Apple (2006) afirma que pode-se aprender um pouco sobre a importância de um determinado tipo de currículo a partir da literatura sobre a socialização política. Para ele, fica claro que a aprendizagem incidental contribui mais para a socialização política de um aluno do que aulas de civismo ou outras formas de ensino deliberadas de determinada orientação de valor ético-social. Por meio desta fala, este autor se refere a qual tipo currículo?
MCKERNAN (2009) define um tipo curricular como sendo aquele em que consta os planos de estudos acadêmicos oferecidos pela instituição e que é constituído pelo conteúdo, os objetivos e as preparações formalizadas para a aprendizagem. Este currículo é denominado
a) vivido. b) oculto. c) formal.
Aplle (2006) aponta um determinado tipo de currículo como sendo o ensino tácito de normas, valores e inclinações aos alunos. E que este ensino permanece pelo simples fato de os alunos viverem e lidarem com as expectativas institucionais e rotinas das escolas todos os dias durante vários anos. Este tipo de currículo é entendido como sendo o currículo:
a) vivido. b) oculto. c) formal.
MCKERNAN (2009) aponta um currículo que se originou da ideia de currículo nuclear. Este currículo é denominado
a) nacional. b) vivido. c) formal.
Mckernan (2009) identificou seis grandes concepções ou ideologias curriculares que, segundo ele, estão notavelmente em correlação e se coordenam de perto com as seis orientações de valores dos professores que ele, independentemente, obteve a partir do trabalho de pesquisa com os sistemas de valores dos professores em todo o mundo. Neste sentido, dentre as seis explanadas, uma delas ele define como uma concepção de currículo que foi a primeira; e é vista no desenvolvimento da educação nos estados gregos e romanos e como o currículo das primeiras universidades da Europa, baseado nas sete artes liberais, ou o Trivium e o Quadrivium, a qual tem a visão de que a função da educação é cultivar o intelecto e promover o crescimento intelectual, sujeitando os alunos às formas mais racionais de organização das disciplinas que têm sido constantemente passadas adiante. Esta concepção é denominada:
a) Racionalismo-intelectual. b) Técnico-comportamental. c) Sociocultural.
Mckernan (2009) afirma que desde o início do século XX, o modelo dominante de currículo em diversas partes do mundo tem sido um estilo “técnico” e gerencial de planejamento racional fins-meios que busca por objetivos comportamentais instrucionais a qual começou nos Estados Unidos com Franklin Bobbiti, em 1918. Este autor defendia o uso da análise de atividades e dos resultados do desempenho do aluno. Ele queria que as escolas usassem eficientemente instalações e recursos num modelo peculiar de engenharia de trabalho escolar. Essa perspectiva é denominada de:
a) Racionalismo-intelectual. b) Técnico-comportamental. c) Sociocultural.
Ao citar o filósofo Richard S. Peters, Mckernan (2009) relata que esse autor entende a educação como uma iniciação de todos os atores envolvidos (alunos, professores, diretores) em atividades que valem a pena de uma maneira moralmente aceitável. Neste sentido, McKernan infere que o currículo é:
a) uma proposta de política educacional, em oferta feita por uma instituição escolar, composto de valores, habilidades e outras capacidades. b) um conjunto de experiências planejadas, organizadas e avaliadas pela escola, com o objetivo de promover o desenvolvimento dos alunos. c) um conjunto de atividades e experiências que ocorrem na interação entre professores e alunos, com o objetivo de promover a aprendizagem.
Mckernan (2009) aponta fontes que fornecem subsídios para ampararem as concepções ideológicas dos currículos. Uma dessas fontes ele aponta como sendo a que se baseia na criança, ou no aluno. Qual é essa fonte?
Baseada no aprendiz.
Segundo Mckernan (2009), o currículo é um campo de estudo que engloba tanto conhecimento teórico quanto prático. Assim, podemos definir a perspectiva que marcou um novo começo radical direcionado ao trabalho prático dos professores e de outros com uma responsabilidade pela mudança curricular como: