Em muitas realidades, principalmente na escola, a supervalorização de esportes com movimentos complexos, em prol da formação motora de base é um dos problemas da área da Educação Física e está ligado a falta de currículos e sequências de conteúdos adequados e com a formação acadêmica. Fonte: PEREIRA, Érico Felden; TEIXEIRA, Clarissa Stefani; CORAZZA, Sara Teresinha. A estrutura do movimento e a aprendizagem das habilidades motoras. ATIVIDADE FÍSICA, LAZER & QUALIDADE DE VIDA: REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, v. 2, n. 2, p. 43-57, 2011. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. Um bom progresso no desenvolvimento da fase motora especializada é dependente de um bom desenvolvimento na fase fundamental. PORQUE II. Na fase motora especializada a criança consegue combinar movimentos fundamentais para execução de atividades mais complexas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
O processo de desenvolvimento motor e o processo de desenvolvimento humano apresentam uma série de estágios e fases, conforme os diferentes tipos de teorias. Segundo a teoria de desenvolvimento motor de Gallahue, na fase reflexiva os bebês realizam basicamente movimentos primitivos e movimentos posturais. Assinale a alternativa que apresente corretamente as características destes momentos.
A+ A- Os movimentos posturais se relacionam ao instinto de sobrevivência e prioritariamente com os aspectos nutricionais, e os movimentos primitivos são movimentos voluntários. Os movimentos primitivos se relacionam ao instinto de sobrevivência e prioritariamente com os aspectos nutricionais, e os movimentos posturais também são involuntários, entretanto, possuem grande semelhança com movimentos voluntários. Os movimentos primitivos e posturais apresentam grande semelhança, ambos se relacionam ao instinto de sobrevivência e prioritariamente com os aspectos nutricionais. Os movimentos posturais se relacionam ao instinto de sobrevivência e prioritariamente com os aspectos nutricionais, e os movimentos primitivos também são involuntários, entretanto, possuem grande semelhança com movimentos voluntários.
progresso dos movimentos da fase motora especializada é determinado pelos movimentos executados e aprendidos na fase fundamental. Nesta fase ocorre um progresso do nível de dificuldade em relação a especialização das tarefas. As habilidades fundamentais (exemplo: habilidades de estabilidade, locomoção e manipulação) são refinadas, e combinadas para situações de crescente demanda.