[Laboratório Virtual - Dosagem de Bilirrubina] A icterícia é uma condição na qual a pele, a parte branca dos olhos e as membranas mucosas ficam amarelas devido a um alto nível de bilirrubina, um pigmento biliar amarelo-alaranjado. A icterícia tem muitas causas, incluindo hepatite, cálculos biliares e tumores. Com relação às observações feitas no experimento de dosagem de bilirrubinas, assinale a alternativa CORRETA
A A dosagem da bilirrubina é realizada por meio de um exame de sangue. B A bilirrubina é produzida no fígado a partir da degradação da hemoglobina. C A bilirrubina direta é também conhecida como bilirrubina não conjugada. D A dosagem da bilirrubina total é considerada como um marcador específico para doenças hepáticas.
Sobre a avaliação das dislipidemias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A fração IDL do colesterol está diretamente associada a doenças cardiovasculares. ( ) A fórmula de Friedewald LDL = (CT - HDL) - (TG/5) é uma medida indireta para estimar o valor de colesterol LDL. ( ) Os intervalos de referência para o perfil lipídico não diferem com relação à idade do indivíduo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F. B F - F - V. C V - F - F. D V - F - V.
A creatinina é o produto final da degradação da fosfocreatina na musculatura. A concentração de creatina pode variar de acordo com a massa corporal, idade e sexo do indivíduo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A metodologia mais comumente utiliza é o método químico onde a creatinina reage com uma substância em meio ácido que em seguida é lido pelo espectrofotômetro. II- A concentração sérica de creatinina, bem como a depuração renal ("clearance de creatinina") têm sido utilizadas como marcadores da taxa de filtração glomerular (TFG). III- A metodologia analítica para as dosagens de creatinina é realizada usando apenas métodos químicos e enzimáticos. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas. B As sentenças I, III e IV estão corretas. C Somente a sentença IV está correta. D Somente a sentença II está correta.
Os líquidos corporais em excesso no nosso organismo, como água, resíduos do metabolismo e os eletrólitos e não eletrólitos são excretados na urina. A regulação do meio interno do nosso corpo se dá através de dois órgãos: os pulmões, que são responsáveis por controlar as concentrações de oxigênio e de CO2; e os rins, que mantêm a composição química dos líquidos corporais. Os rins participam do equilíbrio dinâmico do meio interno corporal através de alguns processos. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
( ) O rim seleciona as substâncias que devem voltar para o meio interno. ( ) O rim expulsa as substâncias que foram filtradas, mas devem ser excretadas em quantidade maior do que a filtrada. ( ) O rim filtra o plasma sanguíneo e retém a maioria das proteínas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - III - I. B III - II - I. C I - II - III.
Os hormônios são encontrados em todos os organismos com mais de uma célula e, portanto, são encontrados em plantas e animais. Eles influenciam ou controlam uma ampla gama de atividades fisiológicas, como crescimento, desenvolvimento, puberdade e regulação dos níveis de açúcar. O hormônio liberado pelo pâncreas em estado de hipoglicemia é o(a):
Sobre as doenças descritas, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Hepatite B. II- Doença de Wilson. III- Hepatite C. ( ) Diminuição dos níveis da proteína ceruloplasmina. ( ) Anti-HCV. ( ) HBV DNA por PCR. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - III - I. B I - II - III. C III - II - I. D I - III - II.
[Laboratório Virtual - Dosagem de Creatina Quinase] A creatina quinase (CK), também conhecida como creatina fosfoquinase (CPK) ou fosfocreatina quinase, é uma enzima expressa por vários tecidos e tipos celulares. A CK catalisa a conversão de creatina e usa trifosfato de adenosina (ATP) para criar fosfocreatina (PCr) e difosfato de adenosina (ADP). Com relação às observações feitas no experimento de dosagem de creatina quinase, assinale a alternativa CORRETA:
A Para dosagem da creatina quinase, é necessário utilizar como amostra uma biópsia tecidual do paciente. B A creatina quinase é composta pela associação das subunidades B e/ou M. C As isoformas raramente são determinadas para realização de diagnósticos específicos, como de infarto agudo do miocárdio. D A dosagem da creatina quinase total é considerada como um marcador específico para lesões cardíacas.