Logo Passei Direto
Buscar

Química

Colégio Objetivo
10. (UECE) Em 1960, o cientista alemão Uwe Hiller sugeriu que a habilidade das lagartixas de caminhar nas paredes e no teto era por conta de forças de atração e repulsão entre moléculas das patas da lagartixa e as “moléculas” da parede, as chamadas forças de Van der Waals. Esta hipótese foi confirmada em 2002 por uma equipe de pesquisadores de Universidades da Califórnia. Sobre as Forças de Van der Waals, assinale a afirmação verdadeira.


a) Estão presentes nas ligações intermoleculares de sólidos, líquidos e gases.
b) Só estão presentes nas ligações de hidrogênio.
c) Também estão presentes em algumas ligações interatômicas.
d) São forças fracamente atrativas presentes em algumas substâncias como o neônio, o cloro e o bromo.
e) Não há alternativa correta.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra c) Também estão presentes em algumas ligações interatômicas. As forças de Van der Waals são forças fracas de atração que ocorrem entre átomos e moléculas, e estão presentes não apenas nas ligações intermoleculares, mas também em algumas ligações interatômicas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(UEL) Os combustíveis para veículos auto- motores de passeio mais comercializados no Brasil são o álcool etílico hidratado (pureza de 96% e a gasolina comum, contendo 27% de álcool etílico anidro. Em grandes centros, utiliza-se como alternativa o GNV (gás natu- ral veicular) constituído por hidrocarbonetos leves (contém, no mínimo, 87% de metano e outros hidrocarbonetos leves). Nos motores a explosão, a potência pode variar em função da composição química e das propriedades físico- -químicas dos combustíveis. Assim, a adoção de um determinado com- bustível não adulterado em detrimento de outro pode alterar o desempenho do motor e, também, influenciar o nível de emissão de poluentes na atmosfera. Em relação às propriedades físico-químicas e à composição química desses combustíveis comercializados no Brasil, assinale a alter- nativa correta.


a) Do ponto de vista ambiental, a queima de álcool etílico anidro libera maiores quanti- dades de enxofre do que a queima de GNV.
b) Em uma proveta, são misturados 50,0 mL de gasolina comum não adulterada e 50,0 mL de água. Após a mistura ser agitada, na fase superior, haverá 36,5 mL de gasolina pura e, na fase inferior, 63,5 mL de água e álcool etílico anidro.
c) Em uma proveta, são misturados 50,0 mL de álcool etílico anidro não adulterado e 50,0 mL de hexano. Após a mistura ser agitada, na fase superior, haverá 54,0 mL de hexano e água e, na fase inferior, 46,0 mL de álcool etílico anidro.
d) Se 50,0 mL de gasolina pura forem mistura- dos com 50,0 mL de álcool etílico hidratado, haverá formação de apenas uma fase, tendo em vista que a água é miscível na gasolina em qualquer proporção.
e) O gás metano, quando queimado, emite mais gases tóxicos que a queima da gasolina, pois libera maior quantidade de monóxido de car- bono.

-dipolo
Coluna B
( ) HF
( ) Cℓ2
( ) CO2
( ) NH3
( ) HCℓ
A numeração correta da Coluna B, de cima para baixo, é:


a) 1 – 3 – 3 – 2 – 1.
b) 2 – 1 – 1 – 3 – 2.
c) 1 – 2 – 2 – 1 – 3.
d) 3 – 1 – 1 – 2 – 3.
e) 3 – 2 – 3 – 1 – 1.

Mais conteúdos dessa disciplina