Logo Passei Direto
Buscar
Questão 2/10 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais
Leia o excerto de texto a seguir:
“Cada vez mais concentrados nas mãos de poucos artistas e produtores, os incentivos fiscais respondem por 80% do fomento público à cultura no País. Criada para estimular o mecenato, a legislação tem produzido efeito inverso. Nos projetos aprovados pela Lei Rouanet em 2015, apenas 4,4% do total investido proveio de patrocínios diretos. Em compensação, o Estado deixou de arrecadar 1,17 bilhão de reais no ano passado para financiar a cultura, dos quais mais de três quartos foram destinados à Região Sudeste. Segundo o Minc, 50% do dinheiro fomentado beneficiou apenas 3% daqueles que inscreveram projetos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, Miguel; MARTINS, Rodrigo. Na cultura, os fracos não têm vez: o modelo de renúncias fiscais aprofunda o sistema de castas na cultura. Carta Capital, 09 mar.2016. . Acesso em 22 ago. 2017.
De acordo com estas informações e os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento sobre a de centralização dos recursos provenientes da Lei Rouanet, na modalidade incentivo (mecenato), na região Sudeste, assinale a alternativa que apresenta um dos fatores responsáveis por esse fenômeno.


A A Lei Rouanet oferece benefícios extras aos incentivadores que apoiam projetos diversificados, fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo e que representem maior diversidade cultural.
B Não há faixas diferenciadas para a participação de artistas que têm reconhecimento público em relação aos artistas iniciantes.
C Há faixas diferenciadas para a participação de instituições que representam os poderes públicos, como as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs).
D Entre artistas reconhecidos nacionalmente e artistas iniciantes, há maior interesse das empresas em associar suas marcas aos iniciantes.
E O reconhecimento dos artistas envolvidos não influencia na escolha dos incentivadores por um projeto.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com as informações apresentadas no excerto de texto, um dos fatores responsáveis pela centralização dos recursos provenientes da Lei Rouanet na região Sudeste é: Alternativa A: A Lei Rouanet oferece benefícios extras aos incentivadores que apoiam projetos diversificados, fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo e que representem maior diversidade cultural. Esse fator contribui para que os recursos sejam direcionados de forma mais equilibrada para outras regiões do país, além do Sudeste.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 2/10 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais
Leia a citação: “As leis de incentivo foram entronizadas como a política cultural do ministro Francisco Weffort [1995-2002], professor de Política da Universidade de São Paulo. [...]. O Fundo de Investimento em Cultura e Arte (FICART), voltado para apoiar uma cultura em moldes mais capitalistas, não foi regulamentado pelo governo. O Fundo Nacional de Cultura, também não regulamentado, era utilizado através da lógica do favor e da decisão do ministro. Já o financiamento via leis de incentivo torna-se rapidamente na modalidade predominante de apoio à cultura, muito à frente das outras formas de financiamento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RUBIM, Antonio Albino Canelas. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (orgs.). Políticas Culturais no Brasil. p. 11-36. Salvador: Edufba, 2007. p. 26.

De acordo com os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento sobre os diferentes mecanismos de aplicação da Lei Rouanet, relacione corretamente tais mecanismos às suas respectivas características:

1. Fundo Nacional da Cultura (FNC)
2. Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficart)
3. Incentivo a projetos culturais – mecenato

( ) Por envolver a emissão de títulos na bolsa de valores, este mecanismo traz riscos aos incentivadores e nunca foi efetivamente implementado.
( ) Após ser aprovado na análise técnica, o projeto se torna habilitado a captar recursos na iniciativa privada, de pessoas físicas ou jurídicas.
( ) Este mecanismo corresponde ao repasse direto de recursos federais ao proponente, sem a participação de empresas como incentivadoras.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


A 3 – 2 – 1
B 2 – 3 – 1

Questão 3/10 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais
Leia a citação:

“Na tentativa de criar novas fontes de recursos para a impulsionar o campo de produção artístico-cultural foi promulgada a primeira lei de incentivos fiscais para a cultura. A Lei n° 7.505, de 02 de junho de 1986, que ficou conhecida como Lei Sarney. O objetivo era o de buscar superar as dificuldades financeiras que o campo da administração pública federal da cultura sempre enfrentou”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (orgs.). Políticas Culturais no Brasil. p. 87-107. Salvador: Edufba, 2007. p. 94.

Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento sobre a extinta Lei Sarney, assinale a alternativa correta:

Nota: 10.0

A A Lei Sarney previa o percentual fixo de abatimento de 100% do valor repassado a projetos culturais.

B Os abatimentos previstos pela Lei Sarney eram progressivos para três modalidades distintas: doação, patrocínio e investimento.

C A Lei Sarney estabelecia que apenas Pessoas Físicas poderiam incentivar projetos artísticos ou culturais.

D Na modalidade doação, a Lei Sarney permitia que o incentivador abatesse o valor da doação e ainda divulgasse seu nome, de sua empresa ou marca.

E Na modalidade patrocínio, a Lei Sarney previa o abatimento do valor repassado e permitia que o patrocinador tivesse lucro sobre o projeto.


A A Lei Sarney previa o percentual fixo de abatimento de 100% do valor repassado a projetos culturais.
B Os abatimentos previstos pela Lei Sarney eram progressivos para três modalidades distintas: doação, patrocínio e investimento.
C A Lei Sarney estabelecia que apenas Pessoas Físicas poderiam incentivar projetos artísticos ou culturais.
D Na modalidade doação, a Lei Sarney permitia que o incentivador abatesse o valor da doação e ainda divulgasse seu nome, de sua empresa ou marca.
E Na modalidade patrocínio, a Lei Sarney previa o abatimento do valor repassado e permitia que o patrocinador tivesse lucro sobre o projeto.

Questão 4/10 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais
Considere a citação:

“O incentivo fiscal é um recurso temporal legítimo do Estado desde que ele apresente suas estratégias de desenvolvimento global do setor beneficiado e os benefícios conquistados pela população ao final de sua vigência. A estratégia de identificar problemas e desafios para a gestão pública[...] indica a possibilidade de promovermos uma parceria público-privada, com aplicação de incentivos escalonados, para imprimir velocidade na resolução dessa problemática. [...] Mas a transparência e a qualificação dos gestores, mais a participação da população, devem ser garantidos para preservar o sentido público de tal iniciativa”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PORTO, Marta. Cultura para a política cultural. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (orgs.). Políticas Culturais no Brasil. p. 157-179. Salvador: Edufba, 2007. p. 167.

De acordo com os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento referentes à partic


A O incentivo fiscal é um recurso temporal legítimo do Estado desde que ele apresente suas estratégias de desenvolvimento global do setor beneficiado e os benefícios conquistados pela população ao final de sua vigência.
B A estratégia de identificar problemas e desafios para a gestão pública indica a possibilidade de promover uma parceria público-privada, com aplicação de incentivos escalonados, para imprimir velocidade na resolução dessa problemática.
C A transparência e a qualificação dos gestores, mais a participação da população, devem ser garantidos para preservar o sentido público de tal iniciativa.
D O incentivo fiscal é um recurso temporal ilegítimo do Estado, pois não apresenta benefícios para a população.
E A gestão pública deve ser realizada de forma centralizada, sem a participação da população, para garantir a efetividade dos incentivos fiscais.

Para o preenchimento do item Etapas de Trabalho no processo de inscrição de projeto cultural na Lei Rouanet, através da plataforma Salic, sugere-se a elaboração de 5 tópicos. Conforme os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento, associe corretamente os 5 tópicos sugeridos para o projeto às suas respectivas descrições:


A 1 – 5 – 3 – 2 – 4
B 2 – 3 – 1
C 1 – 2 – 3
D 2 – 1 – 3
E 1 – 3 – 2

Questão 6/10 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais
Leia a citação:

“Para debatermos a relação entre Estado e cultura é necessário pensar o que definimos como sendo a cultura e que concepção de Estado possuímos, como imaginamos seu funcionamento e o destino de suas políticas, como devem ser seus modos de governar, a que estratégias políticas deveria estar ligado, a que grupos sociais destinaria preferencialmente suas atividades. [...]”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de. Gestão ou Gestação Pública da Cultura: algumas reflexões sobre o papel do Estado na produção cultural contemporânea. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (orgs.). Políticas Culturais no Brasil. p. 61-86. Salvador: Edufba, 2007. p. 62.

Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento sobre os modos de atuação do Estado com relação às políticas públicas para as artes e as culturas,relacione corretamente os termos aos seus respectivos exemplos de atuação:
1. Atuação direta
2. Atuação indireta
( ) Quando o Estado realiza os projetos artísticos e/ou culturais que julga essenciais.
( ) Quando cria museus, serviços de preservação ao patrimônio histórico e artístico, institutos de cinema e teatro, fundações de arte, conselhos culturais e organismos assemelhados.
( ) Quando estimula a participação da iniciativa privada, ou seja, pessoas físicas ou jurídicas, no fomento à produção cultural e artística nacional por meio de leis de incentivo.
( ) Quando cria e mantém instituições culturais públicas e órgãos da Administração pública, como secretarias e ministérios, responsáveis pelas artes e pelas culturas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


A 1 – 1 – 1 – 2
B 1 – 1 – 2 – 1

sistemas colaborativos de financiamento, sobre o funcionamento do mecanismo de financiamento coletivo também denominado crowdfunding, relacione corretamente os elementos a seguir às explicações que se relacionam a cada uma das etapas:


( ) Nesta fase, o idealizador prepara textos explicativos, imagens, vídeos etc., que apresentem de modo claro e objetivo o projeto que pretende viabilizar, além do orçamento detalhado e do plano de recompensas.
( ) Nesta fase, o material do projeto deve ser postado na plataforma de financiamento coletivo escolhida e divulgado nas redes sociais, para que, em prazos que variam de 30 a 60 dias, a ideia alcance o maior número de pessoas e as chances de arrecadação sejam ampliadas.
( ) Nesta fase, o idealizador escolhe a plataforma virtual de financiamento coletivo mais adequada aos seus propósitos: existem sites genéricos, que abrigam projetos de qualquer natureza, e sites dedicados a segmentos específicos de atuação.
( ) Terminada esta fase, se o projeto conseguiu angariar o montante solicitado pelo idealizador, os valores arrecadados são creditados em favor do idealizador, deduzidas as taxas de administração do site. Em caso negativo, o montante arrecadado é devolvido aos contribuintes ou permanece como crédito do contribuinte na plataforma.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


A) 3 – 2 – 1 – 4
B) 2 – 3 – 1 – 4
C) 4 – 1 – 3 – 2
D) 1 – 3 – 2 – 4
E) 4 – 3 – 2 – 1

Leia a citação:


“O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, participou da 260ª reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) [...] e [...] chamou os membros da comissão a se aproximarem da discussão da produção da política cultural de Estado de forma 'pragmática'. A CNIC é um dos níveis de análise dos projetos candidatos à aprovação pelo Ministério da Cultura a serem realizados com apoio do mecanismo de incentivo fiscal da Lei 8.313/91, popularmente conhecida como Lei Rouanet”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MINISTRO chama CNIC a construir política cultural. Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura. 10 ago. 2017. . Acesso em 11 ago. 2017

Composição da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) instituída pela Lei Rouanet, assinale a alternativa correta:


A A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) é composta exclusivamente por servidores públicos federais especialistas nas áreas de artes cênicas, produção cinematográfica, rádio e televisão educativas, música, artes visuais, patrimônio cultural e humanidades.
B A CNIC é formada por representantes do Poder Público e por representantes do empresariado nacional.
C A CNIC é uma comissão representativa da sociedade civil composta por cinco representantes do empresariado nacional e cinco representantes da classe artística nacional, sem a participação do Poder Público.
D A CNIC é uma comissão composta por representantes do Poder Público e da sociedade civil – do empresariado nacional e de entidades ligadas aos setores culturais e artísticos – indicados por suas respectivas entidades representativas e/ou associativas.
E A CNIC é uma comissão aberta à participação individual de qualquer cidadão, ou seja, não possui membros fixos ou representantes de classe, mas voluntários que decidem participar de cada encontro que lhes convier, a cada reunião da comissão.

Considerando os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento sobre as leis de incentivo às artes e à cultura no Brasil, assinale a alternativa correta:


A As leis de incentivo são mecanismos de financiamento muito antigos no Brasil, sendo aplicadas desde a década de 1930.
B As leis de incentivo à cultura são mecanismos apenas auxiliares ao financiamento das produções artísticas e culturais brasileiras desde os anos 1990.
C As leis de incentivo à cultura no Brasil seguiram modelos estabelecidos nos Estados Unidos e na Europa.
D A primeira lei federal para incentivo às artes e à cultura no Brasil foi a Lei Sarney, criada em 1986, inaugurando o mecanismo de isenção fiscal, ou seja, de abatimentos no Imposto Renda.

Mais conteúdos dessa disciplina