A metodologia dominante de formação de preços consiste na aplicação de um percentual (markup ou taxa de marcação) sobre o custo de produção ou operação. No cálculo do markup são inseridos todos os fatores que se deseja cobrar no preço de venda, tais como tributos sobre vendas, comissão de vendedores, taxa de administração de cartão de crédito, entre outros. Para se calcular o preço de venda com base nos custos, o ponto de partida é o custo apurado segundo um dos métodos de custeio. Sobre esse custo, agrega-se o markup. Assim, e considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre o cálculo do markup. I. O custo deve ser o de reposição, à vista, e em moeda corrente. Assim, o preço calculado é para venda em longo prazo. II. Para calcular preços de venda a prazo, é necessário embutir os encargos financeiros que são correspondentes. III. Se os vendedores tiverem vínculo empregatício com a empresa, o percentual de comissão deve incluir os encargos sociais. IV. O lucro pode ser expresso em valor absoluto, e não de outra forma, tomando-se por base o capital investido, custo de oportunidade, entre outros. Está correto apenas o que se afirmar em:
I. O custo deve ser o de reposição, à vista, e em moeda corrente. Assim, o preço calculado é para venda em longo prazo. II. Para calcular preços de venda a prazo, é necessário embutir os encargos financeiros que são correspondentes. III. Se os vendedores tiverem vínculo empregatício com a empresa, o percentual de comissão deve incluir os encargos sociais. IV. O lucro pode ser expresso em valor absoluto, e não de outra forma, tomando-se por base o capital investido, custo de oportunidade, entre outros. 1. Correta: II e III. 2. I e III. 3. III e IV. 4. I e IV. 5. II e IV.
A margem de contribuição mencionada no texto pode ser calculada pela fórmula:
1. receitas menos custo fabril menos despesas operacionais. 2. receitas menos custo fabril menos despesas operacionais menos encargos financeiros. 3. custos fixos mais custos variáveis de produção. 4. Incorreta: receitas menos custos variáveis e menos despesas variáveis. 5. receitas menos custo fabril.