Logo Passei Direto
Buscar
As hortaliças apresentam relevante importância econômica, social e alimentar. Entre outras espécies olerícolas, a cenoura vem destacando-se no cenário nacional, ocupando atualmente uma extensa área de cultivo nas mais variadas condições climáticas e edáficas do Brasil. Com relação à influência do solo, do clima e do manejo na qualidade e produtividade de raízes de cenoura, assinale a opção incorreta.


a. Sob condições de temperaturas mais elevadas, a cenoura tende a produzir raízes mais curtas e grossas.
b. A ocorrência de florescimento precoce em cenoura, durante a fase vegetativa da cultura, condiciona a formação de raízes curtas e grossas.
c. A deficiência de boro, assim como a oscilação hídrica e o atraso na colheita da cenoura propiciam a formação de raízes rachadas.
d. O cultivo de cenoura em solos tropicais e com irrigações
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A opção incorreta é a letra d. O cultivo de cenoura em solos tropicais e com irrigações adequadas é favorável para o desenvolvimento da cultura.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Diante dessas informações, é correto afirmar que:


a. Não há necessidade de se realizar a calagem na área, pois o pH do solo está acima do pH referência para as hortaliças supracitadas.
b. A acidez ativa dessa área deve ser elevada, pois a mesma se encontra em pousio por longo período.
c. O alumínio encontra-se precipitado e não disponível para as plantas. Porém, o manganês encontra-se em formas prejudiciais às hortaliças.
d. O valor de pH ideal para as hortaliças brócolis, couve-flor e repolho é de 6,5. Então a calagem deverá ser realizada.

Do ponto de vista do cultivo, quase todas as hortaliças se distinguem pelo período curto de cultivo, ciclo de produção anual (a maioria), bienal (algumas) e perene (poucas) e necessidade de tratos culturais intensivos. No entanto, a característica marcante da exploração olerícola advém do fato de as hortaliças constituírem um grupo diversificado de plantas, abrangendo quase uma centena de espécies cultivadas nas diferentes regiões geográficas do país e durante os doze meses do ano. O cultivo de hortaliças permite a obtenção de produção elevada e alto rendimento por hectare cultivado e por hectare/ano, dependendo do valor agregado do produto e da situação de mercado. Por esse motivo, junto com um profissional habilitado, o produtor deve acompanhar os movimentos do mercado para garantir maiores chances de sucesso na hora da comercialização. É preciso entender que, na olericultura, os riscos são altos devido a problemas fitossanitários e porque as hortaliças mostram grande sensibilidade a condições climáticas adversas. Por conta disso, é uma atividade vulnerável à sazonalidade da oferta, situação que pode gerar instabilidade de preços. Considerando o exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.


a. Na cultura do tomate ocorre o tutoramento para evitar a quebra de hastes devido ao peso dos frutos, além de facilitar a execução de outros tratos culturais. Além do mais, o tutoramento proporciona aumento da produção e da qualidade do fruto e a colocação dos tutores deve ser iniciada cerca de trinta dias após o transplantio das mudas. O sistema de tutoramento a ser adotado irá depender do porte da cultivar que será plantada. Em campo aberto, onde são utilizadas cultivares de tomate de menor porte que as cultivadas em ambiente protegido, é empregado o seguinte sistema de tutoramento: sistema vertical ou espaldeira simples, que consiste em colocar cinco a sete fios de fitilho de plástico dispostos na horizontal, distanciados verticalmente 20 cm a 25 cm entre eles, formando uma espaldeira ao longo da linha de plantio, onde as hastes são amarradas à medida que crescem. Os fitilhos são amarrados em estacas de bambu ou madeira fincadas nas cabe
b. A atividade olerícola é vulnerável à sazonalidade da oferta, o que pode gerar instabilidade de preços.
c. As hortaliças são sensíveis a condições climáticas adversas e apresentam riscos elevados devido a problemas fitossanitários.
d. O cultivo de hortaliças permite a obtenção de produção elevada e alto rendimento por hectare cultivado e por hectare/ano.

Nas olerícolas, após o transplantio e até o final da colheita, é necessário executar diversas operações de manejo do solo e da planta para favorecer o desenvolvimento vegetativo e produtivo e a sanidade, para obtenção de produtividade e produto de boa qualidade. Para as espécies comestíveis da família botânica Asteraceae, diversos tratos culturais se fazem necessários. As alternativas abaixo relacionam pares de alguns deles, à exceção de uma. Assinale-a.


a. Adubação complementar e controle fitossanitário
b. Irrigação e adubação complementar
c. Irrigação e controle de plantas invasoras
d. Tutoramento e desdobra

Com base na classificação das hortaliças, assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao nome comum da Sinapis alba.


a. Mostarda branca
b. Rabanete
c. Estragão
d. Rúcula

Mais conteúdos dessa disciplina