A bebida conhecida como Vodca (Vodka) data de tempos antigos, sofrendo melhorias, modificações e variações ao longo do tempo, dividindo-se em diversos tipos e categorias. Sobre as variedades da bebida e seus teores alcoólicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Luksusowa: produzida à base de mandioca, é incolor e de sabor adocicado. A sua graduação alcoólica é de 44º. ( ) Jarsebiar: vodka frutada, aromatizada com romãs. Possui sabor adocicado e graduação alcoólica de 40º. ( ) Krepakaya: de sabor muito forte, entra no time das Grain Vodkas. Possui graduação alcoólica bem alta, em torno de 56,5º. ( ) Vodkas inglesas: são vodkas incolores e inodoras de alta qualidade, muito utilizadas em coquetéis e drinks e possuem graduação alcoólica de 12%.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F - V. b) V - F - V - F. c) F - V - V - V. d) V - V - V - F.
A cerveja é uma bebida consumida em todo o mundo e é uma das bebidas alcoólicas mais antigas. Há alguns lugares em que seu consumo, por ser elevado, permite que a bebida esteja sempre no primeiro lugar de vendas. Em alguns casos, os ambientes que têm a cerveja como principal bebida consumida produzem sua própria cerveja ou vendem cervejas do tipo artesanal. Com relação a esses ambientes/lugares em que a cerveja é o carro-chefe nas vendas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para
a) V - F - V - F. b) F - V - F - V. c) V - V - F - F. d) F - F - V - V.
Sobre as taças adequadas para servir os vinhos, assinale a alternativa CORRETA:
a) Vinhos tintos de mesa deverão ser servidos preferencialmente em copos baixos, vinhos fortificados em taças finas e longas, permitindo sua oxigenação. b) Vinhos espumantes devem ser servidos em taças finas e longas, vinhos brancos e vinhos tintos em taças de bojo largo. c) Vinhos licorosos devem ser servidos em taças altas e com bocas largas. d) Vinhos espumantes devem ser servidos em taças finas e baixas, vinhos brancos e vinhos tintos em taças de bojo largo.
A fim de respeitar a etiqueta e preservar aromas e sabores de uma cerveja, o ideal é possuir o copo referente da cerveja que será degustada, mas se caso não for possível, o copo deve ser, ao menos, indicado para o tipo e família da cerveja a ser degustada. Com relação aos copos ideais para servir cada tipo de cerveja, assinale a alternativa CORRETA:
a) Copo Tulipa: tipo semelhante a uma taça de conhaque, mas com um pequeno diferencial, a parte da boca virada para fora. Esse copo é recomendado para degustar/servir cervejas que possuem uma menor quantidade de espuma, como as pilsen. b) Copo Weizen: ideal para servir cervejas que têm o trigo como principal matéria-prima. Esse copo caracteriza-se por ser mais alto, permitindo que o fundo de leveduras seja servido. c) Copo Weizen: trata-se de um copo com boca larga que ajuda a formar a espuma e a direcionar o aroma do lúpulo rapidamente ao nariz, proporcionando uma degustação diferenciada. d) Copo Flauta: modelo esguio que tem como finalidade fazer com que a espuma da cerveja não se dissipe facilmente. Indicado para as cervejas como as Strong Ales de origem belga, mantendo as características da bebida por mais tempo.