Logo Passei Direto
Buscar
Uma fotografia foi realizada com a busca pelo lirismo, pela poesia, não tendo a preocupação de retratar a realidade objetiva. Podemos afirmar que esta fotografia é icônica?


Não. Porque receberá significados de acordo com padrões coletivos - público - e individuais/subjetivos - do autor -, logo estará distante da objetividade do ícone. Ela falará de coisas muito além do que está representado objetivamente na fotografia.
Não. O único fator que poderia mudar isto é o de relevância social. Caso contrário será um ícone peirceano.
Sim. Apenas as fotografias poéticas são icônicas e representam elementos além delas mesmas.
Sim. O ícone é absoluto no grau zero da representação fotográfico. A ancoragem e o revezamento se farão presentes apenas na iconicidade.
Sim. Porque se tornará um ícone da fotografia artística mundial representando valores da sociedade moderna. Ela representará objetivamente o assunto retratado.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A fotografia que busca lirismo e poesia, sem a preocupação de retratar a realidade objetiva, não pode ser considerada icônica no sentido estrito. Isso porque a iconicidade está relacionada à representação direta e reconhecível de um objeto ou conceito. Fotografias poéticas tendem a evocar significados subjetivos e emocionais, distantes da objetividade que caracteriza um ícone. Portanto, a resposta correta seria: "Não. Porque receberá significados de acordo com padrões coletivos - público - e individuais/subjetivos - do autor -, logo estará distante da objetividade do ícone."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é: "Não. Porque receberá significados de acordo com padrões coletivos - público - e individuais/subjetivos - do autor -, logo estará distante da objetividade do ícone. Ela falará de coisas muito além do que está representado objetivamente na fotografia."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quais as partes básicas de uma câmera?

Nos estudos das imagens, buscando seus primórdios e conceitos norteadores para os significados que atribuímos na contemporaneidade, qual das opções abaixo é a única correta dentro das abordagens do conteúdo da aula 01, intitulada 'O que é fotografia?'?


Imagem deriva de imago (latim). Foi utilizada pelos filósofos gregos Platão e Aristóteles. O termo imago deriva do grego eidos, que posteriormente mudou para idea e eidea. Imago significa sombras e/ou reflexos em metais ou na água como um fenômeno da realidade material, e a ideia de alguma coisa no plano cognoscível.
Imagem é uma palavra que deriva diretamente, portanto, sem nenhuma adaptação ou transformação, da palavra eidea. Eidea é um termo que surgiu na Escola de Frankfurt (Instituto de Pesquisa Social), em Frankfurt, Alemanha, no século XX.
A palavra imagem tem sua origem em imago. Imago, por sua vez é uma palavra latina que designa criações fotográficas, cinematográficas e pinturas do século XIX localizadas nas vanguardas europeias.
A palavra imagem é da linhagem neolatina da palavra imagine. Imagine é um termo criado pelos romanos para designar sombras, reflexos e cópias das coisas do mundo real.
Imagem deriva de imago (latim). Seu sentido é revolucionário porque apresenta um valor totalmente aplicável e adaptado para os conceitos de imagem que temos na atualidade. Neste contexto nos referimos tanto a uma fotografia como a imagem de uma pessoa e o posicionamento de uma marca no mercado e para público consumidor.

(SEJDH - 2008) As câmeras fotográficas digitais estão programadas para que utilizemos a iluminação adequada para cada cena, mas temos que a


Obturador, diafragma e objetiva.
Corpo, plano focal e película.
Objetiva e plano focal.
Corpo e objetiva.

(Assembléia Legislativa 2005) Na maioria das câmeras fotográficas 135 mm, a velocidade ideal para o obturador sincronizar o flash é de:


1/60
1/30
1/15
1/500
1/8

Por que os estudiosos da comunicação e das ciências da linguagem definem a fotografia como um meio de comunicação? Marque a única alternativa correta.


A fotografia é apenas um meio frio. De acordo com Walter Benjamin ela não possui aura e função artística. A fotografia é uma invenção que marca o ápice da cultura oral e escrita, logo, não é um meio porque está sempre subordinada a outras culturas e ciências.
A fotografia é capaz de comunicar através da sua técnica, características estéticas, registros históricos, e inter-relação com outros elementos de comunicação como o texto escrito. É um meio tanto em uma exposição artística, em um documento como prova, em uma peça publicitária, no jornal, como em livros didáticos. A fotografia sempre comunica alguma coisa.
A fotografia é um meio de comunicação direto. Assemelha-se as principais características da televisão, do rádio e do cinema. A imagem fotográfica assemelha-se a comunicação por telefone e internet, configurando-a como um meio.
A fotografia é um invento científico que por sua alta complexidade em reunir elementos da física, da química, e das artes, foi amplamente reconhecido como meio por sua gama variada de conhecimentos associados e bem articulados.
A fotografia não é um meio. Ela é apenas um canal para especificidades estéticas do próprio universo imagético. Logo, a fotografia é seu próprio fim não servindo a causas ideológicas, comerciais ou comunicacionais.

Quais as partes básicas de uma câmera?


Fotômetro e telêmetro.
Obturador, diafragma e objetiva.
Corpo, plano focal e película.
Objetiva e plano focal.
Corpo e objetiva.

Mais conteúdos dessa disciplina