Ed
há 2 anos
De acordo com os pronunciamentos do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), os gastos com a colocação de debêntures no mercado devem ser tratados da seguinte forma: todos os gastos diretos e incrementais que surgiram da operação de captação, como os gastos de colocação, devem ser adicionados aos prêmios eventuais existentes. O registro do montante inicial deve corresponder aos valores brutos pleiteados pela entidade, e o diferencial deve ser tratado como reserva de capital. Portanto, a alternativa correta é a letra B) Todos os gastos diretos e incrementais que surgiram da operação de captação (como os gastos de colocação), devem ser adicionados aos prêmios eventuais existentes. O registro do montante inicial deve corresponder aos valores brutos pleiteados pela entidade, e o diferencial tratado como reserva de capital.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
isabella martins
há 12 meses
· Correto! Todos os gastos diretos e incrementais que surgiram da operação de captação (como os gastos de colocação), reduzidos dos prêmios eventualmente existentes. O registro do montante inicial deve corresponder aos valores líquidos recebidos pela entidade, e o diferencial tratado como encargos financeiros (despesa financeira).
A alternativa está correta, pois está de acordo com as orientações do Pronunciamento Técnico CPC 08 (R1) – Custos de Transação e Prêmios na Emissão de Títulos e Valores Mobiliários, com aplicação a partir de dezembro de 2010. O item 13 do referido Pronunciamento determina que “Os custos de transação incorridos na captação de recursos por meio da contratação de instrumento de dívida (empréstimos, financiamentos ou títulos de dívida tais como debêntures, notas comerciais ou outros valores mobiliários) devem ser contabilizados como redução do valor justo inicialmente reconhecido do instrumento financeiro emitido, para evidenciação do valor líquido recebido”. Tal opinião é reforçada por Gelbcke et al (2021, p. 342).
As demais alternativas estão incorretas porque:
“Todos os gastos diretos e incrementais que surgiram da operação de captação (como os gastos de colocação), devem ser adicionados aos prêmios eventualmente existentes. Deve corresponder aos valores brutos recebidos pela entidade, e o diferencial tratado como encargos financeiros (despesa financeira).”
Está incorreta porque os títulos devem ser reconhecidos pelo valor líquido recebido e os custos de colocação reconhecidos no resultado da empresa.
“Todos os gastos diretos e incrementais que surgiram da operação de captação (como os gastos de colocação), reduzidos dos prêmios eventualmente existentes. O registro do montante inicial deve corresponder aos valores líquidos recebidos pela entidade, e o diferencial tratado como provisão para custos de colocação.”
Está incorreta porque, de acordo com o CPC 08 (R1), os títulos devem ser reconhecidos pelo valor líquido recebido e os custos de colocação reconhecidos no resultado da empresa.
“Todos os gastos diretos e incrementais que surgiram da operação de captação (como os gastos de colocação), reduzidos dos prêmios eventualmente existentes. O registro do montante inicial deve corresponder aos valores brutos pleiteados pela entidade, e o diferencial tratado como reserva de capital.”
Está incorreta porque, de acordo com o CPC 08 (R1), os títulos devem ser reconhecidos pelo valor líquido recebido e os custos de colocação reconhecidos no resultado da empresa.
“Todos os gastos diretos e incrementais que surgiram da operação de captação (como os gastos de colocação), adicionados aos prêmios eventualmente existentes. O registro do montante inicial deve corresponder aos valores brutos recebidos pela entidade.”
Está incorreta porque, de acordo com o CPC 08 (R1), os títulos devem ser reconhecidos pelo valor líquido recebido e os custos de colocação reconhecidos no resultado da empresa.
Mais perguntas desse material