2. Desde a década de 60 estudos vem sendo empregados para definir as diferenças e a precisão entre estes dois aparelhos. Segundo Netto e Nogueira (1964) os dois instrumentos determinam distâncias verticais ou desníveis, porém, somente o teodolito vale-se da inclinação da sua linha de visada em relação ao linha do horizonte. O nível ótico é um aparelho composto basicamente de uma luneta fixa, parafusos retificadores do retículo e parafusos retificadores do suporte, importante para nivelar o equipamento. Este aparelho difere-se do teodolito Porque O nível ótico não possui movimento vertical (ascendente ou descendente da luneta) e o teodolito possui movimento vertical da luneta sendo esta uma das diferenças dele para o teodolito.
A) As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. B) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. C) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. D) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. E) As duas afirmações são falsas. a) A b) B c) C d) D e) E
4. O mapeamento tem por finalidade determinar a dimensão e a posição relativa de uma porção da superfície terrestre, e para que esta posição em relação a superfície terrestre seja correta é indispensável o estudo das coordenadas e planos de referência
De acordo com o que foi estudado sobre as projeções cartográficas podemos afirmar que:
I. Na projeção plana o mapa é construído de acordo com uma superfície de projeção plana tangente ou secante a superfície terrestre, ou seja, “tocando” a superfície em um único ponto e, quanto mais nas extremidades do mapa estiver, maior a deformação. II. Na projeção cilíndrica o mapa é construído de acordo com um cone que envolve a superfície terrestre, podendo ser tangente ou secante e, nestas projeções os meridianos são retas que convergem para um único ponto (representado pelo vértice do cone) e os paralelos são circunferências concêntricas a este vértice. III. Na projeção cônica o mapa é construído de acordo com um cilindro que envolve a superfície terrestre, podendo ser tangente ou secante e, nestas projeções normais os meridianos e os paralelos representados por retas perpendiculares. IV. Para minimizar as deformações decorrentes da planificação da superfície terrestre que ocorrem nas projeções cilíndricas como a projeção de Mercator por exemplo, há outras representações cartográficas como a projeção de Berhmann, considerada uma projeção equivalente cilíndrica (porém não possui superfície de projeção) e projeção de Robinson, projeção pseudocilíndrica, não sendo equivalente e nem equidistante. (A) I e II. (B) II e III. (C) I e IV. (D) I, II e IV. (E) I, III e IV.
urvatura terrestre não pode ser desprezado e necessitam de um atributo da localização geográfica num sistema de eixos (coordenadas) é necessário o uso de ferramentas da geodésia PORQUE Para reduzir o erro de esfericidade e utiliza-se as ferramentas da geodésia para cálculos mais precisos, considerando a curvatura terrestre. Geodésia é a ciência que se encarrega da determinação da forma e dimensões da Terra, e a melhor aproximação matemática é o geoide, sendo equipotencial do campo gravitacional terrestre coincide com nível médio dos mares.
As duas afirmacoes são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. As duas afirmações são falsas.
A localização de um ponto terrestre se dá com a utilização de um Sistema de Coordenadas, este possibilita o posicionamento preciso de um ponto (Coordenada) a um sistema de Referência (Datum) (Fitz, 2017). Quando inicia-se um projeto num Sistema de Informação geográfica (SIG) deve-se ter a exata noção do objetivo principal do projeto, considerando, entre outros fatores, o Sistema de Referência de Coordenadas (SRC), para unificar e organizar todos os Sistemas de Referência de Coordenadas no mundo, o Grupo de Pesquisa Petrolífera Européia – European Petroleum Survey Group (EPSG) organizou Coordenadas e Datum PORQUE uma projeção de qualquer lugar do mundo pode ser identificada através do padrão EPSG, facilitando os mapeamentos, sistematizou todos os Sistemas de Referência de Coordenadas (SRC) do planeta por códigos, os chamados Códigos EPSG.
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. As duas afirmações são falsas.