Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Humanas / Sociais
Partindo de um contexto histórico, é possível identificar que a discussão sobre a Deficiência Intelectual e Múltipla passou por diversas evoluções e terminologias no que diz respeito a sua conceituação, sendo discutida até os dias atuais. Diante disso, pode-se afirmar que a conceituação de tais deficiências passaram a ser explanadas a partir de quando? a. Século XVII. b. Antiguidade. c. Idade Moderna. d. Grécia Antiga. e. Século XVIII.
User badge image
Jessica De Lima Santos

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas: a. Século XVII. - Embora tenha havido discussões sobre deficiência nesse período, não é o marco inicial mais reconhecido. b. Antiguidade. - A discussão sobre deficiências, incluindo a intelectual, remonta a períodos antigos, mas não é uma terminologia formalizada. c. Idade Moderna. - Este período trouxe avanços nas discussões sobre deficiência, mas não é o início da conceituação. d. Grécia Antiga. - A Grécia Antiga é um período em que já havia reflexões sobre a deficiência, mas não é o marco formal. e. Século XVIII. - Este século é frequentemente associado a um avanço significativo nas discussões e conceituações sobre deficiências, com o surgimento de abordagens mais sistemáticas. Considerando as análises, a alternativa que melhor representa o início da conceituação de deficiências é: e) Século XVIII.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A conceituação das deficiências intelectual e múltipla passou a ser explanada a partir do século XVIII. Portanto, a alternativa correta é a letra E.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike1
User badge image

Estudante PD

há 2 anos

a resposta correta é Antiguidade ...... resposta corrigida

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na visão de Veiga e Fonseca (2001, p. 46), compreender o PPP como “instrumento de políticas públicas alicerçadas no discurso do planejamento estratégico-empresarial implica analisar os principais pressupostos que embasam sua concepção”.
Sobre o Projeto Político Pedagógico, analise as afirmativas abaixo e Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) A elaboração do projeto político-pedagógico está associada ao campo de poder que há dentro das escolas.
( ) Durante a elaboração do PPP as políticas públicas entendidas como criadoras de indicadores para analisar o desempenho das instituições, realizam um diagnóstico prévio para análise dos resultados apresentados no campo educacional.
( ) O PPP é um documento elaborado apenas por pessoas de dentro das escolas, ou seja, somente equipe diretiva e pedagógica, não tendo intervenção da comunidade escolar.
( ) O PPP visa atender e identificar apenas as ações pedagógicas atuais, relacionadas ao contexto educacional.
( ) O PPP visa atender e identificar todas as ações e futuras ações pedagógicas relacionadas ao contexto educacional, elaborando assim, metas e diretrizes que visam a melhoria do atendimento e organização escolar.
a. F-F-V-V-F.
b. V-V-F-F-V.
c. V-V-V-V-F.
d. V-F-V-F-V.
e. F-V-F-V-F.

Em relação a inclusão escolar é válido ressaltar que as suas ações pedagógicas devem estar relacionadas em uma mediação assertiva do conhecimento, de forma que a mesma seja flexível e tenha as adaptações necessárias para os alunos com necessidades educacionais especiais.
Sobre isso, analise o excerto abaixo e preencha as lacunas:
a. Desenvolvimento – Socialização – Práticas – Professor.
b. Socialização – Desenvolvimento – Professor – Práticas.
c. Socialização – Desenvolvimento – Aluno – Práticas.
d. Individualização – Desenvolvimento – Professor – Práticas.
e. Socialização – Conhecimento – Professor – Ações.

É necessário que haja uma anamnese para conhecer todas as especificadas de cada aluno inserido no contexto escolar de forma inclusiva. Dessa forma, quais são os principais contextos em que o aluno vive que devem ser examinados? a. Escolar e familiar. b. Escolar e econômico. c. Econômico e familiar. d. Econômico e social. e. Escolar e social.

As ações pedagógicas devem ser pensadas de forma que sejam interativas para o aprendizado efetivo dos educandos, de forma que as possibilidades de sua vida diária sejam inseridas no momento em que se inicia o seu processo de escolarização.
Essa definição se refere ao aluno com qual deficiência?
a. Deficiência visual.
b. Deficiência motora.
c. Deficiência Múltipla.
d. Deficiência auditiva.
e. Deficiência Intelectual.

Em 1994 é divulgada a Política Nacional da Educação Especial, que dispõe o acesso às classes comuns do ensino regular para somente as crianças com deficiência que possuem condições de realizar as atividades escolares do ensino normal, no mesmo ritmo que os demais alunos matriculados nas escolas, porém isso foi considerado um atraso.
Essa política visa um processo voltado para qual tipo de integração?
a. Integração Política.
b. Integração Econômica.
c. Integração Religiosa.
d. Integração Educacional.
e. Integração Social.

O Plano Nacional de Educação – PNE correspondido pela Lei nº 10.172/2001, visa a educação especial para as pessoas com necessidades educacionais, defendendo que o ensino para as mesmas ocorra em classes comuns, de preferência em classes ou escolas especiais.
Sobre os objetivos dessa Lei, analise as afirmativas abaixo:
I - Foi indicada a oferta do atendimento educacional especializado complementar aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, assegurando a transversalidade da educação especial na educação infantil.
II – É necessário que o contexto escolar se reorganize para que possam atingir as metas estabelecidas pelo PNE.
III - Outra estratégia que envolve a educação especial está relacionada com a implantação de salas de recursos multifuncionais e a formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado complementar.
IV - As escolas não devem promover e assegurar aos alunos com diferentes necessidades educacionais currículos, métodos e recursos que estejam relacionados ao ensino-aprendizagem dos mesmos.
a. I, e III, apenas.
b. II, III e IV, apenas.
c. I, II e IV, apenas.
d. I, II e III, apenas.
e. II e IV, apenas.

Em uma concepção pautada na educação inclusiva, a educação especial passa a ser entendida como uma modalidade de ensino que ocorre de maneira transversal, passando por todos os níveis da educação.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo:
I - A inclusão escolar e o AEE passam a ser entendidos como uma maneira correta de inserir todos os alunos no contexto escolar, de forma que aconteça uma associação deste atendimento para com as práticas e ações do processo educativo que é garantido no projeto político pedagógico de todas as escolas.
II – O atendimento educacional especializado passa a ser entendido como uma proposta pedagógica que assegura recursos e serviços educacionais especiais, em conjunto com a educação comum, em benefício de todos os alunos.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina