A expansão global da Europa Ocidental entre as décadas de 1760 e 1870 diferiu em vários aspectos importantes do expansionismo e colonialismo dos séculos anteriores. Junto com a ascensão da revolução industrial, que os historiadores econômicos geralmente atribuem a década de 1760, e a expansão contínua da industrialização nos países construtores de impérios, ocorreu uma mudança na estratégia de comércio com o mundo colonial. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo: I - As nações em industrialização tornaram-se cada vez mais ofertantes em busca de mercados para o volume crescente de seus bens produzidos por máquinas. II - Especiarias, açúcar e escravos tornaram-se relativamente mais importantes com o avanço da industrialização. III - a mudança nos padrões de comércio acarretou a longo prazo mudanças na política e prática colonial, bem como na natureza das aquisições coloniais. IV - A urgência de criar mercados e a pressão incessante por novos materiais e alimentos acabaram se refletindo nas práticas coloniais. Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I, III e IV estão corretas. b. Apenas I e II estão corretas. c. Todas as alternativas estão corretas. d. Apenas II, III e IV estão corretas. e. Apenas II e III estão corretas.
rangendo cerca de 80% da população. A esse respeito, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) O sistema ateniense era mais desenvolvido que o de Roma. ( ) Em Atenas aparece a divisão do trabalho. ( ) O sistema romano era mais desenvolvido que o ateniense. ( ) O núcleo do exército romano é uma plebe sem direito político. a. F - V - V - F. b. V - V - V – V. c. F - F - V - V. d. V - F - F - V. e. F - V - V - V.
Para compreendermos como chegamos ao período chamado de feudalismo, é preciso voltarmos no tempo, abordando as economias agrícolas da antiguidade, em específico as agriculturas romanas e gregas. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:
I - Na área do Mediterrâneo, uma tríade de culturas era mais importante: grãos, azeitonas e uvas. II - No início a atividade agrícola era composta por pequenos proprietários de terras autossuficientes, que acabou evoluindo para uma sociedade rural dominada pelo latifúndio, com grandes propriedades que pertenciam aos ricos e utilizavam trabalho escravo. III - o crescimento da população urbana, especialmente da cidade de Roma, exigiu o desenvolvimento de mercados comerciais e do comércio de longa distância de produtos agrícolas, especialmente grãos, para abastecer as pessoas nas cidades com alimentos. a. Somente as afirmativas I e III estão corretas. b. Somente a afirmativa III está correta. c. Somente a afirmativa I está correta. d. Todas as afirmativas estão corretas. e. Nenhuma das afirmativas está correta.
As crises econômicas atravessadas pela França durante o séc. XVIII causaram o aumento de impostos para a população e serviu para aumentar o descontentamento e medo, a burguesia então se aproveitou desta insatisfação para impor o seu modelo. Ainda a esse respeito, analise as afirmativas: I - O regime absolutista tinha como base o mercantilismo. II - O regime absolutista deu lugar ao liberalismo político e econômico. III - As revoluções burguesas estabeleceram o domínio econômico e político da burguesia e abalaram as estruturas do sistema imperialista mundial. IV - O regime absolutista tinha o comunismo como sistema econômico. Assinale a alternativa correta:
a. Somente II, III e IV estão corretas. b. Todas as afirmativas estão corretas. c. Somente I, III e IV estão corretas. d. Somente II e III estão corretas. e. Somente I, II e III estão corretas.