.
B Serve ao Serviço Social como ferramentas de aproximação, exploração dos potenciais, desenvolvimento de habilidades, capacitação, reflexão, entre muitas outras possibilidades.
C É um instrumento muito utilizado pelo profissional do Serviço Social, além de ser um modo específico para o conhecimento e entendimento da realidade.
D É o documento produzido pelo profissional do Serviço Social, no qual constarão todos os aspectos relevantes de um determinado ato.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C: "É um instrumento muito utilizado pelo profissional do Serviço Social, além de ser um modo específico para o conhecimento e entendimento da realidade." A visita domiciliar é uma ferramenta importante para o assistente social conhecer de perto a realidade do indivíduo ou família atendida, permitindo uma compreensão mais aprofundada das suas necessidades e demandas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito de qual é esse atendimento, assinale a alternativa CORRETA:


A Entrevista.
B Visita domiciliar.
C Técnicas de observação .
D Intervenção.

Assinale a alternativa CORRETA que indica para que contribui:


A Uma maior efetividade de suas intervenções.
B Uma nova forma de discutir a questão da Assistência.
C Possibilitou uma real contribuição para a retomada da democracia.
D Amadurecimento do Serviço Social enquanto profissão no país.

Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Instrumentos relativos à apreensão da realidade.
II- Instrumentos relativos à intervenção na realidade.
( ) Visita domiciliar.
( ) Encaminhamentos.
( ) Perícia social.
( ) Observação.
( ) Reuniões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A II – I – II – II – I.
B I – II – I – I – II.
C II – II – II – I – II.
D I – I – I – I – II.

Sobre o relatório, assinale a alternativa CORRETA:


A O relatório é o documento produzido pelo profissional do Serviço Social, no qual constarão todos os aspectos relevantes de um determinado ato praticado por este profissional.
B É uma técnica expressa na ação destinada a dar continuidade, sequência a um processo do Serviço Social.
C Relatório só é utilizado em deliberação coletiva sobre alguma questão.
D O relatório é o responsável pelas análises sociais desenvolvidas apenas em casos de reuniões e assembleias, pois possui pouca relevância.

Diante disso, analise as sentenças a seguir:


A As sentenças IV e V estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças II e V estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Sabe-se que a entrevista também é uma ferramenta utilizanda pelo Assistente Social como instrumento de trabalho, e tem grande importância no cotidiano deste. A respeito do que se entende sobre a entrevista, assinale a alternativa CORRETA:


A A entrevista é um ato, do qual devem participar no mínimo duas pessoas (entrevista individual) ou mais (entrevista coletiva), onde se busca compreender, identificar ou constatar uma determinada situação. Não se limita, entretanto, a compreender, identificar ou constatar tão somente. Para o Serviço Social, a entrevista é antes de tudo um espaço de escuta. Neste ato, o profissional do Serviço Social deve se colocar a ouvir o usuário, lembrando que ouvir é uma atividade ativa, e não passiva, como pensam muitos. Ativa no sentido de que não se trata apenas de receber as informações do usuário, mas, sim, concentrar-se nelas, refletir sobre elas, indagá-las.
B A entrevista é um ato, do qual devem participar no mínimo três pessoas (entrevista individual com coordenadora do Cras), onde se busca compreender, identificar ou constatar uma determinada situação. Não se limita, entretanto, a compreender, identificar ou constatar tão somente. Para o Serviço Social, a entrevista é antes de tudo um espaço de escuta. Neste ato, o profissional do Serviço Social deve se colocar a ouvir o usuário, lembrando que ouvir é uma atividade ativa, e não passiva, como pensam muitos. Ativa no sentido de que não se trata apenas de receber as informações do usuário, mas, sim, concentrar-se nelas, refletir sobre elas, indagá-las.
C A entrevista é um ato coletivo, onde se busca compreender, identificar ou constatar uma determinada situações. Não se limita, entretanto, a compreender, identificar ou constatar tão somente. Para o Serviço Social, a entrevista é antes de tudo um espaço de escuta. Neste ato, o profissional do Serviço Social deve se colocar a ouvir o usuário, lembrando que ouvir é uma atividade ativa, e não passiva, como pensam muitos. Ativa no sentido de que não se trata apenas de receber as informações do usuário, mas, sim, concentrar-se nelas, refletir sobre elas, indagá-las.

Mais conteúdos dessa disciplina