A perspectiva da complexidade econômica é entendida exatamente a partir desta discussão sobre a internacionalização das economias. Isso porque tal perspectiva se baseia na premissa de que a divisão do trabalho de Adam Smith continua válida (DÍAZ et al., 2020). Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Quanto maior o mercado, maior será a divisão do trabalho, ou seja, a especialização do emprego do capital e da mão de obra. ( ) A perspectiva da complexidade enquanto foco analítico acrescenta que a riqueza e o desenvolvimento econômico decorrentes da divisão do trabalho resultam das interações entre a diminuição do número de atividades individuais que compõem uma economia. ( ) Para a perspectiva da complexidade, é a densidade da complexidade dessas interações, ou seja, a maior ou menor combinação de conhecimento, que explica os níveis de desenvolvimento. ( ) A complexidade de uma economia se relaciona à multiplicidade de conhecimento útil incorporada nela. A V - V - F - V. B F - F - V - F. C V - F - V - V. D F - F - V - V.
As vantagens comparativas recebem influência da abundância de recursos e da intensidade pela qual os diferentes recursos são transformados no processo produtivo (KRUGMAN; OBSTFELD, 2001). Sobre a teoria de teoria de Heckscher-Ohlin e o padrão de comércio com base nas trocas comerciais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A economia doméstica é abundante em mão de obra e a economia estrangeira é abundante em terra, porque a proporção de mão de obra em relação à terra é maior na economia doméstica do que na estrangeira. ( ) Os bens manufaturados (tecidos como exemplo) são intensivos com relação à terra e os alimentos em mão de obra. ( ) Os países tendem a exportar bens cuja produção é intensiva em fatores com os quais eles são favorecidos em abundância. ( ) O comércio internacional tem um impacto significativo na distribuição de renda dos países. Na economia doméstica, na qual o preço relativo dos tecidos aumenta, as pessoas que têm a mão de obra como fonte de renda serão beneficiadas com o comércio internacional.
As relações comerciais entre os países são objeto de estudo da ciência econômica. Muitas são as teorias que se debruçam sobre aspectos importantes destas relações. Dentre elas, a teoria de Heckscher-Ohlin, caraterizada como uma abordagem neoclássica da economia internacional (KRUGMAN; OBSTFELD, 2015). Levando em consideração os pressupostos da teoria de Heckscher-Ohlin, analise as sentenças a seguir:
I- Uma economia caracterizada por uma alta proporção de terra/mão de obra será mais eficiente produzindo bens trabalho-intensivos. II- Uma economia caracterizada por uma baixa proporção de terra/mão de obra será mais eficiente produzindo bens terra-intensivos. III- As vantagens comparativas são influenciadas pela abundância de recursos e pela intensidade pela qual estes são transformados no process
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A necessidade de comércio internacional surge devido às diferenças de mão de obra entre os países. II- A teoria das vantagens comparativas afirma que as diferenças internacionais na produtividade do trabalho são determinantes para o desenvolvimento do comércio internacional. III- A teoria das vantagens comparativas defende que os países menos desenvolvidos acumulam déficit na balança comercial devido à deterioração dos termos de troca. IV- A teoria das vantagens comparativas não apresenta nenhuma diferença da teoria das vantagens absolutas. A As sentenças I, II e III estão corretas. B As sentenças I e II estão corretas. C As sentenças III e IV estão corretas. D Somente a sentença III está correta.
Quanto à teoria das vantagens comparativas, assinale a alternativa CORRETA:
I- A teoria das vantagens comparativas não apresenta nenhuma diferença da teoria das vantagens absolutas. II- De acordo com essa teoria, no comércio entre dois países, aquele que não tem nenhuma vantagem de produção, não deve participar do comércio internacional. III- Segundo essa teoria, os países menos desenvolvidos acumulam déficit na balança comercial pelo fenômeno conhecido como deterioração dos termos de troca. IV- Segundo essa teoria, as diferenças internacionais na produtividade do trabalho são determinantes para o desenvolvimento do comércio internacional. A A teoria das vantagens comparativas não apresenta nenhuma diferença da teoria das vantagens absolutas. B De acordo com essa teoria, no comércio entre dois países, aquele que não tem nenhuma vantagem de produção, não deve participar do comércio internacional. C Segundo essa teoria, os países menos desenvolvidos acumulam déficit na balança comercial pelo fenômeno conhecido como deterioração dos termos de troca. D Segundo essa teoria, as diferenças internacionais na produtividade do trabalho são determinantes para o desenvolvimento do comércio internacional.
Sobre a diversificação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A diversificação da produção se baseia em dois pontos: motivo de maior lucratividade e motivo de risco e incerteza. ( ) O motivo de maior lucratividade refere-se que basta aos mercados existentes se tornarem relativamente mais lucrativos para que se tenha estímulos à diversificação. ( ) O motivo de maior lucratividade pode ocorrer tanto pelo surgimento de novos investimentos que se mostrem aparentemente mais lucrativos quanto pelo declínio da lucratividade nas atividades da empresa. ( ) O motivo de risco e incerteza refere-se aos riscos e às incertezas inerentes ao desenvolvimento de qualquer atividade econômica. ( ) No motivo de risco e incerteza, a diversificação em muitos produtos similares, principalmente bens de capital, tornam as empresas mais vulneráveis à A V - V - V - V - F. B F - V - V - F - V. C V - F - V - V - F. D F - F - F - V - V.