Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
Segundo a perspectiva histórico-cultural, a vivência em sociedade torna-se essencial para a transformação do homem biológico em ser humano, ou seja, o ser humano só adquire as características humanas quando convive em sociedade (VYGOTSKY, 2008). Nesse contexto, o autor destaca que o processo de desenvolvimento do pensamento humano resulta do movimento entre as funções psicológicas elementares e as funções psicológicas superiores.

6
7
8 11/07/2023, 21:54 Avaliação da Disciplina
about:blank 4/11
FONTE: VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008. Enunciado
Com base nessa afirmação de Vygotsky (2008), associe.
I- Funções Psicológicas Superiores.
II- Funções Psicológicas Elementares.
( ) A memória involuntária, o pensamento não verbal e os aspectos mais primitivos da atenção e do desejo estão relacionados às características inatas da espécie humana.
( ) Desenvolvem-se por meio das mediações.
( ) Referem-se a mecanismos de ação, como a capacidade de planejamento, a criatividade, a memória voluntária, a imaginação e a deliberação sobre si e sobre os outros.
( ) É composta pelos reflexos, a atenção involuntária e as associações simples.
A I – I – II - I.
B II – II – I - I.
C I – II – I - II.
D II – I – I - II.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as afirmações e associá-las corretamente às Funções Psicológicas Superiores e Elementares: I - Funções Psicológicas Superiores. II - Funções Psicológicas Elementares. Agora, vamos correlacionar as descrições: 1. A memória involuntária, o pensamento não verbal e os aspectos mais primitivos da atenção e do desejo estão relacionados às características inatas da espécie humana. (II - Funções Psicológicas Elementares) 2. Desenvolvem-se por meio das mediações. (I - Funções Psicológicas Superiores) 3. Referem-se a mecanismos de ação, como a capacidade de planejamento, a criatividade, a memória voluntária, a imaginação e a deliberação sobre si e sobre os outros. (I - Funções Psicológicas Superiores) 4. É composta pelos reflexos, a atenção involuntária e as associações simples. (II - Funções Psicológicas Elementares) Agora, organizando as respostas: - 1: II - 2: I - 3: I - 4: II Portanto, a sequência correta é: II – I – I – II. A alternativa correta é: B) II – II – I – I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa C: I - II - I - II. Nessa perspectiva histórico-cultural de Vygotsky, as funções psicológicas elementares referem-se aos aspectos mais primitivos da atenção, do desejo e da memória involuntária, que estão relacionados às características inatas da espécie humana. Já as funções psicológicas superiores desenvolvem-se por meio das mediações e envolvem mecanismos de ação como a capacidade de planejamento, criatividade, memória voluntária, imaginação e deliberação sobre si e sobre os outros.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1
User badge image

Maria Fernanda

há 2 anos

II – I – I – II

Essa resposta te ajudou?

2
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa CORRETA de acordo com o que é inclusão:

II- Ignorar as necessidades individuais dos alunos mediante decisões baseadas em seus tipos de deficiência/transtornos.
III- Limitar oportunidades integradas para alunos com deficiência a atividades "especiais" (como aula de artes e música).
A Apenas a afirmativa I é verdadeira
B As afirmativas II e III são verdadeiras.
C Apenas a afirmativa III é verdadeira.
D Apenas a afirmativa II é verdadeira.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma nova categoria do DSM-5, tendo sido introduzido o conceito de “espectro” para reforçar a dimensão que o envolve. O conceito “espectro” (spectrum), segundo Machado et al. (2015), advém da validade e da confiabilidade frente aos novos critérios para diagnóstico. Critérios esses que são potencialmente capazes de diferenciar o TEA do desenvolvimento normal e de outros transtornos psiquiátricos.

FONTE: MACHADO J, D;CAYE A; FRICK P, J; ROHDE L, A. DSM-5. Principais Mudanças nos Transtornos de Crianças e Adolescentes. In Rey JM (ed), IACAPAP e-Textbook of Child and Adolescent Mental Health (edição em Português; Dias Silva F, ed). Genebra: International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions 2015.

Com base nessa afirmação, associe os novos critérios de diagnóstico para o TEA:

I- Déficits de comunicação social e interação social.
II- Comportamento, interesses e atividades restritos e repetitivos.
( ) Déficits na reciprocidade socioemocional, variando, por exemplo, de abordagem social anormal e dificuldade para estabelecer uma conversa nor

Mais conteúdos dessa disciplina