Discretos no tempo e discretos na amplitude. Contínuos no tempo, não importando a variação na amplitude. Contínuos no tempo e discretos na amplitude. Discretos no tempo e contínuos na amplitude. Contínuos no tempo e contínuos na amplitude.
Baseando-se na estrutura interna de um CLP, a memória do programa monitor:
Converte a tensão alternada da rede elétrica para uma tensão contínua para alimentar os circuitos eletrônicos, as entradas e as saídas. É responsável pelo gerenciamento de todas as atividades do CLP. Não pode ser modificado pelo usuário e fica normalmente em memórias do tipo PROM, EPROM, EEPROM. Ele funciona de maneira similar ao Sistema Operacional dos microcomputadores. Armazena o estado da cada uma das entradas ou saídas em uma região de memória. Reservada ao programa do usuário, contém alguns Kbytes de palavras-livres que serão processadas pela CPU. São valores de temporizadores, valores de contadores, códigos de erro, senhas de acesso, etc. São normalmente partes da memória RAM do CLP.
Dada a seguinte figura do funcionamento de um CLP:
O CLP realiza um processo de varredura que recebe o nome de Ciclo de Varredura (Scan) e normalmente é de alguns microssegundos (scan time). Após consultar a Memória Imagem das Entradas, atualiza o estado da Memória Imagem das Saídas, de acordo com as instruções definidas pelo usuário em seu programa. O CLP escreve o valor contido na Memória das Saídas, atualizando as interfaces. O CLP armazena os resultados obtidos em uma região chamada de Imagem das Entradas e Saídas. O CLP executa uma série de operações pré-programadas, gravadas em seu Programa Monitor.
Baseando-se na estrutura interna de um CLP, a memória de dados:
Armazena o estado da cada uma das entradas ou saídas em uma região de memória. Converte a tensão alternada da rede elétrica para uma tensão contínua para alimentar os circuitos eletrônicos, as entradas e as saídas. São valores de temporizadores, valores de contadores, códigos de erro, senhas de acesso, etc. São normalmente partes da memória RAM do CLP. Reservada ao programa do usuário, contém alguns Kbytes de palavras-livres que serão processadas pela CPU. É responsável pelo gerenciamento de todas as atividades do CLP. Não pode ser modificado pelo usuário e fica normalmente em memórias do tipo PROM, EPROM, EEPROM. Ele funciona de maneira similar ao Sistema Operacional dos microcomputadores.